12 janeiro 2019

CÍRCULO ORGANIZACIONAL: COMPREENDENDO O PADRÃO DAS PESSOAS (Jz 2. 1-6)


Líderes devem compreender como pessoas pensam e se comportam. O Livro de Juízes provê uma vivida biografia de líderes, de seguidores e da natureza humana e descreve um ciclo repetido até hoje. Note os padrões distintos que repetidamente reaparecem neste livro:
Rebelião
Quando as coisas vão bem, pessoas afrouxam a vigilância. Relaxam e prestam menos atenção nos detalhes. Tempo de paz oferece maior chance de rebelião do que tempo de guerra. Em época de prosperidade, pessoas decaídas expressam naturalmente a sua inclinação para independência e rebelião.
Repressão
A repressão segue a rebelião. Quer Deus envie um inimigo ou quer que o povo provoque sua própria miséria, as pessoas suportam necessidades, calamidade, invasão ou desastre natural. Más decisões na vida resultam em retribuição.
Arrependimento
Necessidades extremas, muitas vezes, despertam amplo arrependimento comunitário. A repressão serve como uma chamada para despertar. Indivíduos começam a rever o que realmente é importante e purificam os seus motivos e o seu comportamento. Organizações reduzem os seus orçamentos, rebaixam e avaliam os seus egos.
Restauração
A purificação conduz à restauração. Pessoas reconquistam bênçãos que possuíam anteriormente ou adquirem o que se destinava a elas. Quando começam a obedecer a Deus, a paz retorna novamente à sua terra. E o ciclo do comportamento humano decaído percorreu o seu pleno curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário