22 janeiro 2018

RETROSPECTIVA, EXPECTATIVA, PERSPECTIVA


O final de um ano e início de outro sempre nos oferece a oportunidade de refletirmos sobre as questões da vida. Isso também acontece todas as vezes que concluímos ou atingimos uma etapa em nossa história, quer seja nos estudos, na profissão ou na vida pessoal e familiar.
Neste tempo, é natural que venha à mente uma retrospectiva de tudo o que conseguimos realizar e uma certa decepção e tristeza devido às muitas coisas que deixamos pelo caminho. Infelizmente, não são poucas as pessoas que iniciam seus projetos com entusiasmo, mas logo nas primeiras dificuldades desistem e abandonam planos que pareciam ser os maiores ideais de vida.
O conceito etimológico da palavra Retrospectiva remete-nos para a língua latina e o seu vocábulo retrospicĕre, que significa: “observar para trás”. Ou seja, aquilo que tem em conta um desenvolvimento ou um trabalho que se tenha realizado no passado. Na verdade, nós, seres humanos, sempre pensamos e gostamos de recordar sobre os grandes desafios enfrentados, as conquistas alcançadas, as decisões acertadas, os milagres realizados, as lutas travadas e os esforços realizados. No processo da retrospectiva, também não podemos ignorar as fases difíceis, os problemas, as enfermidades, as decepções, os fracassos e os momentos tristes pelos quais passamos. Aprendemos e amadurecemos diante desses fatos da vida.
Na Expectativa, temos a oportunidade de observar os fatos presentes e ainda considerar novas possibilidades. Esta é a condição de quem ainda espera para que algo aconteça, baseando-se em probabilidades ou na sua possível efetivação. Traz consigo a ideia de um desejo intenso e refere-se à estimativa que ainda é possível que se concretize no presente, com base na esperança da vida. A expectativa ainda está na atmosfera do agora e do presente e pode ser comparada a uma “contagem regressiva”, como algo que ainda não aconteceu mas pode acontecer, se concentrando assim na esperança.
Quanto à Perspectiva, ela se refere ao futuro que pode ser considerado a curto, médio e longo prazo. Trata-se do modo através do qual alguma coisa é representada ou vista. Também é o modo como você concebe ou analisa uma situação específica; refere-se ao seu ponto de vista, aquilo que você consegue projetar e ver ao longe; aquilo que os olhos alcançam desde um certo lugar; a perspectiva nos deixa felizes e motivados. É aquilo que se percebe e pode ser visto com os olhos da fé, pois falando sobre a natureza da fé a Bíblia declara: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11:1).
A escolha é nossa sobre como encarar a vida, pois a vida é manifestação da graça de Deus que se renova a cada manhã e é a causa de não sermos consumidos. Portanto, viva a vida, aprendendo com o passado, investindo no presente e acreditando no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário