Nos dias em que estamos vivendo de grandes necessidades, de inúmeras provações, de privações, de instabilidade na economia, de incertezas por causa de nossos políticos corruptos é bom lembrar que a maioria do tempo que temos corremos atrás dos problemas e esquecemos que as soluções estão em Deus.
As nossas mentes, o nosso tempo, as nossas energias estão totalmente centradas nas coisas que nos cercam e não em Deus que pode resolvê-las.
De vez de buscarmos a Deus, o seu Reino e a sua Justiça estamos preocupados em acrescentar coisas, valores, preocupações, ansiedades que nada tem a ver com Deus. Quando o procuramos, na realidade o fazemos quando já esgotamos todas as possibilidades humanas e aí desesperados começamos a correr de um lado para outro, de Igreja em Igreja, de campanha em campanha. Fazemos uma corrente aqui, outra ali e vamos nesta lida, de pastor em pastor, de doutrina em doutrina na esperança de ver nossos problemas solucionados.
Agindo desta forma nunca chegaremos a lugar algum. Talvez seja o momento de pararmos de correr para lá e para cá, pois a solução está em nosso Deus.
Deus nesta oportunidade está nos dizendo para parar de correr. Não vale a pena nos estressar. O que Deus nos diz neste momento é simples, ou seja: Precisamos acalmar o nosso coração. Entender que não vale a pena viver a única vida que temos nesta terra com ansiedades, com preocupações.
Deus nos mostra em sua Palavra que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma. Não vale a pena ficarmos preocupados e a palavra de Deus nos mostra como agir: Filp. 4:6 – “ Pela oração e pela súplica, com ações de graças sejam vossas petições conhecidas diante do Senhor.”
De vez de ficarmos desesperados, de vez de ficarmos revoltados, desiludidos, magoados, irados contra Deus ou pessoas que nos cercam. É hora de pararmos, é hora de acalmarmos o coração e entender que no momento não devemos ficar ansiosos. Este sim é o momento de orar, é o momento de clamar e fazer conhecido de Deus os nossos reais problemas, as nossas necessidades.
Além de acalmar o coração é importante entender que o dinheiro não vai cair do céu
O apostolo Paulo nos fala claramente que na vida passamos por privações, por necessidades, mas também passamos por momentos de fartura, de abundância. Precisamos aprender a viver com estas duas realidades que se opõem entre si com paciência, com moderação, com resignação, com alegria em Deus.
Agora é importante ir a luta, ficar atento às oportunidades. Elas passam por nossa vida e às vezes não damos conta. O trabalho é importante na vida das pessoas, e muitos, na realidade não querem trabalho, querem emprego. Acomodam-se facilmente, não vão à luta. Outros não estudam, não acham importante o estudo e assim por diante.
O bom é lembrarmos que dinheiro cai do céu, a menos que haja de nossa parte uma sensibilidade de querer mudar esta situação de desconforto temporário e acreditar que Deus nos mostrará um caminho. O que Ele pede somente é que estejamos atentos ao seu sinal, ao seu mover e Ele dirá: “Este é o caminho, andai nele. ”
Pr. Nélson R. Gouvêa
Por Litrazini
|
Introdução: Quantos gostariam de participar de grandes conquistas espirituais?
Hoje vou falar de Zorobabel, um personagem pouco conhecido, mas muito usado e abençoado por Deus. Deus o chamou de “anel de selar”.
Deus é capaz de realizar coisas maravilhosas, através de você, mesmo que não se sinta preparado. Deus fará porque Deus é Deus.
Zorobabel não se sentia preparado. Então, Deus usa Zacarias para trazer uma palavra que mudaria a sua vida.
Nesta passagem encontramos 5 passos que mudaram a vida de Zorobabel e com certeza, mudarão a sua também.
1. Primeiro passo: Dependa do Espirito Santo. V. 6
Você quer ser um vitorioso? Dependa do Espírito Santo.Deus entregou uma missão a Zorobabel, e disse-lhe que não poderia ser feita pela sua própria força. Tinha de depender do Espírito Santo.
Deus disse isso porque sabe que gostamos de fazer as coisas do nosso jeito, de ter o controle de tudo na nossa mão. Isso sempre falha e nos frustra. Como Deus não quer que nos frustremos, diz: “dependa do meu Espírito”
Outro motivo: As vezes nos apoiamos em outras pessoas, e quando elas não atendem nossas expectativas, nos decepcionamos. Daí, Ele diz: “dependa do meu Espírito”
Se alguém falhou com você, Deus não vai lhe desapontar. Ele é fiel e cumprirá o que prometeu.
Pessoas me abandonaram, saíram do meu sonho, e não foram poucos, mas o projeto de Deus não parou, porque Ele nunca me abandona! Deus está levantando uma Igreja que não se abala, porque a nossa Esperança está nEle.
Zorobabel recebeu uma tarefa e, Deus disse: “não dependa de ninguém, a não ser do poder do meu Espírito”. Deus diz à você: “Você fará a minha obra pelo poder do meu Espírito”
2. Segundo passo: Não olhe para as circunstâncias. V. 7
Eles estavam cansados, desanimados, fracos. Tinham uma montanha de dificuldades. Acho que Zorobabel pensou: “Como vou fazer isso?”.Nós queremos avançar, mas muitas “montanhas” se levantam diante de nós. Mas, assim como o Senhor falou a Zorobabel, Ele fala a você e diz às montanhas à sua frente: 7 “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície”
- No lugar do nome Zorobabel, coloque o seu nome: “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de... você se tornará uma planície”.
O salmista declara: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”. Salmos 34:19
Jesus disse: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. “Nada vos será impossível”. Mateus 17.20
Creia: Tudo que o tem impedido de chegar à vitória. Toda montanha que está a sua frente, se moverá pelo poder do Espírito Santo.
Não sei se a sua montanha se chama finanças, problema conjugal, familiar, enfermidade, crise, desanimo, tristeza. Hoje o Senhor diz: “Montanha majestosa, quem você pensa que é, vá embora” e, ela será uma planície.
3. Terceiro passo: Proclame as bênçãos do Senhor na sua vida. V. 7
Há um princípio aqui: As palavras criaram o mundo: “Deus disse haja luz, e houve luz”.As suas palavras criarão o mundo que você quer estabelecer, porque as suas palavras tem poder. Provérbios 18:21- “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.
Este é ensino é importante: O linguajar direciona a sua vida.
Não se deixe impressionar por aquilo que você acha fora das suas possibilidades. Grite: “Deus abençoe! Deus abençoe!”. Mude as circunstancias com essa ferramenta poderosa que Deus lhe deu.
- Fique em pé, olhe pra a Igreja, levante a suas mãos e grite: “Deus abençoe! Deus abençoe!”
- Pegue a sua carteira e diga: “Deus abençoe! Deus abençoe!”.
- Olhe para o seu cônjuge e diga: “Deus abençoe! Deus abençoe”
- Faça isso com tudo que lhe pertence.
- Diga um ao outro: “Deus abençoe! Deus abençoe!”
4. Quarto passo: Não abandone o projeto de Deus para a sua vida. V. 9
Nunca se esqueça: Deus é capaz de concluir o que começa.Eu não sei o que tem lhe impedido das conquistas, mas Deus vai agir, e você vai dizer: milagre! Porque Deus é um Deus de milagres.
5. Quinto passo: Não despreze as pequenas coisas. V. 10
Zorobabel iniciou desprezando as coisas pequenas. Deus enviou-lhe Zacarias para encorajá-lo. Ele acreditou e alcançou grande êxito.Não despreze as “pequenas coisas”, pois temos um Deus grande. Esta é a Mensagem de hoje: Se Deus fez com Zorobabel, quando tudo era muito pequeno, fará com você, conosco. Amém?!
- Eu vou encerrar lendo 2 promessas: “O seu começo parecerá modesto, mas o seu futuro será de grande prosperidade” Jó 8.7 “Olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu à luz. Quando eu o chamei, ele era apenas um, e eu o abençoei e o tornei muitos” Isaias 51:2
Talvez você não se sinta nem o ‘um’, mas um ‘zero’. Mas se você tiver Deus com o ‘1’, esse ‘0’, terá grande significado. Porque o ‘0’ = ‘você’, nas mãos do ‘1’ – ‘Deus’, se tornará milhares.
Conclusão: Nós aprendemos coisas tremendas hoje. Lembremos-nos delas. Elas transformarão sua vida:
1. Dependa do Espírito Santo
2. Não olhe para as circunstâncias.
3. Proclame as bênçãos do Senhor
4. Não abandone o projeto de Deus
5. Não despreze as pequenas coisas
Autor: Rev. Noidy Barbosa de Souza