03 dezembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Aplicai os vossos corações aos vosso caminhos...

Posted: 02 Dec 2016 06:00 PM PST


Ageu 1: 2-8 

INTRODUÇÃO

 No ano 587 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e destruiu a cidade e o templo, além de matar grande número de judeus, levando alguns sobreviventes para Babilônia como escravos. Este cativeiro do povo de Israel durou 70 anos e no fim deste período o Senhor levantou Ciro, rei da Pérsia, para fazer cumprir sua Palavra acerca da reedificação de Jerusalém. Ciro elaborou um decreto e deu permissão a Zorobabel, para que seguisse para Jerusalém com um grande número de judeus voluntários, a fim de edificar o Templo do Senhor que estava em ruínas. Ao chegar em Jerusalém, os trabalhos de construção do templo não passaram da edificação do altar, pois o povo voltou-se para seus interesses particulares, buscando cada um edificar sua própria casa, plantar sua vinha, cuidar de suas searas e negócios do dia a dia. Com isso a Obra do Senhor foi deixado de lado e esquecida.

DESENVOLVIMENTO 

Deus colocou o homem nesta terra para ser a Glória do seu próprio Nome. No entanto, o homem se afastou do propósito de Deus, voltando-se para o pecado, distanciando-se de Deus e tornando-se cativo no mundo pelo adversário. Mas Deus, por causa da sua misericórdia, proclamou a libertação do homem através do Rei Jesus. A Bíblia diz que o homem é o Templo do Espírito Santo, a morada do Senhor e o lugar onde Ele quer ser adorado. Mas este templo (a vida do homem) está em ruínas por causa do pecado, e o seu coração profanado por toda sorte de idolatria a mal. Deus reclama o seu direito, enviando o seu Filho Jesus para realizar a obra de reedificação e restauração da vida do homem, para que o propósito da sua criação seja alcançado. Cabe ao homem atentar para a voz do Senhor, e buscar uma bênção de comunhão com o Pai.

Verso 2 - ... Este povo diz: Não veio ainda o tempo... - Deus convida o homem a reedificar a sua vida espiritual que está destruída, mas muitos rejeitam o chamado do Senhor dizendo que ainda não é tempo, pois são ainda muito jovens e precisam aproveitar a vida, outros dão as mais variadas desculpas para não atenderem o chamado para uma vida nova com o Senhor, terminando por adiar aquilo que é de suma importância e urgência nas suas vidas, isto é, a sua salvação.

Verso 5 - ... Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos ... - Deus sempre está exortando o homem a buscar conhecer a razão e os motivos da sua existência, na esperança de que ele descubra a verdade e abra o coração para as coisas espirituais e eternas. A maioria das pessoas pensa que tudo na vida e mero acaso ou questão de sorte, desconhecendo que Deus tem um Projeto para cada pessoa que nasceu neste mundo.

Verso 4 - ... para vós é tempo de habitardes em vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta?- O Senhor aponta para o fato de o homem sempre estar preocupado com o que é do seu interesse, e sempre ter tempo para estas coisas, mas para as coisas do Senhor e para a edificação de sua vida espiritual ele nunca tem tempo nem interesse. Muitos são demasiadamente eficazes em relação às coisas desta vida, mas para as coisas espirituais e eternas são negligentes e irresponsáveis.

Verso 6 – Semeais muito, e recolheis pouco ... - Esta é a dura realidade da vida de muitos por causa da sua posição em relação à Obra do Senhor. Muitos lutam nesta vida em busca dos seus objetivos e projetos, almejam a felicidade, trabalham e estudam, perdem horas de sono e descanso, tentam alcançar a paz e a auto-satisfação, e no final o que resta é quase nada. A decepção de quem se esforça para conseguir algo e no final só consegue angústia e tristeza, tem sido uma constante na vida de muitos.

Verso 6 - Comeis e não vos fartais, bebeis, mas não vos saciais ... - No mundo, o homem é um eterno insatisfeito. Ele nunca acha uma maneira de preencher o vazio do seu coração, por mais que se esforce, sempre está faltando alguma coisa. Se ele busca uma religião para resolver suas necessidades, esta não o alimenta e não mata a sua sede, pois não tem a revelação do Pão da Vida e da Fonte das Águas Cristalinas.

Verso 6 – Vestis-vos, mas ninguém se aquece ... - O homem busca se aquecer e se cobrir com a religião, mas esta não o livra da frieza espiritual em que vive. A religião não substitui o Fogo do Espírito Santo.

Verso 6 – O que recebe salário, recebe num saco furado ... - No final de todo o esforço, os que recebem alguma recompensa, percebem que não valeu a pena lutar tanto por nada. As necessidades e o vazio continuam como antes, pois nada se compara com a eternidade.

Verso 7 – Aplicai os vossos corações ... - Novamente o Senhor apela para a consciência do homem. Ele permite que o homem sofra para que reflita e se volte para sua presença, para que possa se revelar e lhe dar tudo que precisa para ser feliz e seguro. 

CONCLUSÃO 

Verso 8 – Subi ao monte ... - Quando o homem reconhece sua real situação e se volta para o Senhor, Ele começa a mostrar o Caminho para a libertação. É através do monte da comunhão com Deus, através de Jesus, que tudo começa a se transformar na vida do homem. Em Jesus ele vai encontrar a Salvação e o perdão, que trarão a verdadeira paz ao seu coração. Jesus será o Pão e a Água que satisfarão todas as necessidades do seu coração.

Verso 8 – Trazei madeira e edificai a casa ... - A madeira fala do homem, pois é ele que Deus usa na edificação da sua casa e do seu templo. A partir daí, o Senhor passa a morar no seu coração, sendo glorificado na sua vida. O homem passa a entender que a razão da vida é servir ao Senhor no monte, trazendo madeira para a constante edificação da sua Obra.                                                                                            
                                                                                                                


Apega-te, pois, a Deus

Posted: 02 Dec 2016 01:04 AM PST


Jó 22: 21-25

"Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem. Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração. Se te voltares para o Todo-Poderoso, serás edificado; se lançares a iniqüidade longe da tua tenda, e deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir entre as pedras dos ribeiros, então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata preciosa". 

INTRODUÇÃO

Jó foi um homem que viveu uma das mais amargas experiências que um homem poderia viver. Ele era um homem rico e respeitado por todos na sua cidade, que gozava de plena saúde e que tinha uma família bem estruturada. Mas um dia, repentinamente, tudo mudou na vida de Jó. Seus bens foram saqueados e destruídos, seus filhos morreram no desabamento da casa onde estavam e uma enfermidade terrível encheu o corpo de Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

Por um longo período Jó sofreu coisas inimagináveis; sua vida aparentemente havia perdido o sentido, no entanto, o Senhor estava trabalhando no seu coração, no seu interior, revelando o verdadeiro sentido da vida e ensinando-o aquilo que realmente é mais importante na existência de todo homem.


DESENVOLVIMENTO

            Nos versos acima, Jó traduz a suma da sua experiência e as conclusões a que chegou, em meio às suas provações. Ele escreve o que se segue, aconselhando seus ouvintes:

·       Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem – O homem não foi criado para viver separado nem distante de Deus, mas para estar na sua presença e apegado a Ele. O pecado separou o homem de Deus, fazendo com que todo o mal viesse sobre sua vida, inclusive a morte. Mas Deus enviou o seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus, para morrer no lugar do homem e desfazer toda a inimizade e separação existentes. Através da Obra Redentora realizada por Jesus, todos podem se aproximar e se apegar a Deus, trazendo todo o bem (as bênçãos do Senhor) sobre suas vidas.

·       Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração – Para que tudo que foi mencionado acima se cumpra na vida de qualquer pessoa, ela precisa aceitar a Palavra do Senhor e a sua Lei (sua vontade) no seu coração, através da fé no senhor Jesus.

·       Se te voltares para o Todo-Poderoso, serás edificado – O pecado trouxe a ruína e a destruição sobre a vida do homem. Toda sorte de miséria se abateu sobre ele por ter se afastado do Senhor. Sua vida espiritual foi destruída, sua saúde foi afetada, sua família foi atingida, todas as áreas da sua vida foram seriamente danificadas por causa do pecado. Mas se o homem se voltar para o seu Criador, se ele buscar a sua face e a sua presença, Ele virá morar no seu coração e tudo se transformará. O Espírito Santo começará a restaurar todas as coisas e edificará a vida do homem novamente. A vida espiritual será restaurada, sua saúde, sua família, seus sentimentos, tudo será tocado e trabalhado pelo Espírito do Senhor.

·       Se lançares a iniqüidade longe da tua tenda – Quando isso acontece, uma nova vida passa a existir no interior do homem. A partir daí ele precisará lançar todo o pecado para longe. As coisas antigas passaram, o modo de viver, os costumes, os vícios, etc. precisam ser abandonados, para que a Obra do Senhor se processe dia após dia, e a nova vida, dada pelo Espírito Santo, vá assumindo o controle de tudo.

·       E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir entre as pedras dos ribeiros – O homem natural tem os seus tesouros e os seus valores nesta vida, mas para alcançar o verdadeiro tesouro, ele precisa reputar essas coisas como perda, como fez o apóstolo Paulo, e adquirir a verdadeira riqueza, que é a salvação. O que ele tem de mais precioso – o ouro de Ofir - é a sua própria vida, e ela precisa ser entregue ao Espírito Santo, para ser moldada e alcançar assim o seu verdadeiro sentido e valor. 

CONCLUSÃO

·       Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata preciosa – As coisas desta vida não satisfazem a alma humana. A bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores. O verdadeiro tesouro é ter o Senhor Jesus no coração, pois Ele é a prata preciosa, a nossa eterna Salvação. Só a presença do Senhor dá ao homem a verdadeira paz e sentido de viver. As coisas que o mundo inteiro pode oferecer, não se comparam à riqueza do conhecimento revelado no Senhor Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário