BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS |
Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos... Posted: 14 Dec 2016 06:00 PM PST Oséias 9: 13, 14 INTRODUÇÃO Efraim era um dos filhos de José, sobre quem recaiu a bênção de Jacó, e que mais tarde, não permaneceu na fidelidade. Efraim tipifica daqueles que receberam a bênção do Senhor, a salvação e o privilégio de ser plantado num lugar aprazível (a Obra do Espírito), mas que depois de algum tempo, começou a se apartar do Senhor e a esfriar espiritualmente. Quem assim procede, está levando sua vida e a vida de seus filhos ao matador e para a perdição. DESENVOLVIMENTO O propósito do Senhor para Efraim era glorioso. Mas Efraim foi comparado a um bolo que não foi virado, isto é, assou somente de um lado, apontando isso para sua indefinição, que culminou com a ruína total de seus filhos. Ao invés da bênção profetizada, Efraim recebeu um triste juízo: "Dá-lhes, ó Senhor; que lhe darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos". Madre que aborte - No início, quando havia fidelidade, os frutos e a fecundidade espiritual eram notórios, mas depois nada mais foi gerado. A Obra não prosseguiu como antes e a esterilidade foi se estabelecendo. Os frutos produzidos morriam antes de nascerem, e nada mais passou a dar certo; a vida foi se esfriando e se tornando como um aborto. Devemos ser cuidadosos com a nossa vida espiritual, pois o Senhor nos escolheu para darmos frutos que permaneçam. Quando o servo não se define na Obra e não se preocupa com uma vida de frutificação, a tendência é perder a "fertilidade espiritual" que foi dada na conversão - o primeiro amor - tornando-se estéril e sem vida. Seios secos - A partir do momento em que a pessoa perde o poder da "frutificação", passa a não receber mais nada do Senhor. Ela não se alimenta mais nem do leite - as coisas elementares da Palavra - nos cultos não recebe bênção alguma, passa a murmurar de tudo, vivendo na pobreza. Como uma criança que mama em seios secos, ela deixa de crescer espiritualmente, pois o leite não está mais à sua disposição. A tendência é a inanição com o afastamento da casa do Senhor, e o desligamento do corpo materno, que é a igreja. CONCLUSÃO A pessoa que não valoriza a bênção do Senhor e a sua eleição para servi-lo, termina sendo entregue à sua própria sorte, como aconteceu com Esaú, Saul e outros, que perderam aquilo que o Senhor um dia lhes deu. Isso tudo acontece, porque Deus não dá nada àquele que não usa o que recebeu, para frutificar espiritualmente para Ele. |
O cuidado da igreja com o novo convertido Posted: 14 Dec 2016 07:30 AM PST II Reis 4: 8-101. INTRODUÇÃO · A igreja tem recebido de Deus muitas bênçãos e alimento espiritual em abundância · Muitas pessoas têm passado pela igreja a cada dia, em busca de alimento espiritual e a igreja precisa estar atenta em obedecer a orientação do Senhor no que diz respeito à assistência aos visitantes. 2. DESENVOLVIMENTO · Eliseu - nesta mensagem, é tipo do homem deste mundo, mas que é escolhido por Deus · A sunamita · mulher grave (rica, em outra versão) · tipo da igreja, que é rica em revelações · "O deteve a comer pão..." - a igreja oferece ao visitante o pão espiritual. Todas as vezes que trazemos alguém à igreja, estamos "detendo-o a comer pão" · Eliseu passa a ir sempre à casa da sunamita para comer pão - quando a igreja está na posição e o culto profético é uma realidade, o visitante volta sempre pela necessidade do alimento espiritual. Ele sabe que naquele lugar há pão para ele. A partis daí, ele se torna uma novo convertido. · "Ela disse ao seu marido..." - o diálogo da igreja com o Senhor · "Tenho observado que este é um homem de Deus..." - a igreja, na revelação, tem o discernimento quando o visitante é uma pessoa escolhida por Deus · O que a sunamita oferece a Eliseu: · Um pequeno quarto - uma espaço para o novo convertido, onde ele seja assistido individualmente · Junto ao muro - compreensão. O novo convertido está sempre no limite entre a obra e a vida que levava no mundo. Mas deve estar sempre "dentro do muro". Dele nunca se pode exigir ou forçar uma posição, principalmente no que diz respeito aos usos e costumes. · Ponhamos uma cama - descanso. A igreja é um lugar de descanso para o novo convertido · Uma mesa - comunhão (a família se reúne na mesa) · Uma cadeira - os meios de comunhão: clamor pelo Sangue de Jesus, oração, consagração, amor entre os irmãos, etc. · Um candeeiro - a Revelação, que ilumina tudo, mostrando, inclusive, a situação de descanso e conforto que o homem desfruta na presença do Senhor. Sem a luz do candeeiro, nada do que foi feito teria efeito. 3. CONCLUSÃO "E vindo ele a nós, para ali se retirará" - o visitante ou novo convertido que é assistido dentro da orientação, voltará sempre até se tornar um servo. |
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