Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Salmos 55:22
Certo homem, dirigindo a sua carroça, passou ao lado de outro que, a pé, carregava um pesado fardo às costas. Ofereceu-lhe carona. Depois de certo tempo notou que o homem, apesar de estar na carroça, ainda segurava o fardo nas costas. "Por que o senhor não coloca o saco no fundo da carroça ?" , "Bem respondeu o caroneiro: o senhor já é tão bondoso em me levar que não quero lhe dar o incômodo de levar este fardo".
Como esse homem que não conseguia se livrar do fardo mesmo estando de carona em uma carroça, assim agimos nós, muitas vezes, com nossas preocupações. Estas tomam uma dimensão tão grande em nossas vidas que se torna difícil desvencilhar-se delas, mesmo quando temos a promessa de Deus para lançarmos sobre ele todas as nossas ansiedades. Preocupar-se com os problemas normais da vida é comum e faz parte da nossa humanidade, mas quando elas se tornam um peso, foge à normalidade tanto física quanto espiritual. Fisicamente, carregar fardos nos trará enfermidades, porque o corpo irá gritar, não suportará o peso. Do mesmo modo, espiritualmente, carregar preocupações nos tirará o foco de Jesus como centro da nossa vida. Ademais, grande parte das preocupações são inócuas.
Li outro dia que uma pesquisa mostrou que 50% das razões de preocupações das pessoas nunca acontecerão, 30% das preocupações são sobre coisas que não podem ser mudadas, 12% das preocupações são sobre as opiniões, críticas e comentários dos outros e 8% são sobre problemas concretos que teremos que enfrentar.Isso é terrível porque significa que grande parte das preocupações não tem razão de ser. Preocupar-se com o futuro demasiadamente é fortalecer a ansiedade. Preocupar-se com coisas que não podem ser mudadas é perder tempo e não aceitar o irremediável. Há coisas com as quais temos que nos conformar. Não temos o poder de mudar. E, por fim, preocupar-se com o que os outros falam é angustiante e inútil porque as pessoas sempre falarão justa ou injustamente independentemente das nossas preocupações. O ser humano ama falar, dar opiniões, criticar, comentar sobre a vida alheia. Não adianta preocupar-se com isso. Como disse, é inútil. Importa preocupar-se com a opinião de Deus sobre você e não a dos outros.
Quem aprende a abrir mão de preocupações mesmo que elas venham e tentem incomodar e aprende o caminho de despejar o fardo nas mãos de Deus, será sustentado por Ele todos os dias enquanto viver. Jamais ficará doente por causa de preocupações, poderá deitar e dormir mesmo diante de circunstâncias difíceis. Tudo passa nessa vida, até os problemas. Por que gastar saúde carregando um peso insuportável quando temos Jesus nos oferecendo carona para sentarmos e com ele descansarmos durante o trajeto da vida? Decida tirar o fardo das preocupações de suas costas. Aprenda a viver com Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário