03 setembro 2016

Conhecido de maneiras diferentes



Conhecido de maneiras diferentes
Texto: 1 Samuel 16:7

"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração".

Introdução: Você já pensou sobre como você é conhecido? Todos nós somos conhecidos de maneiras diferentes, algo como um estilo de vida diferente em diferentes situações. Pense em como você é conhecido e como você vive nessas áreas:

I. Como você é conhecido pelo mundo?

1. As pessoas no mundo conhecem você por sua aparência física, altura, peso, cor do cabelo, cor da pele, sexo masculino ou feminino, (1 Samuel 16:12).
2. O mundo lhe conhece pela forma e pela maneira que você vive quando passa por ele a cada dia.
3. As pessoas olham para você e percebe como você está vestido, como você fala, como você age e reage e eles formam suas opiniões sobre o que veem e ouvem sobre você.

II. Como você é conhecido pelos seus amigos?

1. Eles sabem se você é útil, pensativo, mesquinho, de pavio curto, paciente, etc.
2. Será que eles consideram que você é uma pessoa digna de ser respeitada, apreciada, responsável, de confiança?
3. Será que eles consideram você como uma pessoa "espiritual"? Seus amigos conhecem você de uma maneira diferente do mundo, eles o conhecem melhor do que o mundo o conhece.

III. Como você é conhecido pela sua família?

1. O que você acha que seus parentes pensam sobre você? Eles conhecem você de verdade?
2. Em seguida, tem a sua família imediata. Eles conhecem você melhor do que ninguém conhece.
3. Então, o que você acha que sua esposa, marido, filhos, netos pensam sobre você?
4. Eles conhecem você "realmente"; não conhecem? Eles ouvem e veem você sendo "real, verdadeiro".

IV. Como você é conhecido pela sua igreja?

1. Você tem um estilo de vida "diferente" quando na igreja? Diferente de como você vive no trabalho, quando em férias, inclusive como quando em casa, é diferente?
2. Você modelou o seu "estilo de vida na igreja" pelo de outra pessoa? Você compara a sua vida na igreja com a de outra pessoa em sua igreja? Você acha que você é mais "religioso" do que alguém que você conhece na igreja? Você sempre fala sobre alguém que você viu na igreja de uma forma negativa?
3. Como você tem "notado" outros em sua igreja e se comparado a eles, outros têm feito a mesma coisa com você? Parece que todo mundo tem um estilo de vida diferente, quando vai à igreja; diferente do que vivem em qualquer outro lugar.
4. Precisamos lembrar que nós já temos um "exemplo" padrão para nossa vida espiritual que é o nosso Senhor Jesus. Alguém mais tem as mesmas dificuldades que você e eu. A nossa família da igreja nos conhece pela vida que vivemos, quando na igreja.

V. Como você é conhecido por Deus?

1. Alguma vez Deus disse sobre você o que ele disse de Jesus: "Este é o meu Filho amado em quem me comprazo"? Por que não?
2. Jesus disse: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em mim, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito ...". Onde você se encaixa sobre a observação de Jesus aqui?
3. A reputação é o que os outros conhecem você e que você os levou a acreditar pela forma como você vive diante deles e com eles. Sua família o conhece melhor do que qualquer outra pessoa, mas Deus o conhece ainda melhor do que a sua família. Deus conhece exatamente o que cada um de nós realmente somos. Ele conhece o nosso verdadeiro caráter. Lembre-se, Deus conhece até mesmo nossos pensamentos, assim como cada coisa que já falamos ou fizemos.

Conclusão:

1. Deus te conhece. Você conhece Deus?
2. Qual estilo de vida é realmente o mais importante: o que o mundo pensa sobre você? O que seus amigos pensam sobre você? O que sua família pensa sobre você? O que a sua Igreja pensa sobre você? Ou o que Deus pensa sobre você?
3. Qual estilo de vida que precisa de mais trabalhando? Por quê?
4. Todo mundo é conhecido por alguém, mas a pessoa mais importante que conhece você, é Deus, e o que Ele pensa sobre você importa mais do que o que todos os outros juntos pensam.
5. Já ouviu o hino: "Dê de seu melhor para o Mestre?" Vamos fazer isso a partir deste momento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário