"Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas." Juízes 6:11
1 - Introdução
Eira: Era um terreno de terra e barro batido, muito semelhante aos terreiros de secagem de café. O trigo era espalhado e batido com varas para retirar a palha.
Lagar: Era o local onde se pisava as uvas. Normalmente era feito sobre uma rocha ou uma grande pedra. Eram construídas paredes formando uma espécie de tanque.
Os midianitas: Israel estava sob o domínio deste povo que esperava o período da colheita e roubava toda a produção, deixando apenas o mínimo para a sobrevivência do povo.
Trigo no lagar (Nova Posição): Gideão estava escondendo o trigo dos midianitas, pois eles procuravam nas eiras, uma vez que era a colheita de trigo e não de uvas.
Comentário
Trigo na Eira: É a Palavra sobre o barro, firmada na razão humana. É visível ao inimigo. No tempo em que temos vivido, esta forma de conhecer e viver a Palavra não está mais surtindo efeito, pois o Inimigo rouba todo o resultado do trabalho. Não há prosperidade no trabalho. O trigo ficava com cheiro da terra, é a palavra com as características do homem, comum, secularizada. Na razão o inimigo sempre vence o homem.
Trigo no Lagar: É o lugar onde a uva é pisada para produzir o vinho. Jesus também foi pisado e, assim, seu sangue produziu vida, nos garantindo a benção do Espírito Santo. É a Palavra Revelada. O trigo pegava o cheiro da uva. É a Palavra que tem o bom perfume de Cristo. A base da Palavra agora é a Rocha, é Jesus Revelado. O inimigo não tem acesso à Palavra Revelada, ele não tem argumentos contra ela. A Palavra Revelada é o segredo de Deus.
"Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente." Jz 6:12
"E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai". Jz 6: 15
Homem valente: não importa a capacidade humana do servo, ele é considerado valente quando se envolve com o trabalho e alcança a revelação do projeto de Deus.
O Senhor é Contigo: O Senhor sempre estará com aquele que está na Revelação e envolvido com a Obra. Nossas qualidades humanas não interferem. Somos valentes porque o Senhor é conosco.
"E todos os midianitas, e amalequitas, e povos do Oriente se ajuntaram, e passaram, e se acamparam no vale de Jezreel." Jz 6:33.
Vale de Jezreel: Local onde ficarão acampadas as tropas do AntiCristo na guerra de Armagedom. Momento de definição de nossa posição neste confronto.
2 - Prova da Lã na Eira
a) Lã molhada e a Eira Seca
"eis que eu porei uma porção de lã na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então, conhecerei que hás de livrar Israel por meu intermédio, como disseste. E assim sucedeu, porque, ao outro dia, se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água". Jz 6:37-38
Lã na Eira: É Jesus que se apresentou no mundo como Cordeiro Perfeito.
Uma Taça cheia de água: Fala do sacrifício (espremeu) de Jesus que nos garantiu o cálice da nova aliança.
b) Lã seca e a Eira molhada
"Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã; que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho. E Deus assim o fez naquela noite, pois só a lã estava seca, e sobre a terra ao redor havia orvalho". Jz 6:39-40
Orvalho em redor: É o Seu Espírito sendo derramado sobre toda a carne, depois do sacrifício de Jesus.
3 - Seleção dos Soldados
Gideão anuncia o projeto de salvação para o povo. São chamados 32.000 homens de todas as tribos. A Igreja hoje também anuncia o projeto de salvação para o homem. Muitos têm comparecido aos cultos e às reuniões.
Gideão avisa ao povo que a luta será difícil e pesada. Depois que atende a este primeiro chamado o homem toma conhecimento que terá uma batalha contra a carne. Será necessário se envolver com a Obra, com os cultos e cuidar de seu testemunho.
" ...Retire-se da região montanhosa de Gileade...". Jz 7:3
Descer para o Vale: Quem não tem compromisso com o Senhor acaba descendo para o vale, onde está acampado o inimigo. Como aconteceu na parábola do bom samaritano. Um homem descia de Jerusalém para Jericó e foi atacado e assaltado. Os midianitas que estavam acampados no vale de Jezreel também iriam atacar e roubar o povo.
Quando homem começa a fazer o caminho de volta, rapidamente o adversário rouba tudo o que ele conseguiu com o Senhor.
" ...voltaram vinte e dois mil...". Jz 7:3
O Senhor nunca contou com grandes multidões para realizar a sua Obra. Jesus quando partiu deixou uma Igreja de menos de 120 pessoas.
c) Prova das águas
" ...descer o povo às águas...". Jz 7:4
300 ajoelharam e pegavam a água com a mão.
Ajoelharam: sabem qual a sua posição durante a prova.
Cabeça erguida: vigiando sempre. Não abaixam a cabeça na hora da luta. Sabem que o adversário está perto.
Com a mão: envolvido todo o tempo com o trabalho da Obra. Seu trabalho está intimamente ligado com a sua salvação.
4 - Sonho do midianita.
" ...um pão de cevada torrado...". Jz 7:13
Pão de cevada torrado: palavra provada pelo fogo do Espírito, palavra revelada.
De cima: as orientações vêm do Senhor.
Tenda: coração do homem
Comandante: a razão que comanda a vida do homem.
Nesta hora só a revelação consegue atingir o coração do homem e desfazer o governo da razão.
5 - Armas da batalha.
" ..., cântaros vazios contendo tochas acesas...". Jz 7:16
Tochas acesas: é o fogo do Espírito Santo que aquece e ilumina a vida do servo.
Cântaro vazio: é o servo que se esvazia de sua razão e de sua natureza e nega-se (quebra) a se mesmo para que apareça somente a luz do homem espiritual.
: é a missão da Igreja, anunciar a salvação em Jesus.
Comentário Final
A vitória foi dada a Gedeão não no campo de batalha, mas no seu chamado, quando o anjo disse "O Senhor é contigo". A nossa vitória está sempre garantida, porque o Senhor é por nós. Ele nos acompanha em toda a nossa caminhada.
A vitória não foi de super-homens, mas de servos definidos pela Obra do espírito Santo.
Restaram uns poucos midianitas que o povo teve que perseguir e matar. As maiores batalhas são travadas pelo Senhor, mas as pequenas Ele tem confiado a seus servos. Como, por exemplo, o Senhor muda nosso coração em pecado, nos transformando em novos homens. Mas a luta para mudar nosso temperamento é travada diariamente por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário