08 dezembro 2015

Volte ao primeiro amor – Pr. José Luiz

  
APOCALIPSE 2: 1-7
Apocalipse – A presença do reino de Deus na história, Jesus é o governante legítimo trazendo um novo jeito de viver a vida, ensinando que não se governa dominando e sim se governa servindo.
E a Igreja é essa comunidade onde Jesus é quem reina agora, promovendo a paz, o perdão.
Frase: Ai que endurecer mas sim perder a ternura jamais.
Temos que marchar firme, não vamos abrir mão dos nossos valores das nossas convicções, mas sem perder a ternura.
Pois é isso que Jesus diz a Igreja de Éfeso: “vocês perderam a ternura”
V.2, 3, 6 –  “Você é dura, forte consistente, perseverante, odeia as coisas erradas como eu também odeio”
V.4 – Mas perderam a ternura, o que se faz para perder o primeiro amor?
“Vocês trabalham duro, mas perderam a ternura, o coração está frio sem afeto.
AFETO – Eu te afeto e você me afeta.
E essa igreja perdeu a afeição;
1 – EXISTEM DOIS TIPOS DE RELACIONAMENTOS
EU TU > É uma relação entre pessoas
EU ISSO > É uma relação entre uma pessoa e uma coisa.
É uma relação para cumprir tarefas.
Fazer almoço é uma coisa
Fazer almoço em família é outra coisa.
Cumprir tarefa é lavar a roupa do seu filho e ficar reclamando
Cumprir tarefas não enche o nosso coração, o nosso afeto
A camiseta branquinha não fica agradecendo.
A relação eu isso, não enche o coração. Mas se é para meu filho ……..
É isso que enche o seu coração.
Cumprir apenas tarefas faz com que eu apenas me relacione com coisas, eu fico vazio, sem brilho nos olhos.
Fico o dia inteiro: eu, isso, eu isso, e não eu e você.
Não desenvolvi relação pessoal, desenvolvi relação, coisa.
2 – A DUREZA DA VIDA PODE NOS ROUBAR O PRIMEIRO AMOR
Não permita que a dureza da vida lhe roube a ternura.
A Igreja de Éfeso trabalhava, mas era relação eu, isso, eles não toleravam gente como os Nicolaítas, e quando somos machucados, usados, isso faz com que nos fechemos.
“eu não quero mais sofrer,e por isso me fecho” e nos distanciamos no nosso relacionamento com as pessoas, nos fechamos, nos protegemos.
Uma criança que sofre maus tratos, abuso, tem um comportamento fechado, silencioso.
VOLTA-SE PARA SI MESMA
A mesma coisa acontece conosco, só que disfarçamos.
Aí vem Jesus de diz: “você perdeu a ternura”
V.4 – Já machucaram você tanto que está vivendo na defesa porque você não quer mais ser machucado e aí você se fecha, continua trabalhando, mas sem ternura.
V.3 – Perseverar é continuar marchando apesar das notícias ruins, mas se não cuidar, perde a ternura porque uma notícia ruim pode fazer com que perdemos a ternura.
3 – COMO VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR
V.5- Lembra-te, arrepende-te e volta Três coisas temos que fazer para voltar:
1 – LEMBRA-TE
Quando foi que você começou a se tornar essa pessoa que é hoje?
Quando foi que você começou a desacreditar da vida, das pessoas, a se proteger das pessoas?
Que frustração você viveu?
O que você esperava muito que acontecesse e não aconteceu?
Quando o brilho dos seus olhos começou a ir embora?
2 – ARREPENDE-TE (CAIA EM SI)
Olhe para trás e se arrependa, mude de atitude, de idéia, do modo de pensar.
È razoável o que você está fazendo? Não fique preso.
Jesus sabe ao seu respeito, do que aconteceu com você, e quer lhe ajudar.
3 – VOLTE
Volte a fazer o que você fazia antes com alegria, com prazer.
Volte a fazer aquilo que você parou de fazer.
Volte com a maturidade que você tem hoje.
4 – GUARDE O SEU CORAÇÃO
Prov. 4:23 – Pensamento errado: “As nossas ações seguem os nossos corações” Na verdade é que é o meu coração que vai seguir a minha razão.
Mat.6:21 – A onde estiver o seu tesouro é onde estará o seu coração.
O seu coração vai aonde você estiver, você vai ficar apaixonado por aquilo que você está conectado (internet, TV, WhatsApp). COISAS – EU ISSO
Qual é o conselho para os casais que o amor esfriou? Volte a namorar (só os dois).
Volte a praticar o que você praticava.
Amor não é sentimento, amor é mandamento.
Você perdeu a ternura porque você decidiu não amar mais, você está esperando sentir, mas não é esse o caminho.
I João 4:20 – Quando somos frios nas nossas relações pessoais, também somos frios na nossa relação com Deus.
Como podemos dizer que amamos a Deus que não vemos se não amamos as pessoas a quem vemos?
Como você diz que ouve a Deus se não ouve as pessoas?
5 – DEUS VAI TE CURAR
V.7 – Árvore da vida > As folhas dela produz cura para as nações
Ap. 22:2 – “e as folhas da árvore são para a cura dos povos.”
Se você ouvir eu vou curar você, se você voltar, eu vou transformar a sua vida.
Nós levamos a cura e não doença para as outras pessoas. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário