11 novembro 2011

Janelas da Alma


JANELAS DA ALMA

Preletor: Estevam Fernandes

Dizer que tudo está perdido é assumir a derrota antes que a batalha termine.

Poucas pessoas se dão conta do poder que têm as palavras. A verdadeira força daquilo que falamos ainda é ignorada pela maioria, por isso mesmo é que não percebemos a relação prática entre aquilo que pronunciamos e como vivemos. Eles são inseparáveis.

Palavras e qualidade de vida estão intrinsecamente relacionadas. Nossas palavras são sementes de esperança ou desespero; de fé ou incredulidade; otimismo ou pessimismo; vitória ou derrota; de vida, ou morte, porque palavra é pão, para vida ou para morte. Enfim, ao falarmos, estamos, também, plantando aquilo que colheremos depois. Nos dias com muita sabedoria as Sagradas Escrituras: "Lança teu pão sobre as águas, que tempo depois o recolherás" (Ec. 11:1)

Com profunda maestria Jesus Cristo disse: "O que contamina o homem, não é o que entra pela boca, mas, o que sai…", e a Bíblia Sagrada nos ensina: "A boca fala do que está cheio o coração". O coração, aqui, é símbolo da nossa mente, laboratório de nossas idéias, pensamentos e desejos, transformados em palavras. Palavras são pensamentos e idéias verbalizados. Pensando assim, gostaria de sugerir algumas expressões que deveriam ser evitadas, pois, quando pronunciadas estão semeando negatividade e/ou destruição. São sementes que produzem morte. Morte dos sonhos, morte da esperança. Morte dos sentimentos.

Primeira expressão: "Eu não vou conseguir". Há pessoas que dizem sempre NÃO a tudo que desejam, e por isso, nada conseguem. São sempre negativas; desistem de lutar diante de qualquer dificuldade. Tais pessoas vivem sempre a serviço do pessimismo; nunca vêem as possibilidades; somente enxergam obstáculos. Têm preguiça crônica e um vocabulário derrotista. São semeadores de caos. Não "lançam o pão às águas…"

Nunca diga: "Está tudo perdido", "A vida acabou", "Os sonhos se foram". Em nossa vida, a esperança jamais deve morrer – DEUS é a força da nossa esperança. Dizer que tudo está perdido é assumir a derrota antes que a batalha termine. Lute sempre! Não desista, porque o dia de amanhã trará consigo um raio de esperança e esta esperança, que se renova a cada manhã, é o combustível da nossa existência. As palavras não devem matar nossos sonhos.

Jamais pronuncie: "Eu quero morrer!" "Não quero mais viver!" Nossa maior riqueza é a vida e, com ela, o amor e a presença das pessoas queridas ao nosso redor. Quem vive chamando a morte, vai, também, pouco a pouco, perdendo o gosto pela vida antecipando, assim, a sua própria destruição. O desejo de viver é força poderosa, que supera barreiras aparentemente intransponíveis. Nossas palavras devem ser sempre sementes de vida.

Saber falar é preciso quando devemos testemunhar, em forma de louvor e proclamação, das bênçãos e das maravilhas que Deus tem feito para conosco. Como é possível ficar em silêncio, diante de tantas coisas boas que Ele nos tem dado? Nem mesmo as provações podem calar a nossa voz. O que Ele nos tem presenteado sobrepuja, em muito, o que pensamos e o que nos falta. Suas dádivas transcendem a nossa dor. Por isso, saber falar é uma maneira de sermos agradecidos e dizer-Lhe, obrigado Senhor, por tudo!

Em muitas ocasiões a nossa voz é a nossa melhor arma; também, é a chave que nos abre portas para a liberdade. "a palavra dita ao seu tempo, quão boa é!" (Prov. 15:23) Portanto, saber falar é condição, para saber viver! Salomão tinha razão quando disse: "há tempo de estar calado, e tempo de falar".

Portanto, vida e morte podem estar na ponta de nossa língua. Por isso mesmo, viver bem é, também, aprender a cuidar da boca, semeando, hoje, as palavras que iremos colher amanhã, como qualidade de vida. Salomão disse em um de seus provérbios existenciais: "A boca do justo é um manancial de vida" (Prov. 10:11). Pense mais! Fale menos! Viva melhor! Lembre-se: você é aquilo que você pensa.

"Águas profundas são as palavras da boca do homem". (Prov. 18:4) Palavras são sementes! Tanto pode produzir vida, como pode gerar morte. Tudo depende do que se fala. Na verdade, a vida e a morte estão na ponta da língua.

Extraído: http://www.creio.com.br/2008/mensagens01.asp?noticia=908

 

" A alegria que você quer, a alegria que você tanto busca, a alegria pela qual seu espírito tanto clama, só pode vir, verdadeiramente, de uma

Pessoa: Jesus Cristo."

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento

com a destra da minha justiça. (Isaias 41:10)

"A oração é a chave que abre os grandes reservatórios das promessas de Deus."

"preserve seus contatos, utilize o campo Cco do seu programa de email"

Nenhum comentário:

Postar um comentário