22 junho 2011

Preguiça/ Pr Márcio Valadão - Ser X Ter

 
Ser X Ter
A Bíblia nos ensina muito sobre finanças. O desejo do coração de Deus é que as pessoas vivam bem, e a compreensão que temos de prosperidade não é o que tem sido anunciado por aí, de uma forma tão errada. Prosperidade não é uma questão de a pessoa ter dinheiro; é uma questão de ter vida, viver bem. Prosperidade é a ausência de necessidade.
É a pessoa ter para ela e ter para suprir a necessidade do outro. Vamos ao texto Lucas, capítulo 12, versos de 16 a 21: "E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." É tão interessante que o nível de riqueza varia muito.
Existem pessoas que são vistas pelos homens como sendo uma pessoa rica, mas para Deus, ela um miserável. Já outras podem ser rotuladas como miseráveis para o mundo, mas para Deus são ricas. E foi exatamente isso que Jesus Cristo nos mostrou. Ele disse: "Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." O homem do texto de Lucas trabalhou, não ficou de braços cruzados vendo a vida passar. Diz o texto que o campo de um homem produziu com abundância. E ele arrazoava, dizia consigo mesmo: "O que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos", ou seja, ele tinha tanto que não sabia o que fazer com os frutos. O verso 18 nos mostra qual foi a decisão que ele tomou: "Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí- los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te." Ele dizia para si mesmo essas declarações, mas Deus não concordou.
Há um momento em que o homem diz para si e há um momento quando Deus fala para o homem, e a fala, o conceito de Deus, é o que realmente tem valor, realmente importa. Será que esse homem de Lucas errou em trabalhar e ganhar dinheiro? Não é errado ter, mas esse homem errou em usar tudo aquilo para si próprio. Ele disse para a sua alma: "Descansa, come e bebe, e regala-te." Deus disse a ele: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." Certamente, muitas pessoas que conheciam esse moço o consideravam rico, porém, aos olhos de Deus, ele não era miserável. Prosperidade é se fazer necessário não por aquilo que possui, mas necessário por aquilo que é: caráter, integridade, pureza, relacionamento com Deus, comunhão. Essas qualidades fazem uma pessoa ser rica ou miserável. Se puder ter dinheiro tudo bem, mas o afã da vida não deve ser essa corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário