Emoções Religiosas
por
Errol Hulse
Jonathan Edwards (1703-1758) escreveu um tratado com o título The Religious Affections (As Emoções Religiosas). Esta é provavelmente a mais penetrante análise já produzida sobre o assunto da experiência.Os títulos dos capítulos, que seguem como citação direta do tratado de Edwards, não apenas revelam o pensamento notável do autor, mas também fornecem um comentário revelador sobre no que consiste a experiência espiritual genuína.Demonstrando que não há sinais seguros de que as emoções religiosas são verdadeiramente da graça, ou que não sejam, têm-se:
- Que as emoções religiosas são muito grandes não é sinal
- Grandes efeitos no corpo não são sinal
- Fluência e fervor não são sinais
- Que não são estimulados por nós não é sinal
- Que vêm com textos da Escritura não é sinal
- Que há uma aparência de amor não é sinal
- Que as emoções religiosas são de muitos tipos não é sinal
- Se a alegria acontece em uma certa ordem não é sinal
- Muito tempo e muito zelo no dever não são sinal
- Muita expressão de louvor não é sinal
- Grande confiança não é sinal seguro
- Testemunhos comovedores não são sinal
Mostrando quais são os sinais característicos de santas emoções provenientes verdadeiramente da graça, temos:
- Emoções da graça são de influência divina
- Seu objetivo é a excelência das coisas divinas
- São fundadas na excelência moral de objetivos
- Surgem de iluminação divina
- São acompanhadas de uma convicção de certeza
- São acompanhadas de humilhação evangélica
- São acompanhadas de uma mudança de natureza
- Geram e promovem o temperamento de Jesus
- Emoções da graça enternecem o coração
- Têm linda simetria e proporção
- Emoções falsas se satisfazem em si mesmas
- Emoções religiosas têm seus frutos na prática cristã
»» A prática cristã é o principal sinal para os outros
»» A prática cristã é o principal sinal para nós____________________Fonte: O Batismo do Espírito Santo, Errol Hulse, Editora Fiel.
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