AAEAAQAAAAAAAATWAAAAJGI1OTliNjM5LWM2NDUtNDI0Ni04Zjc2LWY1OTRiMTU5OTlkOQ

Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho. Provérbios 19.2

Quem já não arcou com consequências de ter agido sem pensar? acredito que as consequências não foram nada boas! Vivemos numa época em que tudo acontece de forma muito rápida e mecânica. Por conta disso, agir por impulso parece ser algo normal, mas segundo a Bíblia, não é.

Muitas pessoas justificam seu erro alegando: agi sem pensar. E por conta da precipitação, da falta de reflexão, da impulsividade, erros terríveis já foram cometidos, pessoas foram magoadas, maus negócios foram realizados, dívidas foram contraídas, relacionamentos foram quebrados e até crimes foram cometidos.

E ainda há quem faça as coisas impensadamente apenas para agradar os outros ou sentir-se aceito em determinado grupo social. Isso acontece muito na adolescência e juventude. Muitos jovens caem em ciladas por agirem influenciados por terceiros. Quantos experimentaram drogas apenas para serem aceitos pelos amigos e tiveram que arcar com serios prejuízos à sua vida.

Deus nos criou com capacidade de pensar, de refletir e agir com prudência. A Palavra de Deus nos alerta que não é bom agir sem refletir e quem assim procede acaba pecando porque precisamos ser prudentes e ponderados e buscar a orientação de Deus. Como pode alguém que age apenas por impulso ter certeza de estar orientado segundo a vontade de Deus?

Buscar a perfeita, boa e agradável vontade de Deus requer oração, tempo e dedicação. O que você prefere? agir por impulso é estar sempre na corda bamba. é ser levado pelo vento e sem direção. Se você quer se submeter à vontade de Deus, entregar a Ele os seus caminhos e confiar, precisa aprender a refletir, a pensar antes de tomar atitudes e decisões. Precisa ter dominada a sua impulsividade e isso pode ser feito buscando o fruto do Espírito Santo, o domínio próprio. Se há dificuldades em mudar, peça a Deus que o ajude.

Melhor ser prudente e aprender a  refletir e buscar a vontade de Deus do que correr o risco de estragar toda uma vida por causa de ações impensadas.Não seja tolo, mas sim sábio. Não apresse os seus pés senão errará o caminho.