12 janeiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 11 Jan 2015 06:00 PM PST

Josué 1:9

Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto Yahweh, o SENHOR teu Deus, está contigo por onde quer que andes!"

Nesta passagem lemos que Josué iria começar uma nova etapa da sua caminhada. Agora ele estaria à frente, mas o momento não era fácil porque, até ali, Moisés sempre estivera presente, a cada problema, a cada decisão. A cada momento ali estava o amigo, o companheiro, o mestre Moisés. Mas agora Josué se vê sozinho.

Como é difícil seguir quando sabemos que não teremos a companhia de alguém que até esse dia foi muito especial! O texto diz: não pasmes nem te espantes! Eu fico a imaginar como Josué estava: espantado, pasmado com o futuro, como seria agora?, estou sozinho! Josué congelou na margem do rio Jordão e não havia palavra humana que o animasse, mas neste momento o Deus dos deuses, o Deus de Moisés, se apresenta e fala com Josué: Não fui eu que te mandei? Não fui eu que te propus a terra prometida? Deus estava animando a Josué para seguir em frente e ele seguiu, pois ouviu a doce voz do Pai.


Hoje você pode estar parado com seu coração cheio de espantos, assustado, congelado por não saber como será, mas como o Senhor fez com Josué ele está fazendo conosco. Sabemos que Ele nos mandou, mas também sabemos que nos fez a mesma promessa que fez a Josué: "Estou convosco". Deus te trouxe aqui para te fazer saber que neste momento Ele quer te animar para seguir em frente, seguir para terra prometida, pois Ele é conosco. 


(O texto usado nesta mensagem foram extraídos da Tradução da Bíblia King James Atualizada (KJA), 1º Edição Setembro 2012, Edição de estudo – Comeração 400 anos, com a tradução do Antigo Testamento com originais em Hebraico e Aramaico e o Novo Testamento nos originais em Grego). 

Josué Merick


Posted: 11 Jan 2015 06:00 PM PST

I Coríntios 12: 12-27


1. O que é Corpo?                         

2. A igreja local como Corpo:
·        Os Dons;
·        Os Ministérios;
·        Os Serviços.

3. A Obra como Corpo:
·        A Comunhão;
·        A mesma Orientação;
·        As Igrejas e os Obreiros.                 

4. O que disse Jesus a respeito da Igreja como Corpo?  Mateus 14: 22
·        A necessidade de Comunhão  (comer o pão = corpo);  
·        A vida existente no Sangue  (o beber o vinho);
·        Se um membro se afasta, perde os benefícios da circulação do sangue, podendo perecer   (I Jo 1: 17);
·        Comunhão uns com os outros = comunhão no corpo                          .

5. Lucas 24: 30-31 – Só podemos discernir o mistério da presença do Senhor no Corpo.              
                                                    
6. I Coríntios 11: 29, 30
·        Não discernindo o Corpo do Senhor ... - Não entendendo o mistério do Senhor Jesus.
·        Há entre vós muitos fracos ... - Por não se alimentar de Jesus no Corpo, vem a fraqueza.
·        E muitos doentes ... - A enfermidade é contraída mais facilmente pelo desnutrido. Os dardos do maligno atingem facilmente os que se alimentam pouco.  
·        E muitos que dormem ... - Não despertaram ainda para enxergar a Obra do Espírito, apesar de estar na igreja, e vivem como se estivessem numa religião.                                                                                               
7. A Obra do Espírito tem Caráter Universal, não fazendo distinção de raças, apelando para os homens simplesmente como homens, tornando todos UM em Cristo Jesus (Gal 3: 27, 28 e Rm 2: 11).


                                                                 


Posted: 11 Jan 2015 06:00 PM PST

A Palavra de Deus mostra que os membros do Corpo de Cristo devem estar unidos entre si, pois "há somente um Corpo e um Espírito" (Ef. 4:4). Em sua oração sacerdotal o Senhor Jesus intercedeu junto ao Pai para que seus discípulos fossem um assim como Ele e o Pai são um (Jo. 17:11). Em João capítulo 10, versículo 16, o Senhor Jesus mostra como chegaria um tempo em que haveria um só rebanho e um pastor.

Ora, durante algum tempo as Igrejas evangélicas e pentecostais adotaram uma teologia "otimista" – embora desmentida pela realidade - que afirmava que essa unidade da Igreja não era visível mas era uma realidade diante de Deus, o que seria suficiente para atender o desejo de unidade do Senhor. Mas a Palavra de Deus nos ensina que a unidade do Espírito é algo que também depende do esforço dos crentes: "…esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Ef. 4:3).

Em 1948, líderes cristãos decidiram criar o Conselho Mundial de Igrejas como órgão destinado a promover uma união entre as várias denominações cristãs. Ora, esse Conselho, embora buscando teoricamente atender a um objetivo bíblico, falhou por duas razões:

1. Não compreendeu que a unidade verdadeira só é possível entre os que crêem e praticam a Palavra do Senhor, não podendo compreender aqueles que a negam. Por exemplo, igrejas que praticam a idolatria, condenada nas Escrituras, ou que colocam uma tradição qualquer no mesmo nível que a Palavra de Deus.

2. Não entendeu que o tipo de unidade que o Senhor Jesus deseja é exclusivamente espiritual, conforme Ele claramente afirmou na oração que fez ao Pai. Não se trata absolutamente de uma unidade eclesiástica, institucional ou oficial.

Mas nos últimos anos o Espírito Santo tem despertado os verdadeiros crentes, especialmente nos meios pentecostais e carismáticos que compreendem o valor das Escrituras Sagradas para a necessidade de se tornarem sensíveis à unidade que o Espírito Santo está promovendo nestes tempos que precedem a volta do Senhor Jesus em glória para arrebatar Sua Igreja.

Por essa razão, encontram-se pelo mundo afora igrejas e pastores que têm sido tocados pelo Senhor para a necessidade de buscar a unidade do Espírito Santo. Como será alcançada esta unidade ainda não se sabe com precisão. Mas o Senhor sabe. Devemos, portanto, estar abertos para o que o Senhor revelar sobre esse assunto.

O que já compreendemos a respeito da parte que nos cabe desempenhar para que essa unidade seja alcançada é que devemos buscar uma aproximação com todas as Igrejas e líderes cristãos que crêem apenas na Bíblia como única regra de fé e prática e que são sensíveis ao que o Espírito Santo está falando a respeito da importância da unidade para que possamos conhecer esses outros irmãos, sua fé, sua experiência e suas necessidades. Podemos, então, começar a orar uns pelos outros.

À medida em que orarmos uns pelos outros, aprenderemos a amar esses irmãos e a minimizar as pequenas diferenças que existem entre nós em matéria de prática (costumes, usos, formas de louvar, etc.). Mas para que isso ocorra, não podemos fazer nossa comunhão depender de que não haja diferenças menores entre nós. A comunhão será resultado sobretudo de as Igrejas passarem a ouvir a voz do Senhor Jesus (Jo. 10:16) e a se submeterem na prática (não apenas na teoria) ao Governo do Senhor. Caberá ao Senhor, quando e se quiser, começar a nos esclarecer sobre essas diferenças. Temos de confiar na Sua operação miraculosa nesse campo tão delicado que é a Unidade da Igreja. De outra forma, jamais caminharemos no sentido dessa Unidade.


Neste estágio inicial é muito mais fácil haver uma comunhão entre grupos pentecostais e carismáticos (não-extremistas), pois esses grupos crêem que o Senhor Deus continua a falar à Sua Igreja e estão, portanto, sensíveis aos conselhos do Senhor e à direção do Senhor Jesus como Cabeça da Igreja.
Posted: 11 Jan 2015 07:19 AM PST

Posted: 11 Jan 2015 06:41 AM PST
Jeremias 51:50  -"Vós, que escapastes da espada, ide-vos, não pareis; de longe lembrai-vos do Senhor, e suba Jerusalém ao vosso coração".

            -           Escapar da espada - morte que o mundo preparou para o homem - destruição.
            -           O juízo que era para a morte.
            -           Ide e não pareis - não se pode parar a salvação, a salvação é dinâmica, não podemos parar no caminho
                        Ide - significa caminhar, seguir.
            -           De longe lembrai-vos do Senhor - a todo instante a comunhão (lembrai do Senhor), sentir a sua presença, não esquecer do novo nascimento, do local de onde veio, mesmo que o tempo passe, nunca se esquece de onde o Senhor o tirou (lembrai disto).
            -           E suba sempre Jerusalém ao seu coração.

                        A Jerusalém celestial deverá sempre está no seu coração, a vida eterna sempre deverá ser o seu objetivo.

Posted: 11 Jan 2015 05:53 AM PST
Aprendendo o segredo de viver contente em toda e qualquer situação – Filipenses 4:12
Um dos grandes desafios da vida cristã é aprender a viver contente em toda e qualquer situação. O aprendizado do contentamento exige a maturação do tempo e a experimentação da vida. O contentamento que independe das situações é forjado por Deus na vida dos Seus filhos em tempos de dificuldade, muito embora seja necessário em todas as ocasiões.
O termo usado por Paulo para descrever o contentamento é ατάρκης (gr. autarkës), um termo que não acontece nenhuma outra vez em todo o NT. O sentido do termo em sua origem era de auto-suficiência, e como tal era usado para descrever independência. Entretanto, Paulo o usa para descrever sua confiança na provisão divina (v.13), e com isso demonstra que o contentamento cristão não é baseado na auto-suficiência, mas na dependência do Deus que cuida e sustenta Seus filhos.
Ao comentar esse verso William Barclay conclui que "Paulo poderia enfrentar qualquer coisa, porque em todas as situações que ele tinha Cristo; aqueles que andam com Cristo podem lidar com qualquer coisa". Essa é a confiança que temos em Cristo: Com Ele podemos lidar com qualquer situação, pois sempre O temos conosco.

É COM ESSA CONFIANÇA QUE PRETENDEMOS ENFRENTAR ESSA NOVA ETAPA DA NOSSA VIDA.

Amanda Franchini Berti
Amanda Franchini Berti
Há cerca de quatro meses a Amanda (minha esposa) começou a sentir um incomodo na mama direita que aos poucos foi nos deixando preocupados. Há cerca de aproximadamente um mês, após uma longa seção de consultas e exames, nós recebemos a notícia de que não havia nada errado com a saúde da Amanda. Nós celebramos, comemoramos e agradecemos a Deus pelo livramento. Infelizmente, entretanto, os sintomas que nos preocupavam não diminuíam.
Foi então que o médico que acompanhava a Amanda sugeriu novos exames que vieram a diagnosticar que algo estava de fato errado com sua saúde. No resultado da ressonância nós descobrimos que o tumor encontrado na mama direita da Amanda era  possivelmente maligno. Conhecendo o histórico familiar da Amanda, o médico prontamente nos encaminhou para um oncologista.
Nessa terça-feira (9/12) a Amanda foi submetida à biópsia e ontem (11/12) nós recebemos a notícia de que a Amanda está com câncer. Segundo nosso oncologista, o procedimento mais seguro no caso dela seria a mastectomia. Antes de confirmar o procedimento, entretanto, ele recomendou um exame de DNA que verificaria a existência de alguma irregularidade com os genes BRCA1 e BRCA2. Caso tal irregularidade seja constatada, então a sugestão dele seria a mastectomia dupla preventiva.
Certamente nossos próximos dias não serão fáceis, mas nós estamos aprendendo a viver contentes em toda e qualquer situação. Nós sabemos que Cristo está conosco e que com Ele podemos enfrentar situações difíceis. Sabemos que Cristo manifesta Seu cuidado através de Sua graça e de Sua igreja, e que Ele também não hesitará em manifestar Seu amor em nossas vidas, independente das dificuldades que temos a enfrentar.
Por isso, junte-se a nós em oração pela Amanda. Nós acreditamos que Deus é maior e mais belo que nossa luta, e que com Ele podemos desfrutar do melhor de Sua graça, mesmo quando a situação é preocupante e assustadora. Apesar de tudo, Ele está conosco e com Ele podemos enfrentar essa situação.
Em suas orações, lembrem-se também do Nathan e da Melissa, que apesar da pouca idade já puderam perceber a gravidade de situação. Nós não conseguimos mensurar como ou quanto os pequenos eventos dessa aventura tem afetado nossos filhos, mas nosso desejo é que possam aos poucos conhecer a Graça do nosso Deus.
Orem também por mim, afinal essa é minha última semana de aulas e tenho as provas de encerramento de semestre na próxima semana. Na tentativa de ser um bom pai para as crianças e um bom marido para a Amanda, nesses últimos dias não tenho tido tempo para ser um bom aluno.
No mais, agradeçam a Deus por tudo o que tem feito por nossa família. Sabemos que Ele é bom e que cuida dos Seus filhos com amor paternal.
Um grande abraço,
Marcelo Berti 
https://marceloberti.wordpress.com/2014/12/12/na-saude-ou-na-doenca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário