14 novembro 2011

Prontos com Razão

 
Prontos com Razão
"Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito... " (1 Pedro 3:15-16)

A Bíblia é um livro espiritual. É também um livro de lógica, e a fé cristã é uma fé lógica. Claramente haverá um momento na vida de cada pessoa onde ela dará um passo de fé, mas há um desdobramento lógico para as verdades que são encontradas na Bíblia. Elas se encaixam. Elas fazem sentido. E quanto mais você as entende, mais você vê que as outras filosofias do mundo realmente não fazem sentido.

Precisamos reconhecer que quando buscamos compartilhar o evangelho com as pessoas elas frequentemente querem que vejamos as supostas razões pelas quais não se voltam para Cristo ou trazem à tona a grande questão que tem lhes incomodado.

Precisamos saber o que as Escrituras ensinam. A Bíblia nos diz que, como crentes, devemos sempre estar prontos para responder a razão da esperança que temos (ver 1 Pedro 3:15). A frase usada para "responder" neste versículo é fascinante, porque vem da palavra grega, apologia, da qual nós temos a palavra derivada: apologética. Esta palavra significa dar uma defesa verbal a qualquer um que nos pede uma explicação lógica.

No entanto, devemos fazer isso com mansidão e respeito, mantendo a consciência limpa, de modo que aqueles que falam mal contra nosso bom comportamento em Cristo serão envergonhados por suas calúnias. Devemos ter respostas, mas devemos dá-las com mansidão e respeito, não com arrogância. Não com uma postura de "sabe-tudo", mas com humildade.
__,_._,___