21 outubro 2011

A Sabedoria


A Sabedoria
 
 
O Mistério da Sabedoria
 
Job 28:
 
12 Mas a sabedoria, donde é que ela vem?
13 Não se ncontra neste mundo, e nenhum ser humano conhece o seu preço.
14 O abismo diz: 'Nao esta aqui!' e o mar profundo repete: 'Aqui também não está!'
15 Nao se vende a troco de ouro, nem se paga a peso de prata.
21 Está escondida, longe do olhar dos seres vivos, onde nem as aves do céu a podem descobrir.
22 A morte e o mundo dos mortos declaram: 'So conhecemos de ouvido.'
23 Deus conhece os caminhos da sabedoria; É ele que conhece a sua origem.
24 Pois o seu olhar atinge até ao extremo da terra e observa tudo aquilo que há no mundo.
28 Depois disse aos homens: "A sabedoria é respeitar a Deus, a inteligência consiste em evitar o mal."
 
Procura da Sabedoria
 
Provérbios 2:
 
1 Meu filho, se aceitares as minhas palavras e seguires com vontade os meus preceitos,
2 com os teus ouvidos atentos a sabedoria e o teu coração aberto para o entendimento;
3 se pedires inteligência e entendimento com todo o teu coração;
4 se a procurares como quem procura a prata, se a buscares como um tesouro escondido,
5 Então compreenderás o que significa respeitar o Senhor e chegarás ao conhecimento de Deus.
6 Porque o Senhor é quem dá a sabedoria e dele procedem o saber e o entendimento
9 Assim compreenderás o que são a justiça e a rectidão, o equilíbrio e os caminhos do bem, 
10 pois a sabedoria entrará no teu coração e experimentarás a doçura do saber.
11 A reflexão te guardará e o entendimento te amparará,
12 Livrando-te do mau caminho e dos homens que planeiam falsidades;  
 
 
Vantagens da Sabedoria
 
Provérbios 4:
 
1 Filhos, oiçam as advertências de um pai; estejam atentos para adquirirem conhecimento.
2 Pois a instrução que vos dou é boa; não abandonem os meus ensinamentos.
3 Também eu tive um pai para me educar e fui amado ternamente por minha mãe.
4 Meu pai ensinava-me assim: "Grava as minhas palavras no teu coração, o que te ordeno e viverás.
5 Adquire sabedoria e entendimento; não esqueças nem te desvies dos meus conselhos.
6 Não abandones a sabedoria e ela te guardará; ama-a e ela te protegerá.
7 Acima de tudo adquire sabedoria e conhecimento, ainda que te custem tudo o que possuis.
8 Conquiste-a ela te engrandecerá; abraça-a e ela te honrará,
9 e colocará um diadema na tua cabeça, coroando-te assim de esplendor."
10 Escuta e acolhe as minhas palavras, meu filho; fá-las tuas e terás mais anos de vida.
 
 
Deus abençoe a todos!