03 outubro 2011

"O Seu Trabalho Será Mesmo Importante?..."

 




O Seu Trabalho Será  Mesmo Importante?...
Por Robert J. Tamasy
Doug Sherman e William Hendricks escreveram um livro interessante com o título, "O Seu Trabalho Importa Para Deus".  Imagino que algumas pessoas ao olharem para esse título, devem ter pensado com seus botões:  "Vocês devem estar a brincar!"  Afinal de contas, a maioria de nós imagina um espaço vazio a dividir o sagrado e o secular, como se fosse um abismo largo demais para ser ligado.  Ou como linhas paralelas, destinadas a nunca se encontrarem.  Mas será isso realmente verdade?  Será que o espiritual e o material se excluem mutuamente?  Será que o que acontece dentro do escritório do executivo ou de um gabinete escapa à atenção do Todo Poderoso? 
Li recentemente uma declaração de Andrew Murray, o sul-africano que morreu há cerca de noventa anos.  Apesar do tempo já decorrido, a sua observação sobre o trabalho permanece tão verdadeira quanto no dia em que foi escrito: 
"Algumas pessoas pensam que Deus é o seu provedor no que se refere às coisas espirituais, mas não às temporais.  Porém, quando Deus nos envia para trabalhar no mundo, Ele não diz:  'Agora preciso de me ir embora, enquanto tu vais ganhar tua subsistência'.  Ao contrário, Deus diz:  'Meu filho, não há trabalho que faças, ou negócio com o qual te envolvas, em que Eu, o teu Pai, não esteja contigo, através do Meu poder e da minha provisão'.  A maior parte da vida de muitas pessoas é gasta no meio das tentações e das agitações profissionais e dos negócios;  mas Deus cuidará delas ali.  O cuidado de Deus abrange as suas vidas como um todo."  
A maioria de nós passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outra parte, incluindo o nosso lar.  Dedicamos 40, 50, 60 horas semanais ou mais no desempenho de funções e responsabilidades, pelas quais recebemos uma remuneração. Podemos conduzir as nossas tarefas profissionais ou os nossos negócios sem usar uma terminologia espiritual ou religiosa, mas porque razão achamos que Deus não tem interesse na nossa carreira ou profissão? 
A Bíblia fala muito sobre o trabalho, começando no primeiro capítulo do primeiro livro:  "Deus abençoou-os e disse-lhes:  'Sejam férteis e multipliquem-se!  Encham e subjuguem a terra!...  Eis que vos dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes.  Elas servirão de alimento para vocês"  (Génesis 1:28 e 29).  Depois da desobediência de Adão, Deus amaldiçoou a terra, tornando o trabalho muito difícil.  Mas este não perdeu a santidade inerente a um chamamento divinamente ordenado.  Embora a tradição humana tenha por vezes comunicado pontos de vista diferentes, na Bíblia não há hierarquia de tarefas, indicando que trabalho "secular" seja menos valorizado por Deus do que o trabalho "eclesiástico", realizado em igrejas ou em campos missionários.
Diversas declarações das Escrituras sobre o trabalho asseguram-nos que ele é nobre e também uma ocupação e um privilégio, baseado nos princípios de Deus. 
O valor do trabalho.  "Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer no seu trabalho.  E vi que isso também vem da mão de Deus, porque, sem Ele, quem poderá comer ou encontrar alegria?"  (Eclesiastes 2:24 e 25). 
A motivação do trabalho.  "A fome estimula a actividade do trabalhador, pois ele quer saciar o seu apetite"  (Provérbios 16:26).
A recompensa do trabalho.  "Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo"  (Provérbios 12:11).
O objetivo do trabalho.  "Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em acção, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai... Façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens"  (Colossenses 3:17, 23).


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani.  Revisão e adaptação por Heike Gomes.


Questões Para Reflexão ou Discussão
1.   Se alguém lhe perguntasse:  "O seu trabalho será importante para Deus?", o que responderia? 
2.   Já havia considerado o seu trabalho, anterior ou actual, como uma vocação sagrada?  Porquê?
3.   O trabalho já foi algumas vezes chamado de "um mal necessário", como se a vida fosse muito mais agradável se o trabalho fosse diminuído ou eliminado.  O que acha disso?
4.   Em que medida é que o trabalho que desempenha hoje seria diferente se seguisse o conselho expresso em Colossenses, que estimula os seguidores de Jesus a "trabalhar com todo o coração, como para o Senhor, e não para homens"? 
Se desejar considerar outras passagens sobre o tema, consulte:  Provérbios 6:6-8; 10:5.  (Se ainda não possuir a Bíblia sugerimos usar o seguinte link:  http://www.biblegateway.com/versions/?action=getVersionInfo&vid=37  para verificação dos textos bíblicos.
(Se desejar adquirir uma Bíblia, pode fazê-lo através da Sociedade Bíblica, ou no sítio http://www.abibliaparatodos.pt/Home.aspx ).
__,_._,___