03 outubro 2011

BENDITO TRABALHO!




BENDITO TRABALHO!



Adão e Eva estavam felizes no Paraíso, passeando e conversando com Deus, até que um dia eles foram desobedientes. Deus os expulsou do Paraíso e lhes disse: "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó e ao pó tornarás." (Gênesis 3:19). Assim, o trabalho se tornou uma ocorrência na vida. De fato, a mais importante para quase todos nós que temos de trabalhar para sobreviver.

O trabalho talvez para alguns pode até mesmo parecer uma punição – o trabalho que você detesta, o que dá a impressão de que não está levando você a lugar algum. Mas, tenha certeza de uma coisa: Isso não é uma punição, mas uma forma que Deus usa para nos fortalecer.

Diariamente uma porção de gente vai trabalhar, multidões incalculáveis, muitas vezes obrigadas a viagens cansativas, para executar tarefas que abominam ou simplesmente toleram. Todos os dias, no mundo inteiro, homens e mulheres – e infelizmente crianças também – cumprem penosamente suas obrigações.

Qual o sentido nisso? O que Deus deseja nos ensinar todos os dias? A mão de Deus estará atrás de tudo, guiando, animando, sustentando, sempre mantendo aberta a porta da fuga? Será que Deus mergulha como os mineiros no interior da terra e os ajuda a extrair carvão? Estará Ele disposto a abrandar o calor das fornalhas que queima a pele do operário, ou a aliviar o peso da bandeja do garçom?
Sim, com certeza Deus está implícito em tudo o que fazemos; Deus está lá, aguardando a nossa determinação. Dever. Honra. Lealdade. Obrigações. Deus sabe o quanto necessitamos desses valores, hoje mais do que nunca. E é através do trabalho que o Senhor nos aperfeiçoa!

Nada do que acontece no maravilhoso esquema da vida é sem conexão. Cada fato tem seu propósito. Se eu agora relembrar alguns dos empregos que tive (e na maioria deles não foi uma escolha minha), posso perceber a importância e os ensinamentos que cada um deles me trouxe. Na realidade, não havia sofrimentos neles. Compreendo agora como eram triviais, considerando as condições sob as quais uma porção de gente trabalha. Eu era demasiadamente jovem e inexperiente, pouco conhecia de minhas possibilidades e meu relacionamento com Deus não era bastante para que eu compreendesse que Ele estava lá. No entanto, mesmo sem perceber, eu ia aprendendo uma porção de coisas. Lições de cortesia, paciência e humildade.

Somente depois de anos, agora já mais maduro e marcado pela vida, me dou conta dos argumentos e compreendo algumas respostas que Deus me deu ao longo da vida através de cada trabalho que tive de executar.

Na verdade, tudo conduz ao Senhor. Cada um de nós deve perguntar a si mesmo: Para que patrão estou trabalhando? Paulo nos diz que devemos "servir (trabalhar) de boa vontade, como ao Senhor, e não como a homens" (Efésios 6:7).

Certamente estarei trabalhando para Deus se meu trabalho for útil para outras pessoas, se satisfazer suas legítimas necessidades, se ajudar, em vez de prejudicar.

Talvez eu tenha de varrer ou até esfregar o chão do meu escritório; posso ter até de lidar com o lixo da minha empresa. Talvez não goste de fazer isso, mas agradecerei a Deus por ter forças para fazê-lo. Não me considerarei importante demais se for essa a tarefa que me for atribuída. Não pedirei que alguém faça algo que eu mesmo não seja capaz de fazer. E fazendo isso, com certeza descobrirei recompensas que de outro modo não teria conquistado.

E por fim chego à inevitável comparação: na noite da última Ceia, Jesus ajoelhou-se para lavar os pés sujos e calejados de seus discípulos. E como Pedro protestou: "Não faça isso, Senhor!", Jesus replicou que todos devemos ser iguais, que não há grandes e pequenos no Reino de Deus.

Tendo isso em minha mente, posso encontrar Deus no trabalho mais humilde que eu tiver de fazer.

Amor por seu trabalho. É isso, entende? Porque Deus é amor. Quando acrescentamos prazer ao trabalho que devemos executar ao longo da nossa vida, é porque reconhecemos que Deus está nos conduzindo. E quando trabalhamos com prazer, mais facilmente encontraremos Deus.

E há ainda uma última coisa sobre a qual eu gostaria de falar. É a dedicação – empenhar-se de tal maneira na execução de seu trabalho que você se torna capaz de suportar grandes sacrifícios para concluí-lo, dando-lhe tudo de si mesmo e até um pouquinho mais.

Se seu trabalho é realmente vital então você se empenhará de corpo e alma para executá-lo. Não para competir com alguém, não para ganhar dinheiro, não para receber louvores, mas apenas para satisfazer-se com o cumprimento de sua missão.  – a missão que Deus lhe deu.

E longe de afastar você de Deus, o seu trabalho será uma forma de adoração. De comunhão. De saber que você está verdadeiramente com Ele e Ele está com você.

Deus te abençoe!

Sérgio Müller