14 junho 2011

Orgulho



 ORGULHO

"Enquanto buscou o Senhor,
Deus o fez prosperar"
(2Cr 26.5b)


    Uzias foi um homem muito rico que reinou em Judá no oitavo século antes de Cristo. Durante seu governo o reino prosperou.
Ele se interessou por agricultura e criação de animais; escavou cisternas, ergueu torres de proteção e reconstruiu cidades. No texto de 2 Crônicas 26.3-21, o descreve como um homem de guerra que lutou contra vários povos e foi vitorioso.  Ele também
recebia o pagamento de tributos de outras nações, tinha rebanhos e lavradores e um exército capaz, entre outras coisas.  O texto faz questão de enfatizar que ele se tornou muito poderoso e famoso. Talvez essa tenha sido a causa de sua ruína.Um dos problemas do ser humano é o orgulho diante das coisas que possui. Não é errado possuir bens, o problema é quando estes
levam a pessoa a corromper-se e à exaltação própria. O resultado disso pode ser visto no versículo 16 do texto de hoje. O rei Uzias, após tornar-se homem forte e exaltar-se, foi infiel ao Senhor. Assim, o poder levou ao orgulho, e este à infidelidade.
Quando alguém acredita que é grande por suas próprias forças e riquezas, também acaba acreditando que não precisa de Deus.
 Uzias esqueceu que sua grandeza fora dada pelo Senhor e a consequência disso foi sua humilhação. Poderoso e  orgulhoso,
 o rei acreditou que poderia fazer qualquer coisa, inclusive algo que não lhe cabia: oferecer incenso no santuário.
Somente os sacerdotes podiam fazer isso. Uzias não se contentou com o que possuía e quiz algo que não estava destinado a ele.
 O resultado foi trágico: como castigo, ficou leproso e teve de viver afastado das pessoas e da casa do Senhor até sua morte.
 Sua história é um alerta para que não sejamos orgulhosos, quer o Senhor nos tenha dado muito, quer pouco.
Nossa ruína ou vitória vai depender do que influencia nossas ações: as coisas que temos ou o nosso compromisso com o Senhor - MZK


"Todo o que se exalta será humilhado,
e o que se humilha será exaltado"
(Lc 14.11)

Boa semana para você
Deus o abençõe ricamente
Com carinho,
Maida


Créditos
Texto
Pão diário
Scrap
Pintando o sete
Arte e formatação

Nenhum comentário:

Postar um comentário