17 junho 2011

O Temor do Senhor/ Pr Márcio Valadão - Para aqueles que temem

 

Para aqueles que temem

Deus tem reservado para você uma herança. Há uma herança especial para os que temem o Senhor, como está escrito no Salmo 61, verso 5: "Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome." A herança de Deus não é apenas de cifrões, porque só o dinheiro não traz a felicidade, a herança do Senhor é o bem da vida. E a vida é tão simples, porém muitos não conseguem desfrutar da herança que Deus tem para os seus filhos aqui, nesta terra. Muitos dizem: "Ah, eu terei um lar depois que eu morrer, no céu eu vou receber uma herança, eu vou andar nas ruas de ouro".
Querido, eu quero a minha herança aqui também. Claro que existe a maior das heranças para nós quando formos para o lar celestial, contudo, preciso desfrutar da herança do Senhor aqui e agora, como um testemunho de vida para os outros. Herança de paz, de plenitude do Espírito, de vida abundante, de uma família bonita, amigos sinceros e leais. É isso o que eu quero, é isso que é herança. Coisas são apenas coisas.
Há uma herança para os filhos, há uma herança para os que temem o Senhor. O temor é a porta, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria [...]" (Pv 9.10). Você quer ser o alvo da misericórdia de Deus, mas existe a misericórdia ampla e existe a misericórdia específica. O cuidado de Deus para com todos é um cuidado amplo, mas Deus tem um cuidado específico com um grupo de pessoas: aqueles que o temem. Veja o que diz o Salmo 103, verso 11: "Pois quanto o céu se alteia (exalta) acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem", e o temor do Senhor é aborrecer o mal. Por isso que  a Palavra fala a respeito de Jesus, que Ele se deleitaria no temor do Senhor (Isaías 11.3).
Eu e você podemos experimentar a compaixão do Senhor. O verso 13 do Salmo 103 diz: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem." Podemos perceber a tremenda importância do temor de Deus em nossa vida e as consequências da falta de temor. Quando não temos o temor de Deus, não experimentamos a misericórdia em plenitude, não experimentamos a compaixão em plenitude, não vivemos debaixo do olhar protetor do Senhor, não usufruímos da plenitude da bondade do Senhor, não gozamos da intimidade dele, não experimentamos a orientação do Senhor. Diz a Palavra no Salmo 111, verso 5: "Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança." Desde o momento em que você se compromete com o Senhor, no momento que você teme o Senhor, a despeito de ninguém estar vendo, Deus vê, e não se esquece.
Aqueles três moços: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (veja Daniel 3), temiam o Senhor, e foram desafiados a se curvarem, por um instante só, diante de um ídolo. Eles estavam a milhares de quilômetros de Israel, e o rei baixou um decreto dizendo que todos, ao ouvirem o som da trombeta, teriam que se ajoelhar diante da imagem, se alguém não se ajoelhasse seria lançado na fornalha de fogo ardente. Quando todos se ajoelharam aqueles três permaneceram de pé. O que os sustentava? O temor do Senhor. O mesmo aconteceu com Daniel e ele foi lançado na cova dos leões e houve o livramento, pelo temor do Senhor. Em Gênesis 39, temos o relato do episódio de quando José foi assediado pela mulher de Potifar. Este havia viajado e sua mulher, extremamente sensual, quis deitar-se com José, mas ele fugiu.
Por que ele tomou essa atitude? Por causa do temor do Senhor. José não se importou com o resultado da atitude que tivera. E o resultado não fora nada bom. Ele foi lançado num presídio e aparentemente parecia ser o seu fim, mas o Senhor o levou ao trono do Egito. Muitas vezes você não entende porque, ao temer o Senhor, passa por tantas circunstâncias. Por que vem o fogo ardente? Por que você teme o Senhor e é cercado por leões? Mas, saiba que mesmo em meio ao fogo, você não será queimado, os leões não o devorarão.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário