15 junho 2011

Falando de Mulheres...Isabel


 

Isabel

Bíblia de Estudos da Mulher
Editora Atos
Tradução Almeida Corrigida Fiel (ACF)


Você já se sentiu como se a sua vida tivesse passado?
Ou com a sensação de que as suas esperanças e seus sonhos nunca irão se concretizar?
Então, você pode se identificar com Isabel.

Enquanto o marido dela, Zacarias, encontrou realização em uma atividade de destaque, como sacerdote, Isabel teve negada a função básica das mulheres de seu tempo: a maternidade. Como resultado, apesar de ter vindo de uma família tradicional (ela era descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote - Lucas Cap.1 Vers. 5), se sentia desprezada pelas pessoas (Lucas Cap.1 Vers. 25). Ao encontrarmos Isabel , ela já era uma mulher "de idade avançada" (Lucas Cap.1 Vers. 17 e 18) e sabia que toda a esperança de ter filhos estava perdida para sempre.
É fácil supor que Isabel se sentia profundamente desapontada por causa de sua condição. Contudo, não há nenhuma indicação de que ela fosse uma pessoa amargurada ou que houvesse se voltado contra Deus. Em vez disso, nos é revelado que andava "sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do SENHOR" (Lucas Cap. 1 Vers. 6)
Então, de forma fantástica, Deus se manifestou . O anjo do SENHOR disse a Zacarias que Isabel teria um filho – e que não seria uma criança qualquer. O filho dela seria "grande diante do SENHOR" (Lucas Cap. 1 Vers. 15), "no espírito e virtude de Elias" (Lucas Cap. 1 Vers. 17).
Zacarias não pôde acreditar. E, por isso, ficou mudo antes mesmo que pudesse contar à esposa aquela notícia maravilhosa. Não sabemos se ele conseguiu transmitir a mensagem do anjo para Isabel u não. Mas sabemos que, quando ela concebeu, imediatamente reconheceu sua gravidez como um presente gracioso do SENHOR (Lucas Cap. 1 Vers. 25)
De repente, toda a vida de Isabel mudou. Tida como estéril e desprezada, agora ela era o assunto da cidade (Lucas Cap. 1 Vers. 65 e 66). Já não era mais simplesmente esposa de um sacerdote respeitado; era obre Isabel que o Espírito Santo estava. (Lucas Cap. 1 Vers. 41). Enquanto Zacarias permaneceu mudo, foi Isabel quem disse com intrepidez o nome que Deus havia escolhido para o filho dela. (Lucas Cap. 1 Vers. 60)
O segredo da realização pessoal de Isabel era mais profundo do que simplesmente ter um filho. Sua vida foi mudada porque o SENHOR agiu em seu favor. (Lucas Cap. 1 Vers. 25), derramou seu Espírito Santo sobre ela (Cap. 1 Ver. 41) e deu-lhe um papel no reino vindouro de Deus.
A esterilidade em nossa vida pode ser diferente daquela que Isabel teve de enfrentar, mas o caminho para a realização final é o mesmo. Também sabemos que o SENHOR fez grandes coisas por nós na cruz. Também recebemos o Espírito Santo e cada um de nós tem sido chamado para servir de uma forma peculiar. Mesmo quando a vida parece já ter passado, podemos achar a nossa realização no SENHOR porque "para Deus nada é impossível" (Lucas Cap. 1 Vers. 37).

Para saber mais a respeito de Isabel, leia Lucas Cap. 1 Vers.1 ao 80.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário