01 junho 2011

A Essência da Oração/ Pr Márcio Valadão - Não Oferecereis Incenso Estranho

 

NÃO OFERECEREIS INCENSO ESTRANHO

A Bíblia fala de dois tipos de incenso: do incenso santo, puro, e do incenso estranho. Nossas orações são como incenso puro, como aquele perfume que sobe diante do Senhor. Vamos ler, para entendermos melhor, o que o Senhor nos fala em Êxodo 30 versos 3 a 9, onde vemos que o trono do Senhor é sempre de ouro; e ouro é aquele metal sem impurezas, refinado. Isso significa que para Deus tudo é puro, santo, perfeito. Leiamos:

"De ouro puro o cobrirás, a parte superior, as paredes ao redor, e os chifres; e lhe farás uma bordadura de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da bordadura; de ambos os lados as farás; nelas, se meterão os varais para se levar o altar. De madeira de acácia farás os varais e os cobrirás de ouro. Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo. Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará. Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo perante o SENHOR, pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem ofertas de manjares; nem tampouco derramareis libações sobre ele." Preste bem atenção no versículo 9: "[...] não oferecereis sobre ele incenso estranho [...], ou seja, aquele incenso que não é feito com ervas aromáticas; seria aquele incenso que não tem perfume agradável ao Senhor; provavelmente, o incenso mais barato, falsificado. O Senhor diz: "Não oferecereis orações estranhas sobre o meu altar". No Velho Testamento, quem oferecesse um incenso estranho recebia pena de morte. Em Levítico capítulo 10 versos 1 a 3, encontramos dois sacerdotes que ofereceram incenso estranho ao Senhor. Vejamos o que aconteceu com eles. "Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhe não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou." Nadabe e Abiú eram filhos de Arão, mas fizeram oferendas de incenso e fogo estranho; e o Senhor não os aceitou. Eles foram mortos e o Senhor disse: "[...] Mostrarei a minha santidade naqueles que se chegarem a mim e serei glorificado diante de todo o povo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário