14 junho 2011

[Análise do Salmo 91 | versículo 1]


[Análise do Salmo 91 | versículo 1] 
http://solascriptura-tt.org/Sermoes/E9E-Salmo91.1EhParaCrentes.Creia-MGross.htm

Sl 91:1 Aquele que habita 
no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Deus tem um esconderijo? Onde fica?

Sl 27:5  Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.
Sl 31:20  Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.
Sl 61:4  Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.)

Parece talvez ser algum tipo de pavilhão ou tabernáculo

Is 8:14  Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
Ez 11:16  Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ainda que os lancei para longe entre os gentios, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes serei como um pequeno santuário, nas terras para onde forem.

Esse pavilhão, tabernáculo ou santuário, é a presença de Deus.
Assim, o esconderijo não é um lugar, mas é O Próprio Deus.

Sl 32:7 ¶  Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)
Sl 61:3  Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo.
Sl 90:1 ¶  Oração de Moisés, homem de Deus SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Sl 17:8 ¶  Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
Sl 36:7  Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.
Sl 57:1 ¶  Para o músico-mor. Al-Tachete. Mictão de Davi, quando fugia de diante de Saul na caverna Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.


Sl 91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Se o esconderijo do Altíssimo é O Próprio Deus, como  é que faço para habitar lá?
Como habitar em Deus, se Deus é Espírito Jo 4:24, e não um lugar físico?

1Jo 4:15  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
1Jo 4:16  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Para habitar no esconderijo do Altíssimo, é necessário confessar Sl 32:5; Jesus Cristo Rm 10-9-10, num sentido mais amplo, ser salvo 1Tm 6:12, nascido de novo Jo 3:3.



Sl 91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Como o verso é direcionado aos salvos, isso significa que de um modo geral, a igreja verdadeira 1Co 12:27 descansa na sombra do Onipotente, que é também o amado Mt 9:15 com quem a igreja se casará Ap 19:9;

Ct 2:3 ¶  Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.



Sl 91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Que tipo de descanso o salvo terá na sombra do Onipotente?
Descanso de nunca mais trabalhar, ou algum outro tipo de utopia mundana?
Isso não contradiz que os salvos terão tribulações, como diz essa passagem: 2Co 7:4  Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.?

Não.

Mt 11:29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mt 11:28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

O descanso é essencialmente espiritual devido a:

1) A presença de Deus
Êx 33:14  Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Sl 23:2  Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

2) A resposta positiva de Deus
Sl 116:7  Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.
Is 14:3  E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,

3) A evidente certeza da salvação que Deus oferece
Is 28:12  Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
Is 30:15  Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.

4) A duração, pois é eterno
Ap 14:13 ¶  E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.



Sl 91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Se Ele é Espírito Jo 4:24, então, como Ele pode ter uma sombra?

E como a luz poderia ter sombra, já que todas as vezes que Deus aparece, é descrito com grande luz. Sl 27:1;  36:9; 84:11; 118:27; Is 60:20; Mq 7:8; Hc 3:4; 1Jo 1:5; Ap 22:5?

Isso não contradiria outra passagem que diz que Deus não tem sombra
Tg 1:17  Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. ?

A resposta, é que uma sombra, é uma correspondência exata do objeto que esta fazendo a sombra. E também é uma nítida influência, pois se existe alguma sombra, é por que "alguma coisa" está criando a sombra.

Pensemos em um homem e um tijolo no chão.

Durante o dia, sob a luz do sol, um homem poderia propositalmente se deslocar em direção a um tijolo, de forma que a sua sombra fique sobre o tijolo, fique parcialmente sobre o tijolo, ou não fique sobre o tijolo.

Da mesma forma, Deus pode fazer com que a Sua Sombra, ou a Sua influência, esteja sobre o salvo, quando Ele quiser, e da maneira que Ele quiser, sob o total e absoluto controle Dele.

Hb 13:5  Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

Mas se o salvo pecar, ele não estará fugindo do refugio do Altíssimo e perdendo a salvação?

Não.

Cl 3:3  Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Deus poderia simplesmente mudar um pouco a sua área de influência, deixando o salvo exposto a ataques malignos propositalmente, como punição, já que Deus é Justo Juiz  Jr 11:20; 2Tm 4:8

Hb 12:8  Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
 
 
CONCLUSÃO
 
Não apenas o primeiro verso, mas todo o Salmo, se trata de promessas de Deus para um salvo.

Portanto, se você nunca nasceu de novo, o conteúdo desse Salmo é para outra pessoa, não é para você.

Você quiser que as promessas desse Salmo sejam para você, então você deverá nascer de novo, como Cristo manda.

Jo 3:3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário