23 junho 2011

Com Decência e Ordem



Com Decência e Ordem  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 14:40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

Os coríntios perguntaram a Paulo a respeito dos dons de Espírito, especialmente o de profecia e o de falar línguas. Após alguns conselhos de bom senso espiritual, escreve o Apóstolo: "Tudo deve ser feito com decência e ordem" (I Coríntios 14:40).

Todo desequilíbrio causa indecência e desordem. A decência tem a ver com adequação, decoro, limpeza, compostura. Por isso, sempre que ocorre a decência, acontece a ordem. São essas virtudes, ensinadas pelo Espírito Santo, que Paulo propõe, seja na vida comunitária, como é o caso do culto público, seja na vida pessoal. Por isso, zelo demasiado, emoção demasiada, racionalidade demasiada, espontaneidade demasiada, trabalho demasiado - essas e todas as demasias alimentam a indecência e produzem a desordem.

Decência e ordem são bênçãos do Senhor em nossa vida cristã. Elas equilibram os crentes que são de mais e os crentes que são de menos. Elas amaciam temperamentos incontrolados. Elas estimulam os que sofrem de timidez espiritual. O cristão decente não faz aquilo "que bem entende". Ao consultar ao Senhor e ao depender do Senhor, ele vivencia o tempo do Senhor e a ordem do Senhor. Após experimentar a "ordem" do Senhor, e somente após descobrimos, admirados, a adequação da soberania e da providência divinas. Faz sentido fazer "tudo com decência e ordem".


Nenhum comentário:

Postar um comentário