25 março 2011

RECONHECIMENTO TARDIO

 

RECONHECIMENTO TARDIO

Lucas 23.46-49

Um dos erros mais comuns entre nós seres humanos é o de reconhecer tarde demais. A maioria das pessoas só reconhece o valor do emprego, depois que é demitido, outros só reconhecem o valor de uma amizade verdadeira, depois que já se perdeu, outros só irão dar valor para sua vida e para sua saúde, no momento que se encontrar prostrado sobre uma cama e ter que depender de ajuda para poder viver.
Em um velório temos a ilustração mais contundente desta verdade, percebemos quantos filhos chegam para o pai ou para mãe falecido e começam a pedir perdão, chorar e gritar arrependido por não ter dado o valor corretos para os seus pais quando eram vivos ou fazem declarações de amor que quando em vida nunca o fizeram...a esposa enlutada faz declarações de amor que talvez nunca o fez quando este estava vivo.
Este erro de reconhecer tarde demais se torna fatalmente grave quando e tratar de reconhecer a Jesus Cristo como Salvador! Existem pessoas que reconhecem a tempo e são salvos, são libertos, são transformados para uma vida feliz e cheia e esperança, mas outros...
Em sua arrogância, vaidade e presunção, muitas pessoas têm se perdido, se precipitado no inferno porquê não quiseram reconhecer a JESUS como seu único SENHOR e SALVADOR quando ainda tinham tempo!

I - RECONHECENDO A TEMPO

1. O Cego de Jericó (Marcos 10.46)

Em Jericó encontrava-se um cego, chamado Bartimeu, que mendigava a beira do caminho. Ouvindo barulho de passos de uma grande multidão, interessou-se em saber quem de tão grande importância passava por ali, quando lhe disseram, "Jesus de Nazaré esta passando em Jericó", Bartimeu imediatamente começou a gritar, "Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim".
Pessoas religiosas, porém hipócritas, ficaram chocadas com os gritos desesperados de Bartimeu e mandaram-no calar, mas ainda mais forte ele clamava, "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim". Jesus parou e mandou trazê-lo! Naquele momento Bartimeu foi curado de sua cegueira e salvo por sua fé em Jesus!
O segredo desta história está em sabermos que Jesus passou em Jericó, cidade de Bartimeu, apenas uma vez!
Se Bartiimeu não tivesse perseverado, insistido, gritado, teria perdido a oportunidade e morrido cego, mas ele "VIU" o que muita gente não consegue ver, o tempo da oportunidade, o tempo da visitação da graça de Deus!

2. O Ladrão da Cruz (Lucas 23.40-42)

Dois malfeitores foram crucificados ao lado de Jesus, a bíblia declara que um deles blasfemava até contra Jesus, mas o outro tendo observado o que dizia de Jesus e as suas reações em tamanha dor, pelo Espírito de Deus percebeu que JESUS era o que dizia ser, o Filho de Deus.
Ali em angústia de morte, em seus últimos momentos aquele malfeitor clamou a Jesus e disse, "Lembra-te de mim quando entrares no teu reino", Jesus lhe respondeu a frase que todo ser humano anseia ouvir, "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso".
Não importa a vida que você levou se reconhecer a tempo que Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores e a Ele te apegar com toda a tua fé serás salvo! O ladrão da cruz reconheceu a tempo que Jesus era sua salvação!

3. O Mineiro de Carvão

Alguns anos atrás li a historia de um homem que trabalhava em minas de carvão, em túneis explorava o minério, mas quando saía dali, voltando para casa, sempre passava em frente a uma igreja e ainda podia ouvir o pastor convidando pessoas para Cristo.
Uma vez, quando diante da igreja, ouviu o pastor gritando ao microfone, "Aceita a Cristo hoje, amanhã pode ser tarde demais!". Impactado, parou e aproximando-se da igreja decidiu entregar sua vida a Cristo. Já que o culto tinha terminado, o pastor disse ao homem, "volte amanhã, temos culto e oraremos por você", mas o mineiro insistiu, "o senhor disse amanhã pode ser tarde demais". O pastor orou por ele, e o homem foi para casa feliz da vida!
No outro dia, em meio ao trabalho pesado de garimpar carvão em túneis abafados e cheio de gases, ouviu-se uma explosão que abalou todas as estruturas fazendo a mina desmoronar sobre eles. Uma pesada viga caiu sobre o peito daquele homem levando a morte quase instantânea. Houve tempo apenas para um amigo aproximar o seu ouvido da boca do homem e ouví-lo dizer, "Obrigado Jesus, hoje seria tarde demais!".

Muitos estão reconhecendo a tempo, mas outros...

II -RECONHECENDO TARDE DEMAIS

1. Judas Iscariotes (Mateus 27.5)

Judas um dos personagens mais controversos da bíblia, andou com o Senhor, foi contado entre os apóstolos, mas não conhecia o Mestre. Depois de tê-lo traído, endureceu seu coração no desespero e no sentimento de rejeição, precipitou-se no suicídio era tarde para Judas reconhecer porque seu coração já se entregara ao desespero e idéias de morte.
Se tão somente tivesse corrido a Jesus, se tão somente esperasse pelo domingo como Pedro fez, mas ele deixou que satanás entrasse em seu coração!
Era tarde demais! Ninguém nasceu para a condenação, as inclinações do pecado é que nos afastam das oportunidades que Deus nos dá! Muitas pessoas andam tão perto de Jesus, da oportunidade como Judas, mas a lançam fora pelo desespero!

2. O Homem Rico (Lucas 16.27,28)

Veja que história terrível. Um homem viveu a vida se esbaldando em riquezas e não percebia as oportunidades de Deus a sua volta. Um mendigo fora colocado no seu caminho para ele aprender a amar, mas ele preferiu desprezar. Ao morrer, foi lançado na eternidade sem Deus e em desespero reconhece, mas é tarde!
Este homem em sua história pós morte, pede que alguém avise seus cinco irmãos que estão trilhando o mesmo caminho e com certeza irão para o mesmo lugar, mas a resposta de Deus é "eles tem a palavra - Moisés e os profetas - que ouçam".
Quanta gente que já morreu daria tudo para ter só mais cinco minutos de vida, e correriam ao encontro de alguém que lhes falasse da biblia, só por mais uma vez e eles aceitariam, mas é tarde!
Já vi pessoas a porta da morte clamar por Deus, e Deus os restaurar e depois se esquecerem do que Deus fez!

3. A Garota que perdeu as mãos

Um pai que chega em casa estressado do seu dia de trabalho, oprimido por tantas dividas, perdeu a cabeça com as brincadeiras barulhentas da filha e espancou as mãos da menina até minar sangue, procurando ensiná-la a fazer silêncio. O passar dos dias as mãos da menina incharam e se tornaram escuras, levando-a ao médico foi diagnosticado gangrena e amputaram as mãos da criança.
Quando o pai foi a enfermaria após a dura cirurgia, entrou chorando e dizendo para a filha, "minha filha peça o que quiser do papai, peça", a filha lhe pediu, "papai, devolve as minhas mãos, devolve as minhas mãos". Era tarde demais!

Conclusão:
Amigo(a) ainda não é tarde para reconheceres a Jesus como teu Senhor e decidir viver para Ele, abra teu coração e decida hoje, amanhã pode ser tarde demais! "Ele morreu para nos dar vida eterna
Fiquem com Deus e sejam abençoados,
Em Cristo,
Presbítero Edison Cristovam

Nenhum comentário:

Postar um comentário