04 março 2011

Culto a Deus

 

Por Marcos Nunes                                                                                                                                                        
                                                                  
Romanos 12:1-2  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


A bíblia nos mostra claramente qual deve ser a posição do cristão no mundo; qual atitude tomar e como se livrar das inúmeras tentações que levam a perdição.
Todo ano, infelizmente, o carnaval tira jovens de igrejas, destrói famílias e corrompe mentes a pensamentos pecaminosos.
Mas o que Deus realmente quer de nós ? O que fazer para se afastar desse panorama crítico de perdição ?
Paulo, no texto supra citado, nessa tradução, usa uma palavra muito profunda.  A palavra é: "Rogar", que se analisarmos o dicionário iremos encontrar o seguinte significado:
Rogar: Suplicar, pedir com insistência...
Mas qual será o motivo pelo qual Paulo não pediu ou recomendou, mas sim Suplicou, que apresentemos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ?
Com certeza ele viu muita gente se perder por não conhecer a Deus, viu muitas pessoas vendendo os próprios corpos, terminando casamentos, blasfemando a Deus, enfim não fazendo o que é bom e agradável a Deus. Por isso ele pede com insistência que sejamos sacrifícios vivos, separados para Cristo e unidos a vontade Dele.
Não adianta nada mão levantadas, cânticos profundos, orações bonitas, se não houver o fruto do espírito, que é o amor. Lembrando que perdição também acontece dentro da igreja, a mentira consome aquele que foi a igreja por obrigação, ou porque acha que será salvo só porque faz o que o dirigente pede: "LEVANTE AS MÃOS, SENTA, LEVANTA, ORE, CANTE". Esse tipo de atitude errônea gera o CULTO IRRACIONAL, mas quando sentimos verdadeiramente a vontade de Deus, nem é necessário ir a igreja em perfeito estado espiritual, mas que pelo menos sinta no coração a vontade de mudar, de crescer, de se arrepender. Esse sim é o CULTO RACIONAL, que Paulo cita no versículo citado no inicio. 
Em seguida Paulo diz pra não nos conformarmos com esse século. A palavra conformar nesse texto expressa o sentido de tomar forma, ser igual a; e a palavra século expressa o sentido de mundo (sociedade perdida) . O que ele quer dizer é: não seja perdido como o mundo. Outra vez, usando a experiência adquirida em suas viagens. 
Refletindo um pouco, é muito fácil ser igual ao mundo, se não fosse fácil Paulo não iria suplicar (rogar). O mundo tem uma cultura, um costume e o que ele está suplicando é que sejamos contra culturais, que sejamos contrários a cultura do mundo, pois assim nós adquirimos a capacidade de enxergar as coisas de forma diferente e não fiquemos presos em um "cerco de ações premeditadas".  É preciso ter uma visão mais ampla de mundo para não sermos como o mundo.
E por fim ele diz: "Mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Quando ele cita "entendimento", podemos entender também como visão, pois quando mudamos a nossa visão(entendimento) do mundo; quando saímos do "cercado premeditado"; quando não acompanhamos a cultura mundana, podemos verdadeiramente provar a agradável e prefeita vontade de Deus.
A palavra de Deus é clara para aquele que quer enxergá-la! 
 Portanto prove dela, seja o sal e a  luz desse mundo e não mais um igual na multidão que não consegue fazer a diferença.
Deus abençoe a sua vida!
Marcos Nunes   


Nenhum comentário:

Postar um comentário