24 março 2011

Cative o Coração dele Lysa TerKeurst Capítulo 15 e 16

 


O PODER DO SONHO COMPARTILHADO


Quando estou em um avião, adoro conversar com as outras pessoas. Sempre sinto que Deus tem seus divinos compro­missos com quem quer que Ele coloque sentado ao meu lado, e hoje não é uma exceção. Estou voando de volta de um retiro no Alasca. Acabei de concluir uma incentivadora conversa com o homem que está sentado ao meu lado. Ele me disse que faz trinta e um anos que ele e sua esposa estão casados e que ele ainda está loucamente apai­xonado por ela. Eu lhe disse que estava escrevendo um livro sobre o casamento, e que adoraria saber o que os ajudou a permanecerem juntos durante todos esses anos. Ele me respondeu que não é com­plicado. Ele a respeita e ela o respeita. Ele faz o que pode para vê-la feliz, e ela faz o mesmo.
Perguntei o que manteve a paixão no relacionamento. Então falou-me do sonho que compartilharam durante toda a sua vida conjugal. Durante trinta e um anos eles tinham o objetivo comum de economizar dinheiro suficiente para comprar um haras. Nenhum deles tinha um emprego que pagasse muito bem, mas viviam dentro das suas possibi­lidades e economizavam religiosamente. No ano passado se aposentaram e compraram o seu haras. Ele disse que a sua vida nunca tinha sido tão divertida, e os laços de afeição entre eles se fortalecem a cada dia.
Contraste essa com outra conversa que tive recentemente. Foi com a esposa de outro homem. Eles estavam casados por quase vinte anos. Pela forma como ela falava, era óbvio que o seu casamento tinha uma deficiência na parte da paixão. A rotina diária da vida acabou danificando o seu relacionamento. Eles viviam acima das suas possibilidades e o dinheiro sempre acabava antes do próximo pagamento. Possuíam muitas coisas, mas eram infelizes. Nunca partilharam um sonho em comum e agora nem sequer tinham a certeza de que desejavam um futuro juntos. Não tinham nenhum objetivo em comum. Não tinham sonhos em comum. Talvez nem mesmo um futuro em comum.
Algumas vezes a única coisa que nos faz sobreviver ao hoje é a esperança contida no amanhã. Quando os nossos amanhãs parecem conter menos esperança, os problemas de hoje consomem e destroem uma pessoa e um relacionamento. Alguma vez você e o seu marido já passaram algum tempo falando do futuro? Vocês têm objetivos em comum que estão tentando alcançar juntos? Você faz alguma idéia de quais sonhos podem estar escondidos no coração do seu marido? E ele, faz alguma idéia sobre quais são os seus sonhos? Minha sogra e eu estávamos falando esta manhã sobre como é sur­preendente que em dez anos Deus não apenas mudou completamente o meu casamento, mas também fez com que Art e eu estivéssemos agora escrevendo e dando palestras para ajudar outros casais. Se Deus pôde fazer isso por nós, Ele pode fazer isso por você. Art diz:
Todos os maridos têm sonhos, quer eles sejam centrados na carreira, quer na família. Se uma esposa consegue fazer com que o seu marido partilhe esses sonhos, e o ajuda a realizá-los, isso o ajuda a desenvolver uma paixão para ajudá-la a realizar os sonhos dela. Os casais devem compartilhar os seus sonhos, principalmente aqueles que envolvam objetivos em comum e aspirações para um futuro juntos.
Outro dia escrevi um devocional onde comentava o que o fertilizante faz por uma planta, comparando-o com o que a atitu­de de buscar os propósitos de Deus faz por uma vida. Sonhar com o plano e o propósito de Deus para a sua vida e o seu casamento só trará crescimento. Quando uma esposa evoca esse potencial de crescimento, com certeza acontecerão coisas maravilhosas.
Sempre que você aborda alguém sob a perspectiva da pró­pria pessoa e procura conversar sobre as suas paixões e os seus sonhos, as pessoas se iluminam. O que aconteceria se você per­guntasse ao seu marido quais são os seus sonhos e o que você pode fazer para ajudá-lo a realizá-los? Se você for fiel ao seu compromisso com ele, verá um homem mudado, que se mostrará repentinamente apaixonado por sua companheira.
Não posso dizer que tenha feito isso com perfeição. No começo fiz um péssimo trabalho até mesmo para descobrir quais eram os sonhos de Art. Foi um processo, mas valeu a pena. Há algo mágico em sonhar juntos. Há algo de apaixonado em trabalhar juntos para libertar aqueles sonhos e torná-los realidade. Gosto da maneira como Robert Lewis e William Hendricks explicam este fato:
Uma esposa sábia... é paciente com o seu marido durante as conversas sobre sonhos. Ela compreende que depois de três ou quatro semanas de problemas no trabalho, é natural que ele co­mece a sonhar com a possibilidade de ser um alpinista profissio­nal ou trabalhar no circo, ou tenha qualquer outra idéia louca. Ela também percebe que sonhar é a maneira que ele tem de fazer as suas avaliações. Com freqüência, o que ele está realmente per­guntando é: O que eu estou fazendo é valioso? Será que eu sou bom? Será que a minha vida tem valor? Há alguma outra coisa que eu poderia fazer? O que você pensa a meu respeito? (P.S.: Sinto-me inseguro!) Perguntas como estas são a razão pela qual você, como esposa, precisa estar presente, compartilhando os so­nhos dele - Robert Lewis e William Hendricks1
Construindo o seu relacionamento - Converse com o seu marido esta semana sobre sonhos. Tome nota de coisas que você poderia fazer para ajudá-lo.
Pensamento para o dia - Uma esposa sábia... é pa­ciente com o seu marido durante as conversas sobre sonhos... Com freqüência, o que ele está realmente perguntando é: O que eu estou fazendo é valioso? Será que eu sou bom? Será que a minha vida tem valor? Há alguma outra coisa que eu poderia fazer? O que você pensa a meu respeito?
Robert Lewis e William Hendricks2



CAPÍTULO 16

DESCOBRINDO O QUE INTERESSA A ELE SEM CENSURÁ-LO


Há alguns anos eu estava ouvindo uma apresentação de Zig Zigler quando ele nos pediu para participar de um jogo que eu agora quero jogar com você. Você é uma daquelas milhões de pessoas que religiosamente coloca um relógio no pulso todos os dias? Se não for, seja paciente comigo. Se for, não olhe para o seu relógio! Nem sequer uma espiadinha. Sem olhar, diga-me que tipo de núme­ros ele tem... números romanos, números comuns ou ordinais, pon­tos, traços, nada? O que marca as 12 horas, as 3 horas, as 6 horas e as 9 horas? Agora verifique o seu relógio. Examine-o com atenção. Você está surpreso? Quantas respostas você acertou? Agora que você aca­bou de examinar o seu relógio, e sem olhar para ele de novo, diga que horas são.
Pense em quantas vezes por dia você olha para o seu relógio, e mesmo assim muitos de nós não recordamos o mais simples dos de­talhes dele. Muitos dos nossos casamentos são assim também. A cha­ma extraordinária entre os recém casados parece reduzir-se a uma pequena centelha e maridos e mulheres cocam as cabeças pergun­tando-se o que deu errado.
Quando estamos namorando, uma coisa que nos faz tão estimu­lantes um ao outro são as novas descobertas mútuas. Passamos al­gum tempo descobrindo características na pessoa amada. Pesquisamos tudo a respeito da outra pessoa: a infância, a época do colegi­al, as experiências da universidade, a vida familiar, tradições nos feriados e aspirações para o futuro. Dedicamos algum tempo para compartilhar detalhes de nossas experiên­cias, dos nossos pensamentos, das nossas esperanças e até mesmo dos nossos medos. Enquanto ouvimos, tomamos notas mentalmente e estudamos o outro pro­curando maneiras de construir novas experiências que se tornem "nossas" memórias compartilhadas. Toda a novidade é divertida e serve para acender as chamas do romance. Depois você se casa e tem um par de filhos, de repente todas as conversas se tornam repetições de coisas já ditas antes. Já não há tempo para revi­sões profundas e novas descobertas; há fraldas para trocar, contas para pagar e coisas para comprar.
Então passamos para o modo de sobrevivência e paramos de descobrir as coisas em conjunto. Pense novamente em nosso jogo do relógio. Eu me pergunto quantas coisas há a respeito dos nossos maridos de que nem fazemos idéia? Olho para ele todos os dias, durmo com ele à noite, converso com ele, beijo-o e até faço bebês com ele, mas ainda assim há muita coisa que não sei. E infelizmente, muito do que sei e amo se perdeu no vai-e-vem da vida. É útil voltar a pensar naqueles dias de namoro e ressuscitar o desejo de descobrir quais são as prioridades dele.
Aqui estão algumas sugestões de perguntas para ajudar-lhe a começar:
·        Qual é a sua cor favorita?
·        Como seria o seu Natal ideal?
·        Quando pareço atraente para você?
·        Há alguma coisa que você queira dizer-me, mas não o faz por medo de me ofender? Eu lhe dou esta chance e prometo não ficar ofendida com sua resposta.
·        O que é um presente ideal para você?
·        Se você pudesse começar tudo de novo depois do colegial, o que faria de outra maneira?
·        Se você pudesse dar às nossas crianças apenas três conselhos, quais seriam, e por quê?
·        Se você pudesse ser conhecido como um entendido em algu­ma coisa, em que seria, e por quê?
·        Qual é o seu jogo favorito?
·        O que faz você se sentir confortável e relaxar?  Qual é o seu versículo bíblico favorito?
·        Defina romance.
·        Em sua opinião, qual é a coisa mais romântica que já fizemos?
·        Como posso ser uma melhor amiga para você?
·        O que você sempre quis fazer, mas nunca pôde por causa das limitações financeiras?
Este é apenas um começo. Não se trata de uma lista para que vocês se sentem e a repassem. Essas perguntas são simples começos de conversas para conseguir um fluxo criativo no seu casamen­to. Se você pretende ter uma conexão com o seu marido, precisa entrar no mundo dele e descobrir o que ele pensa e com que sonha. Esteja determinada a estudar o seu companheiro durante toda a vida. Quanto mais você descobrir sobre o que interessa a ele, menos você se desinteressará dele, e penso que somos todos a favor disso. En­tão, como aquele velho comercial americano dos relógios Timex, nossos relacionamentos serão capazes de "continuar funcionando com carinho!"
Construindo o seu relacionamento- Comece um diário do tipo "Meu casamento é incrível!" Pode ser um pequeno ca­derno espiral ou um diário elegantemente adornado. Aprenda duas coisas novas sobre o seu marido hoje, e registre-as no seu diário. Adote o costume de registrar versículos bíblicos e pensamentos que encontrar sobre casamentos bem-sucedidos; aqueles que considerar inspiradores. Registre lições que você ouve ou vivência em relação a casamentos. Louve a Deus por tudo o que Ele lhe ensina sobre amar o seu marido e doar-se a outra pessoa.
Pensamento para o dia - Se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4.8
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário