04 março 2011

Evitar Falatórios Profanos

 

EVITA FALATÓRIOS PROFANOS, QUE CORROMPEM COMO A GANGRENA
II Timóteo 2:14-18                                                           II Timóteo 2:16-17


                    A gangrena (cancro) é uma enfermidade terrível, que amedronta as pessoas a ponto de evitarem pronunciá-la. Paulo usa a palavra para comparar os danos que podem ser causados à alma pela própria língua, em palavras impróprias, maléficas e mal usadas. São como a gangrena.

                    É muito perigoso alguém desviar-se da Santa Palavra de Deus! Seu coração será  levado às dúvidas e até ao total afastamento da Verdade. Não é só a falsa doutrina que corrompe e destrói a fé cristã. Deus adverte-nos: - "não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas apenas palavras que promovam a edificação e a adoração a Deus" (Efésios 4:29). As más conversações corrompem os bons costumes (I Coríntios 15:33).

                   Tiago diz: - "a língua é um fogo, como um mundo de iniquidade... que corrompe e contamina todo o corpo, inflama o curso da natureza e é inflamada pelo inferno... é um mal incontido, que não se pode refrear e que pode inflamar tudo; com ela bendizemos a Deus e com ela amaldiçoamos... da mesma boca procede bênção e maldição..." (Tiago 3:5-10).

                   Não esqueçamos que, por norma,  a boca fala daquilo que o coração está cheio (Lucas 6:45). O que é que está a falar a tua boca? Falatórios profanos, vazios e confusos? Estás a falar do que agrada a Deus ou do que O desonra e entristece? A tua linguagem destrói como a gangrena ou edifica o teu coração e ajuda o teu próximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário