21 março 2011

Cative o Coração dele Lysa TerKeurst Capítulo 10

 


CAPÍTULO 10

O SEU MANTENEDOR: ORGULHOSO OU DESGASTADO?


Conheci homens milionários cujas esposas estavam insatisfei­tas com a maneira como os seus maridos sustentavam o lar. Também conheci pessoas que viviam abaixo do nível da pobreza e ainda assim as suas esposas pareciam contentes. O que faz a diferen­ça, e como pode um casamento escapar dos problemas financeiros que destroem tantos relacionamentos? O segredo está, mais uma vez na perspectiva, no ponto de vista.
Em Filipenses 4.12, Paulo diz: "Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instru­ído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade". E então no verso 13 ele nos revela o segre­do: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".
Segundo o comentário da Life Application Study Bible:
Você está satisfeito em meio a todas as circunstâncias que enfrenta? Paulo sabia estar satisfeito se tivesse muito ou se pas­sasse necessidades. O segredo está em receber força ou poder da parte de Cristo. Você tem grandes necessidades, ou está descon­tente por não ter o que quer? Aprenda a confiar nas promessas de Deus e no poder de Cristo para ajudar-lhe a estar satisfeito. Se você sempre quer mais, peça a Deus que remova esse desejo e lhe ensine a estar satisfeito em qualquer circunstância. Ele satisfará todas as suas necessidades, mas da maneira que considerar ser melhor para você... Paulo estava satisfeito porque podia ver a vida sob o mesmo ponto de vista de Deus. Ele se preocupava com o que deveria fazer, e não com o que sentia que deveria ter.1
Conservar a nossa perspectiva como a de Paulo nos ajudará a não pressionar nossos maridos ou questionar o seu modo de susten­tar o lar. Agora que sabemos como não desmotivar aquele que nos sustenta, como podemos ajudá-lo a sentir-se orgulhoso, e incentivá-lo nessa função?
Eu estava entrevistando dois homens na noite de quarta-feira antes do começo do culto na nossa igreja, e perguntei-lhes o que os incentivava em sua função de sustentar o lar. Um deles foi rápido em responder: "Quando minha es­posa me recebe na porta depois de um longo dia de tra­balho, vestida de uma maneira que me diz que ela está pensando o mesmo que eu". O outro homem disse: "O que me incentiva em minha função de sustentar o lar, é ouvi-la dizer que me considera inteligente. Em outras ocasiões ela me diz que gos­ta da maneira como lido com as situações, e que considera que tenho bom senso para os negócios. Não me considero muito inteligente, mas saber que ela pensa deste modo é um grande estímulo".
Essas palavras me desafiaram. Quando foi a última vez que eu disse ao meu marido que o considero inteligente? Ou que ele sustenta muito bem o nosso lar? Penso que faria bem à maioria dos maridos ouvir essas palavras. Talvez, ao invés disso, muitos maridos tenham ouvido palavras que os diminuíram ou ridicularizaram: "Por que nunca temos o suficiente?"; "Se você administrasse melhor o dinheiro..."; "Certamente seria muito bom viver como os Azevedo; eles nunca se preocupam com dinheiro"; ou ainda "Se você ao menos concluísse os estudos, teríamos mais dinheiro e não estaríamos nesta situação".
Todos os dias da semana aquele que me sustenta sai de cabeça erguida, dirigindo-se a um mundo cheio de pessoas que o aguardam para tentar derrotá-lo. Os clientes não estão satisfeitos. Os gerentes questionam o seu desempenho. Os chefes batem à sua porta queren­do saber por que os resultados financeiros não melhoram. Os com­putadores quebram. Os empregados pedem demissão. Algumas de vocês mulheres poderiam dizer: "Trabalho em um escritório com as mesmas situações de estresse que você acaba de descrever. E eu?" Ou ainda outras diriam: "Eu trocaria de lugar com ele em qualquer dia da semana. Enfrento crianças que choram, fraldas sujas, pilhas de roupa para lavar e espuma de sabão". Sei que vocês podem sentir-se assim porque experimentei os mesmos sentimentos. Mas nunca chegaremos a lugar algum através da auto-comiseração. Nosso ca­samento nunca melhorará se estivermos pensando somente em nós mesmas. No entanto, faremos grandes progressos se procurarmos ser amorosas com os nossos maridos.

ASSIM, AQUI ESTÁ A MINHA LISTA DE INCENTIVO PARA AQUELE QUE LHE SUSTENTA:

• Mande um cartão de agradecimento ao endereço de trabalho do seu marido, dizendo-lhe como você aprecia tudo o que ele faz.
• Pergunte-lhe se há algo que você possa fazer por ele hoje, para aliviar um pouco do seu estresse.
• Diga-lhe que ele é inteligente.
• Telefone para ele no meio do dia, e diga que você está pen­sando nele, e que mal pode esperar que ele chegue em casa.
• Veja quanto dinheiro você consegue economizar este mês reduzindo as compras, procurando promoções ou descontos e reduzindo sua ida aos lugares onde você sabe que gasta muito dinheiro.
• Tome a decisão de não reclamar nenhuma vez neste mês so­bre dinheiro ou sobre a falta deste.
• Experimente receber o seu marido na porta, vestida de uma maneira que lhe diga que você está pensando na mesma coisa que ele durante todo o dia.
• Quais serão outras maneiras práticas de incentivar e orgulhar aquele que sustenta o seu lar?
Construindo o seu relacionamento - Pegue o seu calendá­rio e escreva no topo dele: "Nada de reclamar sobre $", para ajudar a lembrar-se de seu compromisso de não reclamar este mês. A seguir escolha algumas outras idéias da lista para co­locar em prática durante as próximas semanas. Talvez você até queira continuar assim pelo resto do ano e tornar algumas dessas idéias, e outras que você tenha, parte de sua rotina.
Pensamento para o dia Envie as crianças para pas­sarem a noite com os avós, prepare a comida preferida do seu marido, prepare a mesa do jantar à luz de velas, use alguma roupa que não cubra tudo completamente, e então deixe a natureza agir e permita que vocês desfrutem um do ou­tro... Eu não posso descrever que emoção ele sentirá ao perce­ber que você pode ser divertida também.
Chuck Snvder
__._,_.___
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário