19 fevereiro 2011

Aperfeiçoando-se em Cristo [Parte 1]



Aperfeiçoando-se em Cristo - Parte 1

Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
Mateus 13:45-46

O Senhor Jesus nos ensina a buscar o Reino de Deus antes de todas as outras coisas. Buscar o Reino significa mais do que cumprir uma série de ordenanças, como que sendo obrigado a cumprir.

Isso envolve uma série de atitudes de fé voluntária, atitudes estas que só podem partir de um coração regenerado pelo Poder do Espírito Santo; oferecer as primícias do Espírito é diferente de simplesmente oferecer "uma oferta", o rei Davi no salmo 51:10 -em um contexto diferente, claro, porém serve para o foco deste assunto- diz: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro", demonstrando o fato de que para o homem ter um bom coração diante de Deus é necessário uma intervenção Divina, algo iniciado pelo próprio Senhor dos Céus e da Terra.




Davi assume sua condição miserável de pecado e sua incapacidade de "se fazer" agradável diante dos olhos de Jeová, e apela para a misericórdia Divina crendo que só Ele é capaz de criar nele um novo coração, isso é mostrado em vários pontos deste Salmo, onde usa-se palavras como: "lava-me (vs.2); purifica-me (vs.7); torna a dar-me (vs.12); livra-me (vs.14); abre (vs.15)".

Este mesmo Salmo ainda nos diz sobre a concepção pecaminosa do homem (vs.5), o homem natural, ou seja, o homem ainda não transformado pelo Poder do Evangelho de Cristo é completamente incapaz de entender que é necessário mudança (1Coríntios 2.14), de maneira que o ser humano nasce completamente depravado para enxergar a Verdade espiritual. Certa vez, o Senhor Jesus disse que o Espírito Santo viria para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8), vemos mais uma vez que é necessário a intervenção de Deus para que o homem veja sua situação de naufrágio e peça socorro a Cristo (João 15.26).

Na época de vigência do Antigo Testamento, Deus deu ao povo hebreu um conjunto de ordenanças que tinham de cumprir, porém, estas ordenanças não era capazes de aperfeiçoar o interior do homem, por mais que o homem até chegaria a cumprir externamente tais ordenanças o interior, digo, o coração não era, e não o tornava capaz de cumprir o maior mandamento: "Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças" (Deuteronômio 6.5).

Como a Lei busca tornar o homem condenável diante de Deus e não aprová-lo, ninguém se tornaria justo, pois no íntimo, no mais íntimo do coração o homem, pela sua inclinação natural ao pecado seria incapaz de amar a Deus com todo o coração, portanto: PECADOR! Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23).

Deus exige que nós O sirvamos com a vida completamente no Altar, e isso exige uma disposição que só o Evangelho de Cristo, pelo Poder do Espírito Santo pode nos dar. Em Cristo, pela Força do Espírito Santo, somos capacitados pelo Pai a oferecer não "somente uma oferta" mas sim a primícia de nosso ser, a primícia de nossa própria vida. Isso se chama renúncia!

Com um novo coração, fornecido gratuitamente por Deus (Efésios 2.1-10), em Cristo Jesus, através do Espírito Santo somos simplesmente instruídos a viver como o Senhor Jesus viveu na terra, e chegar a dizer como Paulo: "Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2.20). Pois quando estávamos vivendo na servidão ao pecado, nos dedicávamos a ele de coração, com todo o nosso ser, mas agora, capacitados pelo Espírito podemos viver na liberdade de Cristo, dedicando-se a servir o Deus vivo, com todo o nosso ser. Porque Ele é Digno!

[Continua em breve]

Visite-nos, e seja abençoado por Deus em Cristo Jesus

www.ensinosdomestre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário