07 fevereiro 2011

RECOMPENSADOS POR DEUS

 

Às vezes vem à nossa mente coisas que falamos ou fizemos no passado, das quais nos envergonhamos ou nos orgulhamos. Coisas que fizemos e que jamais faríamos hoje, tamanha a vergonha que nos causou.
Nesse texto vemos o povo que condenou Jesus à crucificação. Eles não tinham idéia de quem era o homem de quem falavam e a quem maltratavam.
Mesmo tendo o poder de decidir sobre a vida de Jesus, Pilatos, embora quisesse libertá-lO, não o fez, lavando as mãos. Embora sua esposa já o tivesse advertido sobre condenar Jesus, Pilatos preferiu lavar as mãos. E, é claro, isso não o isentou da culpa. Pilatos soltou Barrabás e condenou Jesus porque não sabia quem era Jesus.
Na intenção de persuadir Pilatos o povo disse uma frase da qual, com certeza, se arrependeu amargamente no futuro: que caia sobre nós e nossos filhos o sangue desse justo. Se soubessem quem era esse homem, Jesus,  jamais teriam dito isso.
Toda rebelião, manifestação de confronto, começa com uma pessoa. Esse um convence um outro, esse outro convence outro e por aí vai até que uma multidão esteja convencida do que fazer a respeito de algo. Pessoas que não pensam por si mesmas se deixam levar pela idéia de outrem. Quando você abrir a boca para dizer algo, tenha muito cuidado com o que vai dizer. Com certeza o povo pagou caro por querer que o sangue de Jesus caísse sobre ele.
Os atos de crueldade que fizeram com Jesus não surgiram imediatamente na cabeça de todos os soldados. Vemos que começa por um soldado e em pouco tempo todos os outros estão escarnecendo de Jesus, ironizando sua divindade.
No momento em que Jesus subia com a cruz em seus ombros, passava um homem chamado Simão, o sirineu. Os soldados então mandaram que ele carregasse um pouco a cruz de Jesus. Provavelmente ele pensou como nós algumas vezes: estou no lugar errado, na hora errada. Mas saiba que toda vez que você faz algo para ajudar Jesus, você é recompensado. Simão ainda não sabia quem era aquele homem de verdade. Então levou a cruz. E Deus, com certeza, já estava providenciando a recompensa dele. Basta um único contato com Jesus e sua cruz para que nossa vida mude para sempre. Leia consecutivamente os textos de Mc 15:21 e Rm 16:13. Nesses dois textos vemos que a família de Simão se converteu a Jesus e foi salva. Sem dúvida alguma, essa bênção maravilhosa que Simão recebeu (e que todos nós almejamos) começou naquele dia em que ele carregou a cruz de Jesus. Onde ele nem sabia ainda quem Ele era. Deus o recompensou. O tempo passa, mas Deus nunca se esquece do que fazemos.
Esse episódio da vida de Jesus e Sua Palavra nos chamam para criar ânimo e dedicar nosso tempo e nossa vida a não falarmos coisas que nos trarão arrependimento no futuro. A não tomarmos atitudes que nos trarão vergonha e maldição. Ensina-nos também que temos que ter nossos próprios pensamentos e nunca nos deixar levar pela cabeça de alguém que começa uma desavença entre irmãos, incentivo de discórdia, escárnio e rebelião. Devemos seguir piamente o que Deus fala ao nosso coração. E, por fim, ensina-nos que devemos dedicar nossa vida em favor de Jesus, do Seu Reino. Porque toda atitude em prol do Reino de Deus será recompensada pelo próprio Deus. Quem sabe, algo que você tem pedido, esperado com ansiedade, ainda não aconteceu por falta de disponibilidade para Deus? Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário