08 fevereiro 2011

OLHANDO PARA TRÁS

 
OLHANDO PARA TRÁS

Para se viver a vida é necessário olhar para a frente; porém, para compreender a vida é necessário olhar para trás. Soren Kierkgaard

O passado hoje já faz parte da história! O passado é passado. Isso é verdade e jamais poderá ser mudado. Porém, quando ignoramos o passado, nós passamos a colocar o nosso próprio futuro em risco. Apesar de não podermos mudar o passado, ele tem para nós valores significativos, em função daquilo que pode nos ensinar. Tentar viver a vida sob a sombra do passado pode se transformar em algo doentio e extremamente prejudicial.

Não obstante, aprender do passado nos permite crescer em sabedoria e prudência. O passado pode ser uma positiva influência, porque podemos retirar dele apenas aquilo que nos é útil e salutar. Apesar do passado já ter acontecido, e de não haver mais nada que você possa fazer para mudá-lo, você pode retirar do passado exatamente aquilo que precisa ser retirado – nem mais e nem menos.

Lembre-se de que todos os seus conhecimentos vieram-lhe em função do passado. Lembre-se de que esses conhecimentos lhe possibilitam uma grande quantidade de controle sobre a sua vida e o mundo ao seu redor. Nesse sentido, o passado é sempre algo muito precioso. O perigo está em você viver o presente sob a tirania do passado. Analisando cuidadosamente sua relação com o passado, você descobrirá que seu passado não precisa necessariamente exercer controle sobre você. Pelo contrário, você pode controlar o seu passado. Por isso, retire o melhor do seu passado e use-o para construir um radiante futuro.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

… mas uma coisa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo. Filipenses 3.13,14

Nenhum comentário:

Postar um comentário