23 fevereiro 2011

Mulheres, Calças e Religiosidade

 
"A felicidade é
um bem que se multiplica ao ser dividido"
(Marxwell Maltz)


Mulheres, Calças e Religiosidade

Ignorância e radicalismo são uma mistura bastante perigosa. E, quando ocorrem juntas, tendem a escravizar o ser humano. Desnecessariamente, é claro.
Um exemplo disso é a insistência de alguns grupos religiosos de que mulher usar calças é pecado. Dizem que calças são vestimentas tipicamente masculinas, e que pela Bíblia homens e mulheres não devem usar o mesmo tipo de vestimenta.
Mas é isso mesmo que a Bíblia diz?
Analisemos o que diz o texto bíblico:
“Não haverá traje [keli] de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa [simlah] de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é a YHWH teu Elohim.” (Devarim/Deuteronômio 22:5)
Entre colchetes estão os termos hebraicos originais. O termo “keli” significa vaso ou utensilho, e normalmente se refere a elementos de vestimenta militar (couraças, armaduras, bainhas de armas.) Isto é, uma mulher não deveria usar coisas de homens. Já o termo “simlah” é o antigo nome para o xale que hoje em dia é conhecido como talit.
Agora observem que interessante. A Torá diz que um homem não deve usar uma “simlah” de uma mulher. Porém, a própria Bíblia fala de “simlah masculina” em diversos lugares. Apresento aqui um exemplo:
“Então David levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se, mudou de roupa [simlah] e entrou na casa de YHWH para se prostrar. De volta à sua casa, mandou que lhe servissem a refeição, e comeu.” (Sh’muel Beit/2 Samuel 12:20)
Ora, será que David foi à Casa de Elohim trajando vestes femininas? É claro que não. Acontece que tanto homens quanto mulheres usavam uma mesma vestimenta. A diferença não estava na peça de roupa em si, mas nos detalhes da roupa.
E este não é o único exemplo. A principal vestimenta usada por homens e mulheres naquela época era uma espécie de túnica, amarrada na cintura, chamada de ketonet.
Mais uma vez, vemos homens e mulheres usando a mesma vestimenta:
“Israel amava Yossef mais do que todos os outros filhos, porque ele era o filho de sua velhice; e mandara-lhe fazer uma túnica [ketonet] de várias cores.” (Bereshit/Gênesis 37:3)
“Então Tamar tomou cinza sobre a sua cabeça, e o vestido [ketonet] de muitas cores que trazia rasgou; e pôs as mãos sobre a cabeça, e foi andando e clamando.” (Sh’muel Beit/2 Samuel 13:19)
Aí está a prova, sem nenhuma sombra de dúvidas, de que homens e mulheres nos tempos bíblicos vestiam-se com as mesmas peças de roupa. A diferença estava no formato, nas cores, e nos ornamentos de cada roupa. É possível, por exemplo, que as vestes femininas fossem mais coloridas, com detalhes de flores, etc.
Se nos tempos bíblicos os homens e as mulheres usavam os mesmos artigos  de vestuário â€" conforme a própria Bíblia atesta â€" e a diferenciação estava nos detalhes, por que insistem os grupos fundamentalistas da atualidade que homens e mulheres não podem fazer o mesmo? A única resposta possível é: Falta estudo das Escrituras. Especialmente, de entender que para se fazer doutrina, não dá para se basear unicamente em traduções. É preciso verificar o original.
Calças femininas e masculinas são muito diferentes. Um homem, por exemplo, vestindo calças coladas de lycra seria algo muito estranho. Assim como acontecia nos tempos bíblicos com as vestimentas bíblicas, a diferenciação existe, e está nos detalhes: no corte, na estampa, etc.
O Verdadeiro Sentido
O verdadeiro sentido do que a Torá diz não é difícil de entender: a Torá está proibindo o travestismo. Um homem não deve sair por aí vestido de mulher, nem uma mulher de homem. Sim, a Bíblia é simples assim. O que complica as coisas é a religiosidade, e não as Escrituras.
Isso, inclusive, varia de cultura para cultura. Ou alguém tem dúvidas de que um escocês usando kilt causaria escândalo no interior do nordeste brasileiro? E no entanto, na Escócia, ninguém acharia estranho aquele traje.
Bônus
Como bônus, apresento abaixo um achado arqueológico egípcio que ilustra como eram as mulheres israelitas nos tempos de Moshe (Moisés). Reparem no traje que estão usando. Será que elas seriam bem-vindas em algumas comunidades que, mesmo sob o sol escaldante de quarenta graus, obrigam suas mulheres a se vestirem com trajes que poderiam pertencer a um filme de época do século 19?
Santidade não é sinônimo de religiosidade. A Bíblia fala sobre decência e modéstia, mas não obriga ninguém a se dobrar a esses preceitos humanos. Que, normalmente, são preceitos que ocupam na vida das pessoas o lugar que deveria pertencer a um verdadeiro relacionamento diário com Yeshua.
É hora de abandonarmos a religiosidade, e nos voltarmos unicamente para a pureza das Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário