Perspectivas Positivas sobre Pressão Social Por Robert J. Tamasy No decorrer do meu percurso de crescimento, era frequentemente lembrado dos perigos da pressão social e da influência negativa dos que tomam decisões erradas e apresentam comportamentos inaceitáveis. "Não deves andar por aí com pessoas assim", diziam os meus pais. Aparentemente, pressão social era algo muito negativo.
Mais tarde, porém, percebi que pressão social poderá ter aspectos positivos, dependendo com quem escolhemos associar-nos. Isto é verdade para todas as áreas da vida – trabalho, lazer, saúde e até espiritualidade. Por exemplo, ao longo da minha carreira jornalística foi extremamente útil o tempo que passei com pessoas que admirava, como escritores, editores e fotógrafos. Tentava imitar algumas das suas capacidades e eles encorajavam-me e transmitiam-me preciosos conhecimentos. Se desejar construir uma carreira bem-sucedida, seja em vendas, gestão, direito, contabilidade, educação ou medicina, será recomendável passar algum tempo com pessoas que são referência nas áreas pretendidas.
Para aprender ténis, por exemplo, ficou claro que eu precisava de jogar com quem fosse melhor do que eu, para observar a sua técnica e o seu jogo e melhorar o meu desempenho. Embora nunca tenha sido grande jogador, competir com adversários melhores motivava-me a fazer o meu melhor. Este princípio aplica-se a qualquer área de interesse, seja pintura, golfe, jardinagem, filatelia, montanhismo, música, culinária ou qualquer outro passatempo.
Recentemente li um artigo que dizia que uma rede de relacionamentos fortes e positivos contribui para uma boa saúde física e emocional. Os que vivem em isolamento e na solidão têm 400% de risco mais elevado de morte prematura. Em contrapartida, os que têm o apoio de outras pessoas – esposos, companheiros, amigos, confidentes e colegas – estão mais bem equipados para vencer problemas graves de saúde.
Dado o facto de sermos seres multifacetados, o lado positivo da pressão social beneficia-nos espiritualmente. Ao longo dos últimos 30 anos, tenho tido o privilégio de desfrutar da amizade de homens e mulheres devotados a viver segundo a sua fé em Deus. Eles têm-me ensinado que a jornada espiritual não consiste apenas em adquirir informação e conhecimento, mas também, em aprender como integrar crenças e valores na forma como orientamos a nossa vida quotidiana.
Por isso a Bíblia afirma: "Procuremos desenvolver entre nós o amor fraternal e estimulemo-nos a fazer o bem. Não descuidemos a nossa participação na comunidade dos crentes, como muitos fazem. Pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, tanto mais que vemos aproximar-se o grande momento da sua segunda vinda" (Hebreus 10:24 e 25). Vejamos outros pensamentos sobre pressão social:
Escolha os parceiros certos. Não há dúvida de que vamos ser afectados por aqueles com os quais nos juntamos. É necessário, então, que sejamos selectivos em relação às pessoas que ocupam o nosso tempo. "Um indivíduo sensato pede conselho aos seus amigos; os outros precipitam-se de cabeça nas situações, e deitam tudo a perder" (Provérbios 12:26).
Escolha as qualidades que quer ver nos seus amigos. Que traços de carácter busca nas suas amizades? Assim como a tinta que ainda não secou mancha aquilo que tocar, as qualidades do carácter daqueles com quem nos associamos também terão influência em nós, para o bem ou para o mal. "Se fores companheiro de pessoas sensatas, ganharás entendimento; mas, se andares com gente tola, ver-te-ás em apuros" (Provérbios 13:20).
Escolha as qualidades que gostaria que os outros vissem em si. Já que é inevitável seremos influenciados pelas pessoas com quem convivemos, se determinarmos de antemão as características que queremos cultivar nas nossas próprias vidas, podemos escolher os nossos amigos e relacionamentos mais próximos de forma a ajudar-nos a desenvolvê-las. Alguém disse: "É difícil voar como a águia, quando se passa tempo com os perus". "A gente violenta costuma aliciar outros para os levar por caminhos condenáveis" (Provérbios 16:29).
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação por Heike Gomes.
Questões Para Reflexão ou Discussão 1. Consegue lembrar-se de um exemplo pessoal de alguma pressão social negativa, numa altura em que alguém exerceu uma influência marcante na sua carreira nalguma outra área da sua vida? 2. Antes de ler esta reflexão, já alguma vez tinha pensado sobre o tema da "pressão social" em termos positivos? Se sim, de que forma se sentiu beneficiado pela influência de um dos seus companheiros? 3. Geralmente somos atraídos por pessoas com as quais temos interesses em comum e cuja personalidade complementa a nossa. No entanto, já alguma vez tentou seleccionar os seus amigos com base nos traços de carácter ou qualidades pessoais que admira? Porque sim ou porque não? 4. Qual o valor que atribui à influência dos seus amigos no que diz respeito à sua vida espiritual? Comente a sua resposta.
Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC - Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com "CBMC International" e "CBMC-CCHN Brasil". "Christian Business Men's Committee" (CBMC), é uma organização de âmbito mundial e interdenominacional, fundada em 1930, nos EUA, com o propósito de comunicar os princípios e a relevância da mensagem cristã à sociedade profissional e empresarial, levando-lhes respostas significativas para os seus problemas contemporâneos. A distribuição na sua íntegra é desejável desde que citada a fonte e não seja usada para fins lucrativos, mas a reprodução parcial ou integral desta publicação requer prévia autorização. Por cortesia de CBMC-CCHN Brasil, a presente edição também está disponível em Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês. Para mais informações não hesite em contactar-nos. Se recebeu esta mensagem por engano ou não desejar receber a nossa correspondência, por favor, envie uma mensagem vazia clicando em REMOVER, ou então utilize o Fax: (+351) 214392021 ou ainda o endereço postal, Apartado 59 – 2746-901 QUELUZ, Portugal, indicando o seu desejo. ASPEC - Associação de Profissionais e Empresários Cristãos (CBMC Portugal)
Apartado 59 – 2746-901 QUELUZ – Portugal
www.aspec.pt – aspec@aspec.pt | Edição n.º 498 14 de Fevereiro de 2011
ASPECtos sábios ao serviço da Comunidade..."Porque, se não forem dignos de confiança nas coisas pequenas, não é nas grandes que o serão. Se não vos puderem ser confiadas coisas de pouca monta, muito menos vos confiarão coisas maiores" (O Livro; texto citado de Lucas 16:10)
"Como saber se os seus filhos vão cuidar bem do seu primeiro carro que comprarem? Observe como eles estão a cuidar da sua própria bicicleta! Como saber se alguém vai tornar-se num profissional honesto e trabalhador? Pergunte-lhes como é que deram conta das suas pequenas tarefas e responsabilidades! Hudson Taylor disse um dia que 'As coisas pequenas são sempre coisas pequenas, mas a fidelidade responsável com que lidamos com as coisas pequenas é uma Grande Coisa'" in CROWN
Conferência EuroPartners a decorrer na cidade do Porto... Por estes dias, aproximadamente 80 líderes, oriundos de 30 países diferentes, estão reunidos na cidade do Porto, para reflexão, debate e acção à volta de temas importantes sobre a nossa responsabilidade no mundo do trabalho e na sociedade contemporânea. O desafio central é descobrir e reflectir o brilho da Luz única, assim como, procurar ser o "sal" no nosso meio onde estamos inseridos! Se desejar receber mais informações acerca deste e de outros eventos, por favor, contacte-nos pelo e-mail aspec@aspec.pt
ReencaminharLembra-se de alguém que pode beneficiar ou ter interesse em receber Reflexões da Semana? Sabia que também estão disponíveis noutras línguas?... Pode reencaminhar este e-mail ou enviar-nos o pedido de inclusão na listagem geral. A sua opinião também é sempre muito importante e bem-vinda! Muito obrigado pelo seu apoio e não hesite em contactar-nos, sempre que desejar, através do e-mail aspec@aspec.pt ! |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário