16 fevereiro 2011

Arvores Boas e Arvores Más

 

ÁRVORES BOAS E ÁRVORES MÁS
Mateus 7:16-20                                     
                     Quando era criança, vi que se desenvolveu, no nosso quintal, uma frondosa figueira. Para desespero, meu e dos meus irmãos, a árvore cresceu, todos os anos tinha  muitas folhas, mas os figos, assim como nasciam, cresciam e caíam sem terem amadurecido. Era uma frustração.

                      No fim de um certo inverno, o nosso pai, que era um profissional da enxertia, cortou todas as pernadas da figueira e fez uma enxertia de "borbulha", que parecia não servir para muito, pois, naquele ano, apenas três ramitos se desenvolveram, tendo ele o cuidado de arrancar todos os rebentões que não proviessem da sua operação de enxerto.

                     A verdade é que, ao fim de três anos,  a figueira, renovada, deu a sua  primeira carrada de figos, arregoados e docinhos. Eram os figos "pé de perdiz" ou "olho de perdiz" -- que lembranças, Senhor!

                     O nosso texto fala-nos de árvores más, que não dão frutos, ou os dão de má qualidade. Precisam da intervenção do sábio Enxertador que, cortando todos os ramos maus, enxertará o pequeno borboto da árvore boa. Depois de  enxertada (regenerada) dará bons e saborosos frutos.

                     Pelos frutos serão conhecidos os homens que estão em Cristo e são novas criaturas e os que ainda estão no mundo produzindo a maldita colheita do mal.

                    Onde estás tu? Em Cristo ou sem Cristo? Regenerado pelo Espírito Santo ou ainda mero religioso?

Deus abençõe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário