10 janeiro 2011

PENIEL

 

Gn 32 relata a história da luta de Jacó com o anjo, quando seu nome foi mudado para Israel. Mas vamos dar ênfase aqui ao lugar onde isso aconteceu. Peniel, que signifca, por essa história, "tenho visto a Deus face a face e minha alma foi salva".  A luta que mudou para sempre a vida de Jacó. Podemos dizer que nós temos também um Peniel. Lugar de luta com as trevas, onde confessamos nossos pecados. Todos temos medo desse lugar, porque é onde veremos Deus face a face. Ali Deus nos reconhece, nos perdoa e nos abençoa.

O significado de Peniel, descrito pelo Pr Carlinhos Veiga, da Igreja Presbiteriana de Brasilia:
"Peniel, lugar de luta e de guerra, de acerto de contas e tansformação. Foi dali que Jacó saiu manquejando, arrastando uma perna, atribulado por dor insuportável. Mas saiu íntegro. Ali foi refeito pelo encontro com o Senhor. O esperto, o negociante, o ágil Jacó sempre venceu seus opositores. O mundo é dos espertos, dizem. Mas, e o céu, de quem será? Em Peniel nossas negociatas não funcionam. Nesse encontro face a face com Deus somos desarticulados porque Ele conhece nosso ponto fraco. Por essa razão Jacó pôde atravessar Peniel, ferido, mas abençoado. O sol nasceu para ele após uma interminável noite de lutas.
Como fujo de Peniel! Ali minha carne é ferida, as articulações da vaidade, do egoísmo, do egocentrismo, da prepotência, são tocadas e desmanteladas. Peniel é ringue, é campo de batalha, onde Deus atinge meu orgulho e meus vís interesses. Ele fere a chaga malcheirosa, encoberta. Nessa luta, Deus desnuda a ferida e a toca profundamente. Dali eu saio machucado, manco, desarticulado, por isso fujo de Peniel!
Mas como amo Peniel! Ali minha alma é restaurada, é refeita. Minha vida se enche da presença de Deus. É lugar de batalha e de luta onde ser vencido é ser vencedor. Ali a vida se renova, a ferida da carne se abre e a ferida da alma se fecha. Em Peniel as dores me conduzem à cura. Se Ele me toca sou curado. Se me escondo, evitando o encontro, sou pouco a pouco consumido pelo câncer que se alastra. Me destruo, fico desfigurado, já não sou quem eu era. Mas é ali que Deus toca, com sabedoria de Pai, minha ferida aberta e me faz novo. Renascem a fé, a esperança, o entusiasmo. Por isso amo Peniel, meu Vale de Redenção. Em Peniel vejo Deus face a face, por isso é lugar onde não se pode ir com outros. É lugar de solidão, é lugar de silêncio. É onde me encontro comigo mesmo e com o Senhor. Em Peniel meu representante não será aceito. Ninguém pode ir lá em meu nome. Meus pais, filhos, amigos, pastores não respondem por mim. Em Peniel, declaração de bens também não significa nada. Cursos, diplomas, curriculos, extratos bancários, propriedades, nada vale. Jacó fez passar adiante tudo o que possuía e ficou só. Por isso viu Deus. No encontro face a face com o Senhor somos despojados de tudo o que nos envaidece nesta existência. Porque aos olhos de Deus a soberba e o orgulho são as trevas do espírito, representam a fuga da piedade. Em Peniel nos encontramos sós. Ali estamos nús. Ali somos verdadeiramente quem somos. E Deus nos visita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário