28 janeiro 2011

Não vos conformeis com este mundo

 

Não vos conformeis com este mundo
Pr. Jonas Santana
Rm. 12:1-2 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Rm. 12:1-2 – NTLH - Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
Conformar
- ter a mesma forma que outro
- similar
- moldar-se de acordo com a mente e caráter de alguém
Ou seja, devemos ter e ser uma vida completamente diferente do mundo.
Foi o que Jesus disse em Mt. 5:13-14
- Vós sois o sal da terra
- Vós sois a luz do mundo
V.16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Obras do mundo
Gl. 5:19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Prostituição - imoralidade sexual; adultério, fornicação, homossexualidade, ter relações com pessoa divorciada.
Impureza - proveniente de desejos sexuais, vida devassa, luxúria.
Lascívia - ações indecentes, conduta vergonhosa, sensualidade.
Idolatria - tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus
Feitiçarias - artes mágicas; I Sm. 15:23 = Rebelião = oposição a autoridade ou poder dominante
Inimizades - que detesta e se opõe a outro, hostil.
Porfias - contenda, disputa, discussão; comparada a idolatria – I Sm. 15:23
Emulações - ciúmes, rivalidade invejosa ou contenciosa.
Iras - paixão, raiva, fúria que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez. Ef. 4:26 – irai-vos e não pequeis
Pelejas - ambição egoísta, discórdia.
Dissensões - divisão, briga, divergência.
Heresias - opinião doutrinária contrária à verdade religiosa
Invejas - misto de pena e de raiva; sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem; desejo de possuir aquilo que os outros possuem; ciúme; emulação, cobiça.
Homicídios - tirar a vida de alguém
Bebedices - inclui baderna, farra. Frase de David Wilkerson: "Santos que Bebem um Golinho" - um clamor contra a alarmante disseminação da bebida entre os cristãos
Glutonarias - comer demais
A bíblia diz que quem vive nestas coisas e em semelhantes a estas não herdarão o Reino de Deus. Por isto não podemos nos conformar com este mundo.
I Co. 6:10-12 - Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm: todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
I Co. 5:7-11 - Alimpai-vos pois do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

O que devemos fazer?
1.  Apresentar os nossos corpos como sacrifício
2.  Não nos conformar com a situação
3. Transformar pela renovação do entendimento
 1- Apresentar os nossos corpos como sacrifício:
- Quer dizer que devemos ter o controle da nossa carne, dos nossos desejos, dos nossos pensamentos. Tem haver com renúncia do nosso eu
Lc. 14:33 - Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
Gl. 5:24-25 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
I Jo. 2:15-17 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
2- Não nos conformar com a situação
Cl. 3:1-12 - Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai pois os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.
1- Buscai
2- Pensai
3- Mortificai
4- Despojai-vos
5- Vestistes
6- Revesti-vos
Hb. 12:1-2 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus.
I Pd. 1:14-16 - Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;  Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
I Pd. 2:1-2 - Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo,
3- Transformar pela renovação do entendimento
É entender quem somos em Cristo:
·       Nova Criatura
II Co. 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
·       Sacerdotes
I Pd. 2:9-10 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;  vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
·       Filhos
I Jo. 3:1 - Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

Templo do Espírito
I Co. 6:19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
·       Santos
Ef. 1:4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade;
·       Reis e sacerdotes
Ap. 1:6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai: a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Ap. 5:10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Que Deus abençõe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário