02 janeiro 2011

Jesus venceu a morte!

 
A morte é o maior mistério da vida humana. É o maior dos temores humanos. É o maior enfrentamento que o homem terá em sua existência. Parece que ninguém nunca está preparado para viver a experiência da morte, seja a sua própria ou a dos que lhe são caros.
Entretanto, a Bíblia nos assegura que Jesus venceu a morte. Paulo refere-se à morte como o último inimigo, “Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1 Coríntios 15.26). Ainda, o apóstolo Paulo ironiza a morte, personificando-a em um diálogo, “onde está, ó morte, a tua vitória?” (1 Coríntios 15.55).
Para muitos, a morte é um mistério, um enigma, um terror. Mas para nós que cremos em Cristo, a morte é uma experiência possível de ser vivida e vencida. Em Cristo, o poder da morte morreu. Estamos falando de morte espiritual.
O homem não foi feito para a morte, mas para a vida. Eis aí o motivo da não conformidade do homem com essa experiência. A natureza humana é para a vida. Foi assim que Deus nos fez.
Mas com o pecado, todos nós nos tornamos herdeiros da morte. Decaímos da natureza original e morremos espiritualmente. É por isso que Paulo diz que o primeiro homem, Adão, é herdeiro da morte, pois escolheu pecar, destinando-se à perdição. Os nascidos de Adão morrem espiritualmente (1 Coríntios 15.45-47).
Mas nesse mesmo texto Paulo fala de Cristo, homem. Esse é vida e vivifica. Os nascidos em Cristo, o segundo homem, nascem para a vida, ressurgem da morte para uma nova experiência de vida.
Mas somente em Cristo, somente Ele e nEle. Cristo venceu a morte. Somente os nascidos nEle também vencerão a morte e, como Ele, ressurgirão para a vida.
Se você já nasceu de novo, em Cristo, não tema a morte, pois Jesus já venceu a morte e nos fez, com Ele, herdeiros da vida.
A única possibilidade de o homem vencer a morte é mudando a sua matriz de vida. É uma escolha individual, desejar permanecer na natureza caída de Adão, o primeiro homem, ou nascer de novo em Cristo, escolhendo-O como sua nova matriz de vida.

Medite nos textos abaixo:
“Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (João 3.4-7).
Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.
O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.
Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial (1 Coríntios 15.45-49).
Pr. Hilário Graça

E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
João 14:13-14

Um comentário: