19 janeiro 2011

Familiar ou Íntimo?

 

LEITURA BÍBLICA: 2 Samuel 6:1-15

"Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará  de você." (Tg 4:8)

Para os antigos Israelitas, a Arca, de que lemos hj, era sinal concreto da presença de Deus. Por isso havia regras rigorosas sobre como lidar com ela. Deveria, por exemplo, permanecer num local. Israel, porém, teve uma história muito confusa, e em parte aquelas regras foram negligenciadas. A Arca chegou até a ficar um tempo em mãos de inimigos. Agora estava numa casa particular - já a pelo menos 20 anos(
(1 samuel 7:1) Depois de tanto tempo, é compreensível que mais parecesse fazer parte dos móveis, bastante familiar para Aiô e Usa, filhos do dono da casa, Abinadabe.
Agora, porém, o rei Davi havia instituído as nova capital, Jerusalém e decidiu levar a Arca (lembre-se: a presença de Deus) para um lugar digno naquele lugar central. Tratou então de busca-l com grande festa. Só que... a Arca não deveria ser tratada como um objeto familiar qualquer. Assim, ela sempre deveria ser transportada suspensa em duas varas, carregadas por quatro sacerdotes. Era proibido tocar diretamente nela - quem a tocasse morreria (Nm 4:15). Parece, porém, que tudo isso tinha caido no esquecimento, e assim fizeram tudo errado, com resultado desastroso. Esqueceram-se de que o importante, na verdade, não era a Arca de Deus, mas o Deu da Arca.
Essas experiências de Israel com Deus são uma herança que alimenta a vida espiritual do cristão e - tal como ocorreu com eles, corremos o risco de também encarar Deus como nada mais do que uma peça de mobília familiar sem maior influência em nossa vida - tão habitual que nem é ais notado.
No entanto, Deus quer habitar e nosso íntimo e nos fazer bem com sua presença. Obede-Edom, de quem também lemos hj reflete isso. Vale a pena cultivar a intimidade com Deus e, se vc n for cristão, conhece-la de verdade. _ WO

Familiaridade ou intimidade com Deus: pobreza ou riqueza espiritual.


Fonte: Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário