31 dezembro 2024

Existe um anjo da morte na Bíblia que leva as pessoas à morte?


Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Gostaria de saber mais sobre o anjo da morte que a Bíblia cita. Seria ele algum anjo especial que somente gera a morte na vida das pessoas? Uma outra dúvida que tenho é se esse anjo seria um anjo do mal por levar a morte as pessoas. Ou ele é um anjo de Deus que cumpria a vontade de Deus levando as pessoas à morte? 

Caro leitor, temos algumas menções na Bíblia de anjos levando a morte a pessoas em diversas ocasiões.

Porém, é preciso analisar com cuidado para não tomarmos conclusões precipitadas a respeito desses anjos. Inclusive sobre chamá-los de “anjo da morte”. Vejamos… 

 Existe um anjo da morte na Bíblia?

(1) Na realidade, a Bíblia não menciona que exista um anjo da morte, ou seja, um anjo que traga a morte para todas as pessoas de forma específica, ou seja, um anjo que tenha a única função de tirar a vida de todas as pessoas em algum momento.

Algumas culturas antigas acreditavam que anjos acompanhavam as pessoas em vida (anjo da guarda) e que haviam anjos que acompanhavam as pessoas em sua morte, ou seja, que vinham especificamente para fazer a “passagem” da pessoa para o além vida. 

Existem centenas de lendas a respeito disso. No entanto, todos esses pensamentos não são bíblicos. Explicamos essa questão aqui neste estudo: Cada pessoa tem o seu anjo da guarda?

(2) Na Bíblia, os anjos são servos especiais de Deus e desempenham funções especiais a mando do Senhor. Algumas vezes essas funções são funções abençoadoras para as pessoas:

“Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado” (Êxodo 23:20). 

Mas em alguns momentos os anjos também desempenham funções de aplicação da justiça de Deus em punições:

“Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu” (2 Samuel 24:15-16). 

(3) A Bíblia também cita anjos levando a morte de forma punitiva a inimigos do povo de Israel. Nesse caso, não seria um anjo da morte específico só para levar a morte, mas um anjo mandado por Deus para levar a morte naquele momento específico como forma de cumprimento do julgamento e condenação de Deus àquelas pessoas. 

Temos um caso na Bíblia, por exemplo, do exército assírio, que, de forma ultrajante, zombou do Senhor Deus e foi ferido por um anjo:

“Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres” (2 Reis 19:35).

O anjo da morte tem poder de tirar vidas?

(4) Nossa análise dos textos bíblicos nos mostra que anjos não têm poder em si mesmos de dar ou tirar a vida, antes, somente através do mandado de Deus é que eles cumprem aquilo que o Senhor designar a eles.

Portanto, aqueles anjos que eram designados na Bíblia para tirar a vida de pessoas e que algumas pessoas chamam de anjos da morte, na realidade, são apenas anjos de Deus cumprindo a missão dada a eles naquele momento de tirar vidas ou aplicar severas punições a mando do Senhor que é o dono de todas as vidas e o juiz supremo:

“O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo” (Apocalipse 16:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário