01 maio 2023

Não Perca A Sua Canção

Texto: Salmo 137:1-9
Introdução: Cantar pode ser uma expressão de tristeza. Mas quando encontramos alguém cantando na Escritura é geralmente apontando para momentos de grande alegria. Cantar está também ligado ao nosso culto para com Deus.
O problema em nosso texto foi que o povo do Senhor foi levado para o cativeiro. Como resultado, eles haviam perdido a canção.
Muitos do povo de Deus hoje perderam sua canção. Eles não têm a alegria, a emoção, e a devoção para com Deus que eles deveriam ter.
Na sequência do arrependimento de Davi, ele orou e pediu a Deus para restaurar-lhe a "alegria" da salvação. Não que ele tivesse perdido seu relacionamento com Deus, mas por causa do pecado em sua vida, ele tinha perdido a "alegria" que deve acompanhar um relacionamento correto com Deus.
Para Davi, foi sua desobediência a Deus. Para Israel, foi seu orgulho e rebelião.

I. Não deixe a perseguição tirar sua canção.

João 16:33 “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
A. O Senhor nos lembra que, enquanto estamos neste mundo, teremos tribulação ou provações.
1. Esta é a regra de vida para um crente.
2. Tiago nos lembra que devemos nos alegrar quando nos encontramos no meio de todos os tipos de provações. (Tiago 1:2)
3. Pedro explicou que as provações vêm para aperfeiçoar a nossa fé. (1 Pedro 1:7).
B. Jesus disse: "... tende bom ânimo, eu venci o mundo"
1. Enfrentamos muitas dificuldades e provações nesta vida, mas devemos lembrar ... este mundo é apenas temporário!
2. Se nascemos de novo, nós temos a vitória através de Jesus Cristo!

II. Não deixe a dor tirar sua canção.

A. A dor vem em muitas formas.
1. A dor física e o sofrimento vêm para todos nós em nossa carne.
2. As dores, as aflições e fraquezas são uma parte da nossa existência.
3. Muitas vezes, a dor emocional e o sofrimento que experimentamos pode tirar a nossa música.
B. Deus é o Deus de toda consolação.
1. Dor e tristeza lembra que precisamos ser consolados, e que o conforto vem de Deus.
2. Deus usa a nossa dor para nos preparar para ministrar aos outros.

III. Não deixe as pessoas tirar sua canção

João 16:22 “Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará”
A. Quanto mais eu vivo, mais eu estou convencido da depravação do homem!
1. Depravação = fala da natureza decaída da humanidade.
2. A Bíblia declara que todos pecaram.... Não há justo, nem um sequer!
3. Eu acredito nisso! Quando você vê o que as pessoas fazem umas às outras ... como você pode não entender esta verdade bíblica?
B. As pessoas machucam umas às outras.
C. Até mesmo o povo cristão machuca uns aos outros!
1. Eles mentem e fazem fofocas sobre os outros.
2. Eles falham conosco, nos abandona e nos decepciona!
3. Eles fazem o que nunca imaginamos que eles fariam ... Salmos 27:10 “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá”
4. Deus promete estar conosco quando os outros nos abandonam!
5. A frase "me acolherá" literalmente significa reunir para Si.

Conclusão: A Bíblia nos diz: "Celebrai com júbilo ao Senhor ..." Como é que vamos cantar? Alto e claro! Não deixe que nada nem ninguém tire sua canção!
Talvez você ainda não conhece Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. É Deus quem coloca uma canção em nossos corações, é Deus que nos dá uma razão para cantar! Eu estou falando sobre a canção da redenção. Quando você coloca sua fé e confiança na obra consumada de Cristo no Calvário, Ele vai colocar uma nova canção em seus lábios.

Pr. Aldenir Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário