21 março 2023

Enxergue o futuro III

 


Texto: João 4.1-42

Introdução: Deus tem suas estratégias e cabe a você aproveitar as oportunidades que Ele esta dando a você.

Os Samaritanos, bem como os judeus, sempre pediam e dependiam de sinais para crerem. Comumente pediam sinais a Jesus: os fariseus o tentaram diversas vezes pedindo um sinal do céu.

Assim, temos, hoje, um evangelho já confirmado a respeito de Cristo já vitorioso. O Evangelho que pregamos não carece de milagres para confirmá-lo, pois não pregamos um Evangelho novo, e sim o “velho” e perfeito Evangelho já confirmado pelos sinais opera- dos por Cristo e os Apóstolos. Não estou dizendo com isso que os milagres cessaram, o que digo é que os milagres de hoje não são operados para confirmar a doutrina, mas tão somente para beneficiar os filhos de Deus. Se alguma doutrina carece de confirmação por milagres, essa doutrina não é de Cristo, pois a doutrina de Cristo, o Evangelho, já esta confirmada.

Eu creio que Deus tem buscado ao longo dos tempos homens e mulheres para usar.

Cristo nos constituiu luz do mundo para que o mundo recebesse nossa luz

Ele nos fez sal da terra, para que a terra tivesse sabor a partir de nossa simples presença e interação com ela.

Não é nas igrejas que a nossa luz é mais requisitada, e sim no mundo. Não é em nossos grupos de estudo que o sal é mais necessário, e sim entre os ímpios. Não foi no templo que Jesus alcançou a mulher samaritana e sim a beira do poço. Da mesma sorte, não é no templo que se concretiza o propósito de Deus para nós, e sim nos poços da vida.

Nos poços, volta-se constantemente para buscar água. Outra vez, e outra vez, outra, e outras mais e mais...

A condição de quem busca água junto ao poço é insaciável. Assim está o mundo e, infelizmente, a maio- ria dos que se dizem cristãos. Pois tanto os prazeres mundanos quanto a busca insaciável por sinais e outros caprichos religiosos são engano e engodo.

Jesus quebrou os padrões estabelecidos pela religiosidade: conversou com uma mulher samaritana, jantou na casa de publicanos, permitiu que prostitutas lavassem seus pés, sem se importar com quem, ou o que, murmuravam dele.

Tudo isso porque Jesus veio para os enfermos e não para os sãos. Diante disso eu pergunto: é coerente o corpo de Cristo, hoje, agir diferente do próprio Cristo, seu Mestre?

Para o Mestre, era mais importante e prazeroso falar da salvação aos samaritanos, do que almoçar com seus discípulos, isso porque fazer a vontade do Pai lhe saciava infinitamente mais que a comida terrena. Quando realmente estivermos moldados pelo poder do Espírito Santo, segundo a imagem de Jesus, também agiremos como Cristo e, então, só então, seremos saciados.

Você precisa entender as estratégias

1 - Jesus sempre quebra as regras. V.6 …Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.”

Jesus veio ao mundo no momento da maior sede e esta é a hora em que mais precisamos matar a sede dos nossos corações. (hora sexta = 12:00 = calor = hora das lutas), mas Jesus está presente.

2 - Jesus sempre vai estar de esperando. V.7 - E veio uma mulher de Samaria tirar água;…”

Muitas pessoas tem comparecido às igrejas, sedentas de uma palavra de conforto e de salvação; O Senhor Jesus está assentado junto à fonte e ele tem águas vivas para matar a sede da igreja.

Ele é a fonte das águas vivas.

3 – Jesus sempre me compreende. V.9 …sendo tu Judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana ?…”

A princípio colocamos empecilhos para não ouvir a voz de Jesus. Empecilhos da razão: “sou desta religião a muito tempo“, “todas as igrejas são iguais“,

4 - Jesus é o próprio poço. V.10 …Se tu conheceras o dom de Deus…”

Aquela mulher agora tinha dois poços. Um tem água natural.

O outro tem agua espiritual.

Entenda quando Jesus te pede algo é porque ele já tem.

Sem revelação a Obra de Deus não pode ser compreendida, pois não é algo que se apreende nas enciclopédias ou cursos teológicos. Jesus é o dom gratuito de Deus. Aquela fonte era uma dádiva de Deus provida pelo pai Jacó, mas Jesus era uma dádiva de Deus provida por Ele próprio.

5 - Jesus jorra da água da vida. V.11 “…Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo;…”

– A água daquela fonte era tirada com um cântaro, mas a água da vida não era um vaso qualquer mas o vaso escolhido por Deus.

O poço mais fundo era aquele em que o pecado lançou o homem, que foi a morte, mas Jesus foi o vaso nas mãos do Pai enviado para descer até à profundidade desse poço.

Aquela mulher por alguns minutos pensou que Jesus queria ter um caso com ela.

Aquela mulher era acostumada com homens já tinha tido 6.

6 – Jesus sempre será maior. V.12 És tu maior do que o nosso Pai Jacó…”

Jesus era maior do que todos, pois Ele foi antes de Jacó e José, conforme João 8.58 - “(…) antes que Abraão existisse, eu sou.”

V.15-17: “…Senhor, dá-me dessa água…chama o teu

marido…não tenho marido…” – Se almejamos este projeto salvador, o governo de nossas vidas deve ser de Jesus. Marido, segundo o ensino bíblico, é figura de governo de uma casa, e quando encontramos Jesus temos ciência de que sem ele nossa vida não tem direção.

7 – Jesus sempre acreditou no homem. V.28 - Deixou pois a mulher o seu cântaro, e foi à cidade…”

– Deixando o coração religioso ( pesado ) e recebendo a leveza da salvação pela graça. A cidade fala do campo da nossa evangelização (familiares, local de trabalho, escolas, etc).

O Senhor sempre investiu em um homem em uma mulher.

  • Usou Adão - Para dar nomes a todos os animais. Usou Eva - Para gerar a semente.
  • Usou Noé - Para salvar sua família.
  • Usou Abraão - Para começar uma poderosa nação. Usou Davi - Para derrotar Golias.
  • Usou Gideão - Para libertar Israel. Usou Jefté - Para libertar Israel. Usou Debora - Para libertar Israel.
  • Usou a Samaritana - Para salvar Samaria.

E todos tinha problema, mais ela era a chave para libertar Samaria.

O Senhor esconde a chave onde o diabo nem imagina. Ele não esconde a chave em lugares alto. Diga eu sou essa pessoa a chave para abrir portas.

8 - Jesus é o sétimo homem. V.29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito…”

Pregamos a palavra de Deus para estabelecer o “vinde”, mas todos precisam ter uma experiência individual com Jesus: “vede“, pois Ele já nos conhecia mesmo antes do primeiro encontro com o Salvador. “Vinde” é o convite para a salvação, “vede” é a busca da experiência pessoal com Jesus.

9 – Jesus sempre vira para quebrar o ciclo.

Quebre esse Ciclo de sua vida:

De novo, de novo, de novo, de novo. O sétimo quebra o ciclo.

A Bispo eu não aguento mais quebre o ciclo saia dessa mesmice.

Conclusão: O que você esta esperando...

Bispo José Antônio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário