A grande maioria dos cristãos não tem a mínima ideia de como meditar na palavra de Deus. Porque não entendem a diferença entre ler, meditar e estudar a bíblia.

Portanto, acabam fazendo uma coisa pensando que é outra.

E isso é verdade se você não entende a diferença entre ler, meditar na palavra de Deus e estudar. Acabará cometendo erros até mesmo na interpretação bíblica, ou achando que Deus não fala contigo através da meditação na palavra. Mas, isso ocorre porque você não estava meditando e sim somente lendo ou até estudando a bíblia.

Vamos lá então?

Passo 1 - Ore pedindo a iluminação e entendimento ao Espírito Santo.

Deus revelou aos homens as suas verdades, o Espírito Santo inspirou estes homens para que eles escrevessem. E agora, Deus nos dá a iluminação e o entendimento através do mesmo Espírito que inspirou estes homens a escrever a palavra de Deus.

Então, nós vamos pedir a Deus a iluminação e que Ele abra nosso entendimento, para que possamos compreender e entender as verdades bíblicas e conseguirmos descobrir como meditar na palavra de Deus.

Orar é sempre o primeiro passo que você sempre irá fazer antes de entrar em qualquer coisa que envolva o Reino de Deus e a sua palavra.

Passo 2 - Entender a diferença entre meditação bíblica, leitura e estudo bíblico.

Ler a bíblia: É quando você abre aleatoriamente e lê em qualquer texto ou até mesmo quando você segue uma leitura ordenada. Baseada em somente cumprir uma meta de leitura.

Estudar a bíblia: É quando você pega um texto, capítulo ou até mesmo um livro inteiro e se aprofunda em entender todo o contexto em volta daquilo. Geografia, porque, para quem, quando e em que situação foi escrito aquilo. Você utiliza livros, faz pesquisas, realmente navega naquilo.

Meditação bíblica: É selecionar um texto, ler, reler, analisar e pensar sobre aquele texto trazê-lo para a situação atual a qual você está vivendo e aplicar aquilo em sua vida.

Passo 3 – Separe um bom tempo para que medite na palavra.

Se analise e veja qual o melhor horário que você está com a mente mais fresca, tranquila e atenta. Se você escolher na parte da manhã, tente não fazer muito próximo da hora que você acordou, porque pode começar a te dar sono novamente e atrapalhar que você medite na palavra.

Passo 4 – Procure um texto.

Peça também que Deus te direcione a um texto ao qual ele quer falar contigo! Talvez Deus já tenha colocado este texto em sua mente, antes mesmo de você orar.

Então, vá para este texto! Agora leia ele com calma e releia novamente para meditar na palavra de Deus.

Passo 5 – Tentar entender o sentido do texto.

Procure entender o que Deus está querendo ensinar através daquele texto.

Observe todo o enredo do texto, tente fazer um resumo panorâmico daquele acontecimento. Esse é um passo essencial de como meditar na palavra de Deus.

Por exemplo: Lá em Mateus 8:23-27, podemos observar que o que Deus quer dizer é que devemos ter fé. Por mais que as coisas pareçam desesperadoras, devemos confiar. Por mais que pareça que o nosso barco vai afundar, devemos ter fé que Jesus irá nos socorrer.

Entendeu? Este é um resumo panorâmico do texto. É uma forma mais resumida de entender o que o texto diz. Aplique isso e você já estará na frente de grande parte daqueles que sabem um pouco como meditar na palavra de Deus, muitos pulam este passo que é importantíssimo.

Passo 6 – Aplique o texto da meditação bíblica em sua vida.

Muitos de nós quando vamos fazer uma meditação bíblica, estamos passando por problemas, estamos aflitos, preocupados. E vamos buscar uma solução na palavra de Deus, nós queremos saber o que Deus tem para nos falar. Ou seja, geralmente meditamos esperando receber um alívio, uma paz, uma benção ou realmente ser acalmado por Deus através da palavra.

Então, agora você precisará trazer aquele texto para a sua realidade. Agora você tentará aplicar o sentido do texto na sua vida, isso é uma meditação bíblica. Por exemplo:

Você está passando por uma aflição e este texto está deixando bem claro que o barco onde Jesus está, não afundará, tudo indica que ele irá virar, mas Jesus não vai deixar afundar. Tudo está parecendo na sua vida que não tem solução, mas Deus está dizendo através deste texto que você deve usar a sua fé e confiar no poder e autoridade Dele. Entendeu?

Viu como ficou fácil aplicar agora? Você está pegando o sentido do texto e aplicando para você, isso é meditação bíblica. No sentido original da palavra meditar é: sussurrar, conversar baixinho consigo mesmo ou pensar.

Passo 7– Por um momento fique em silêncio!

Sim, isso vai fazer com que o Espírito Santo fale contigo nesse momento e te ajude, te acalme e te tranquilize. Quando a pessoa está em um momento de agonia interna, de preocupação ou de aflição. Dificilmente ela vai ouvir a Deus. Por isso, agora você deve parar, ficar em silêncio e por um momento ficar refletindo. Não fale com ninguém, não leia. Somente pare diante do texto e fique em silêncio para refletir na palavra de Deus que acabou de ler. Ou seja, quanto mais CALMO você estiver, melhor será!

Passo 8 – Agora “faça perguntas” ao texto.

Quando nós fazemos perguntas ao texto, encontraremos muitas respostas. E aquelas respostas são que o Espírito Santo nos dá, para que assim venhamos receber força, alívio, e esperança quando aprendemos como meditar na palavra de Deus. Uma das perguntas que podemos fazer a este texto que coloquei como exemplo é: Porque chegou a acontecer uma situação tão crítica, mesmo com Jesus estando dentro do barco?

Esses são só exemplos de perguntas para este texto. Mas você deve fazer outros tipos de perguntas, de acordo com seu texto. Assim você poderá buscar em outros textos que possam responder as suas perguntas. Neste caso podemos responder com aquele texto que Jesus nos diz que no mundo teríamos aflições. Ou seja, em um barco onde Jesus está também terá aflições, também terá dificuldades.

Quando terminamos de meditar na palavra, saímos renovados e fortalecidos.

A palavra de Deus trás vida para aquele que a examina. Vida em abendância

Pregadores de Cristo