08 junho 2019

Os Resultados Das Provações da Vida

 
Os Resultados Das Provações da Vida
Texto: Jó 2:7-13

Introdução: As provações de Jó. Estamos familiarizados com as coisas que Jó teve que suportar. Ele sofreu muito para a glória do Senhor e, por milhares de anos, sua vida tem sido um testemunho da fidelidade do Senhor e de sua capacidade desustentar o Seu povo através de qualquer provação. A história de Jó é de um grande encorajamento, pelo menos para mim.

Nesta passagem, veremos o que as provações da vida nos trazem. Vamos observar cuidadosamente quatro dos Resultados Das Provações da Vida.

I. As Provações Desafiarão Sua Fé. V. 9

A. O Contexto. A esposa de Jó vem até ele e tenta levá-lo a amaldiçoar Deus e ir logo morrer com alguma dignidade. Eu sempre fui incomodado pela atitude dessa mulher. No entanto, enquanto pensava em tudo o que ela tinha sofrido, eu comecei a imaginar como ela deve ter se sentido. Afinal, ela acabara de perder seus dez filhos, ela não era mais a "primeira dama do leste". Seu marido, outrora o maior homem do oriente, v. 1, 3, agora ele está sentado em um monte de cinza, raspando seu corpo cheio de tumores com um caco de barro. Não é de admirar que ela esteja um pouco chateada.

B. Jó foi atacado pela primeira vez na área de sua fé. Este é sempre o caminho com as provações. Se ouvirmos o diabo, ele nos dirá que Deus não sabe, não se importa, não entende; e não é capaz de fazer nada sobre a nossa situação.

- Não se surpreenda quando a sua fé for a primeira coisa a ser atacada no meio deuma provação. Apenas lembre-se dos discípulos na tempestade no Mar da Galileia. Jesus estava no barco com eles e ainda assim se desesperaram pela vida. As vezes, até mesmo aquelas coisas que sabemos serem absolutamente verdadeiras parecerão apenas poeira diante de nossas provações.

- Jesus está absolutamente interessado em tudo o que enfrentamos na vida. Ele é rápido em nos dizer isso em 1 Pedro 5:7; Mateus 10:29-31.

C. Quando as provações da vida vierem em sua direção, em vez de ouvir as mentiras do diabo destruidoras de fé, aprenda a repousar nas imutáveis ​​promessas do Senhor Deus. A Palavra de Deus é certa! Portanto, você pode contar com o Senhor para fazer o que Ele prometeu fazer por você em sua vida. Sua fé em Deus nunca é em vão!

II. As Provações Irão Mudar Seu Rosto. V. 12

A. Quando os três amigos de Jó chegaram, eles não reconheceram o velho Jó. Ele parecia tão mal para eles que parecia uma outra pessoa. Parece que as provações da vida de Jó foram suficientes para mudar seu rosto.

B. Suas provações farão o mesmo com você se você permitir. Elas vão roubar sua alegria. Elas vão roubar seu sorriso. Elas vão substituir o olhar deesperança pelas linhas de preocupação. É evidente quando as pessoas estão preocupadas. Muitas vezes, você pode ver a preocupação e a tensão em seus rostos. Esta é apenas a natureza humana, mas acredito que o Senhor tenha uma cura.

C. A razão pela qual as provações podem nosso rosto é simplesmente porque permitimos que elas o façam! Deus deseja que aprendamos a lidar com nossas provações por meio de um modelo bíblico, em vez de permitir que elas nos tratem. Observe o que o Senhor quer que façamos.
  1. Aprender a não se preocupar - Filipenses 4:6-7; Mateus 6:25-33.
  2. Aprender a descansar - Mateus 11:28-30.
  3. Aprender a confiar nos planos do Senhor - Romanos 8:28
  4. Aprender a lembrar Suas promessas - 2 Coríntios 4:17; Romanos 8:18; Filipenses 4:19
  5. Aprender a orar regularmente sobre nossas provações - Colossenses 4:2; 1 Tessalonicenses 5:17 (Salmo 55:22; Salmo 62:8).
  6. Aprender a se alegrar no meio das provações - 1 Tessalonicenses 5:18; Efésios 5:20.
D. Quando as provações da vida te pegar e te espremer, o diabo anseia que você produza suco de limão. Ele quer que você se torne amargo e murmure contra Deus sobre suas provações. Quando a vida lhe espremer, continue servindo fielmente ao Senhor e louvando Seu maravilhoso nome. Se você quer deixar o diabo envergonhado, não há maneira melhor!

III. As Provações Revelarão o Caráter de Seus Amigos

A. Quando os amigos de Jó chegaram, eles não chegaram com nenhuma palavra deencorajamento para o santo sofredor. Na verdade, eles tentaram empurrá-lo mais para baixo em sua miséria. Apenas uma pequena amostra do que eles disseram para ele é a seguinte.

1. Elifaz - Este é o homem da experiência testemunhal. Ele já esteve lá e passou por isso. Não importa o que você passe, esse tipo de pessoa já passou por coisas piores. Conhece alguém assim? (O homem falhará com você, Jesus não - Provérbios 18:24)

A. Ele lisonjeia Jó. 4:3-4 - Diz a ele que bênção ele tem sido, ele realmente lisonjeia o velho Jó. 
B. Ele castiga Jó. 4:5-11 - Ele o acusa de Hipocrisia, v. 5,8; Fraqueza, 5-6; 10-11; Maldade, 7-9.
C. Ele pisa em Jó. 4:12 - 5:27 - Diz que ele é hipócrita, 17; Não aceito por Deus, 5:1; Simplesmente recebendo o que ele merecia, 5:13; Tem uma atitude ruim, 5:17. Em 15.2, Elifaz chega ao ponto de chamar Jó de saco de vento! Quem precisa de um amigo assim?

2. Bildade - Este é o homem da explicação tradicional.

A. Seu ataque. 8:2 - Ele chama Jó de velho saco de vento
B. Seu Apelo. 8:3-22 - Bildade diz que todas essas coisas aconteceram a Jó porque ele era um sujeito mau.

3. Zofar - O homem da estimativa total - Ele olha para a situação e simplesmente diz a Jó que ele precisa se arrepender de seus pecados e se acertar com Deus, então essas coisas não aconteceriam.

4. Eliú - O homem de expressão verdadeira - São necessários 6 grandes capítulos para esse grande falador nos dizer que Deus é grande e justo. Ele nunca faz bem a Jó.

B. Você tem algum amigo como esses homens? De tempos em tempos, todos nós temos aqueles ao nosso redor que parecem fazer tudo para nos manter no lugar onde estamos. Eles sentem que trabalho deles apontar nossos fracassos e nossas deficiências. Deus nos livre de amigos como estes! (A atitude de Jó para com seus amigos - Jó 12:2; 13:4)

C. Meu objetivo em dizer essas coisas tem sido mostrar que os homens falharão com você. Nossos amigos neste mundo não são nada além de pecadores como somos e são propensos ao fracasso, Salmo 146:3. No entanto, Jesus Cristo nunca falhará com aqueles que colocam sua fé nEle - Deuteronômio 31:6-8; Hebreus 13:5; Provérbios 3:5-6. Há um amigo que nunca falhará - Provérbios 18:24

IV. As Provações confirmarão Suas Fundações. 1:20-21; 42:10-17

A. No final, Jó foi restaurado a posição que ocupava anteriormente - Jó 42:10-17. Deus deu tudo de volta.
(Deus restaurou tudo!
  1. Saúde
  2. Finanças
  3. Família
  4. Relacionamento com o cônjuge
B. A vida nunca sai como planejamos, mas nunca surpreende Deus! Ele sabe o caminho que tomamos e quando somos provados, sairemos como ouro, Jó 23:10. Deus sabe como tirar o pior dessa situação e transformá-lo em grande vitória em nossas vidas. Ele pode não devolver tudo como estava, mas você pode contar com o Senhor para se mostrar fiel em seu tempo de provação.

C. Eu acredito que a grande vitória de Jó depende do fato de que ele nunca perdeu Deus de vista, mesmo na provação. Observe suas ações em 1:20-21. Ele era um homem abatido e humilde, mas ainda assim era capaz deexaltar o nome do Senhor e louvar ao Deus do céu. Enquanto você ainda pode adorar, você ainda tem a vitória! (Quer vivamos ou não, a vitória é nossa dequalquer maneira - 1 Coríntios 15:17; Romanos 8:37).

Conclusão: À medida que enfrentou as provações da vida, tenho certeza de que você já viu as coisas serem verdadeiras e repetidas vezes. Eu não sei em que vale você pode estar andando nesta noite, mas eu conheço um Deus que quer ajudá-lo a passar com segurança através dele. Você vai trazer sua necessidade para Jesus esta noite? Você virá diante dEle e entregará tudo? Seja qual for a situação, seja qual for a provação, seja qual for o fardo da necessidade, traga-os ao Senhor agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário