09 fevereiro 2019

Discipulado Ministério da Multiplicação


Texto Mateus 4:9
INTRODUÇÃO:
A palavra “discípulos” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. Os 12 discípulos
seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (Mateus 28:18-20) para que fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos, eram homens comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Entre os 12 estavam pescadores, um coletor de impostos, um revolucionário. Os Evangelhos registram as constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens que seguiam a Jesus Cristo. Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo transformou os discípulos/apóstolos em homens poderosos de Deus que revolucionarão mundo (Atos 17:6).
I-DISCÍPULO OU CRISTÃO:
Existe o cristão que não e convertido este não e discípulo, o fato de se dizer cristão tem se generalizado de tal maneira que nos últimos anos foi classificado pelo IBGE os cristãos não praticantes. O título de cristão e para quem age como Cristo, porem títulos todos gostam e para alguns e ate um status, mas as praticas estão um tanto esquecidas, o discípulo convertido sabe que precisa mudar o rumo de sua vida, e o caminho certo a ser seguido e a verdade e a vida e Jesus João 14:6. O discípulo e aquele que aprende com o mestre, a ser submisso, obediente, a amar e orar pelo próximo constantemente e colocar em pratica seu aprendizado perante seus irmãos.
II-DISCÍPULO GERA DISCÍPULO:
Para fazer um discípulo, primeiro devesse constatar se a multiplicação espiritual e o desejo sincero; se há compromisso constante com a morte do ego; se sé compromete a conduzir novos crentes à maturidade e se tem senso de responsabilidade diante de Deus pelos novos crentes sobre os quais Ele o colocou como supervisor. João 15:16 diz que fomos designados para que produzamos frutos e que nossos frutos permaneçam, nossa missão esta muito alem da conversão, o treinamento prático exige que você permita que o seu discípulo participe de sua vida e ministério e isto se faz delegando responsabilidade e autoridade, porém nunca prematuramente, sempre com clareza, isto e peça para ele falar o que ele entendeu, delegue gradativamente para que possa aprender com os erros e tenha tempo para assimilados, demonstrando sua confiança no discípulo, deixe seu discípulo seguir o seu modelo. O cristão pode pregar e ganhar muitas almas para Jesus, mesmo se ganhar uma pessoa por dia em vinte anos teria 7.300 pessoas evangelizadas, já o discipulado fazendo apenas um discípulo por ano, onde discípulo gera discípulo dobrando a cada ano, em vinte anos teríamos 1.048.578 de discípulos, o que inicial modestamente no final a multiplicação espiritual atinge mais pessoas.
III-COBERTURA ESPIRITUAL DO DISCÍPULO :
O discipulado não pode ser separado da paternidade espiritual e ministerial de seu filho I Co 4:15, I Tm 1:2, Gl 4:19, até que seja bem alimentado e consolidado e só então poderá estar apito para gerar novos discípulos e mesmo assim ele ainda necessitara de uma cobertura, na intercessão e do acompanhamento pessoal da liderança. Cuidados como estes o líder deve ter
para ajudar, inspirar, e incentivar como um irmão mais velho podendo lhe apontar caminhos verdejantes e protegendo-o do caminho das pedras . Cobertura significa proteção e autoridade sendo que quem e protegido também e respeitado pois existe autoridade de quem o discípula, os 12 discípulos se tornaram apóstolos com a retirada pessoal de seu discipulador , autoridade, poder e respeito não lhes faltam.
CONCLUSÃO:
O discipulado e um ministério de multiplicação porque, se dedica tempo, esforço, recursos,
dedica a vida para ser discípulo e discípulador, e quando este conceito e compreendido se torna contagiante, o prazer em ter filhos espirituais, capazes de gerar netos, bisnetos, tataranetos e um legado que o crente convertido leva por toda sua vida e os laços de amizade, companheirismo e comunhão sera eternamente lembrados pelos exemplos praticados e deixados por gerações de seguidores que espelham sua vidas no amor de quem os ensinou a seguir à frente com fé, otimismo, solidariedade em doar de si para o próximo. A pregação de Jesus foi para multidões porem o discipulado foi para apenas 12 pessoas.
Fonte: A Formação de um discípulo, Editora: Vida.
Pr. William Modesto de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário