"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Fp 4.8

Paulo encerrou o conjunto de orientações que constam de Filipenses 4, falando sobre a mente. Nossa mente é onde tudo começa. Praticamente tudo que existe, feito por pessoas, existiu primeiro apenas na mente. Sejam objetos ou atos praticados. Poderíamos dizer que somos o que pensamos. Jesus disse: "Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas." (Lc 11.34) Jesus está falando sobre o modo como vemos e compreendemos, enfim, sobre nossa mente, nossas intenções e predisposições. Paulo disse que os filipenses deveriam governar suas mentes. E nós devemos fazer o mesmo.

Assim como um pedaço de carne apodrecida no estomago contamina todo o corpo, um pensamento ruim seja de que tipo for também nos contamina. Se imaginamos mentiras, se abrigamos o que é vil, se acomodamos o erro, a impureza, os pensamentos de ódio e divisão, se o que pensamos resultaria em má fama para nós, caso alguém soubesse, então estamos permitindo lixo em nossa mente. E como chegam lá? De várias formas: pelo que lemos, ouvimos, cantamos, assistimos ou pelas conversas que temos! Ao nos orientar sobre o que pensar, Paulo está nos falando de nossas fontes: leia, ouça, cante, assista e tenha conversas que alimentem o melhor em sua mente. Veja como há dimensões imensamente práticas em nossa jornada espiritual como cristãos! Devemos ter critérios! Somos livres, mas nem tudo convém a quem conhece a Cristo e escolhe manifestar o Reino de Deus.

DEVOCIONAL IBPC