adeus-de-uma-delonix-regia

Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?  Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim? Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso. Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito. Salmo 13

 

Quando passamos momentos difíceis, como o rei Davi passava ao escrever esse salmo, a angustia é o sentimento mais comum. Alma angustiada é o estágio que nos encontramos quando acuados, humilhados, perseguidos, desanimados. Todos podem se sentir assim em algum momento da vida. A reação de Davi é comum a nós e aponta semelhantes sensações pelas quais passamos.

A sensação de que Deus se esqueceu de nós e que está distante. Parece-se que estamos na luta sozinhos e acuados, pois não há socorro. Sensação de que a angústia se instalou e não passa; que o momento de tribulação prolongou-se e a tempestade está demorando para ir embora. Sentimento de triunfo do inimigo, de vergonha diante daqueles que são causadores da angústia. Até quando eles vencerão? até quando presenciaremos a injustiça permanecer? até quando teremos que nos deparar com o olhar triunfante do inimigo, zombando e comemorando sua vitória sobre nós? Já experimentou o sentimento que surge quando em uma situação de injustiça, o opressor parece olhar para nós e dizer: Venci! você perdeu! Experimentou a dor de ver pessoas comemorando seu fracasso? Davi provou disso. Eu também já experimentei e é muito angustiante.

Em meio a toda essa angústia, aos questionamentos diante da aparente "demora" do socorro de Deus, o espírito de Davi lembrou-se de quem Deus era em sua vida. Lembrou-se que a demora que pensamos existir, na verdade é o tempo certo do Deus que tem o controle sobre todas as coisas. Lembrou-se da confiança que tinha no Deus Altíssimo e o quanto Ele era presente em sua vida, o quanto se alegrava com a presença de Deus. Davi, por um momento, ao começar a se recordar do que Deus representava, percebeu que Deus era sua alegria e, na verdade, queria cantar louvores ao Senhor por tudo que já lhe tinha feito!

Sabe que aprendo com tudo isso? não estou livre das tempestades, muito menos de sentir-me angustiada algumas vezes na vida. Não estou livre de ter que presenciar meu inimigo lançar olhar de triunfo sobre mim. Não estou livre de ver pessoas se alegrando com a minha tristeza ou de comemorar o meu aparente fracasso. Contudo, aprendo que a confiança que tenho em Deus, mesmo quando tudo parece difícil e o seu socorro não é imediato como gostaria, é determinante para o meu estado de espírito. Lembrar dos feitos de Deus em minha vida, de tudo o que Ele me faz diariamente, mudará o meu sentimento "angustiante" trazendo-me alívio à alma. Esse é o socorro de Deus. Louvá-lo em meio à angústia, recordando todos os benefícios que Ele já me trouxe e o que faz diariamente desde o momento em que acordo, fará toda a diferença. A mudança de postura em meio à angústia é o grande segredo. O louvor com o coração triste e angustiado, é o antídoto contra o veneno inimigo.

Está angustiado? lembre-se de quem Deus é, da sua criação, dos seus feitos, da sua bondade e grandiosidade. Confie e comece a louvá-lo. Quando perceber, a angústia terá ido embora.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias .

Disponível na App Store e Google Play