21 julho 2015

O CAJADO


 


II Samuel 23:21

"Matou também um egípcio, homem de temível aspecto; tinha este uma lança na mão, mas Benaia desceu a ele com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança, e com ela o matou".

INTRODUÇÃO

O texto relata-nos sobre um homem chamado Benaia que foi um dos 37 valentes de Davi. Ele lutou com um "homem egípcio, homem de respeito", segundo o texto, indicado que esse egípcio era uma pessoa admirada e respeitada pelos seus.

O egípcio possuía uma lança, com a qual investiu sobre Benaia para o destruir, porém, Benaia defendeu-se com um instrumento aparentememte inadequado, e frágil para uma luta, um cajado. A palavra nos diz que Benaia com seu cajado arrancou a lança da mão do egípcio e o matou com sua própria lança.

O egípcio é tipo daquilo que é gerado pelo mundo, daquilo que agrada a carne e tudo o que é gerado pelo mundo é com competência, velocidade e precisão, levando as pessoas a ter grande admiração.

Ele usou as armas do mundo (lança), que são para matar, destruir a vida do homem, separando-o de Deus para sempre (lança=morte).
Benaia é tipo do servo fiel a Deus, que se opõe ao egípcio, e o faz também com competência, velocidade e precisão, pois, quando lutou contra o egípcio, teve agilidade suficiente para tomar a lança de suas mãos, utilizando um instrumento completamente diferente da lança, e que aparentemente não seria capaz de faze-lo, esse instrumento foi o cajado.

Quem olhasse para os dois lutando, humanamente diria que o egípcio venceria Benaia facilmente, pois a lança é uma arma própria para um combate, o cajado não.

Com o cajado Benaia venceu o que foi gerado pelo mundo, venceu a carne ("a carne não herdará o reino de Deus" – I Cor. 15:50). O que o mundo gera é para a morte e para vence-la só a direção que se obtém através do cajado.

O cajado é a arma do servo desta obra, pois representa o Senhor Jesus e com ele (cajado) derrotamos o egípcio. Com o cajado vencemos o que é gerado pelo mundo. O que o mundo gera é para a morte, mas com cajado em nossas mãos temos a direção para a vida eterna.

CONCLUSÃO

Egípcio – o que é gerado pelo mundo
Lança – arma da carne que leva à morte
Benaia – servo desta obra
Cajado – arma do servo que nos leva a vida eterna, pois simboliza o governo, a direção, o apascentar, o cuidado do Senhor para com nossas vidas. 

Wallace Oliveira Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário