08 maio 2013

Salvação na Cidade Naim



Lucas 7: 11 ao 17

11 "Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão."
12 "Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva, e com ela ia uma grande multidão da cidade."
13 "Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: não chores."
14 "Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te"
15 "O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou a sua mãe."
16 "O medo se apoderou de todos. e glorificavam a Deus, dizendo: um grande profeta, se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo"
17 "E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha."

* Jesus em seu ministério Ele sempre bateu na mesma tecla, que Ele amava o homem e tinha o melhor para o homem, tinha o que o homem procurava, e mais ainda, Ele tinha vida eterna ao lado de Deus; em todo seu ministério podemos observar essa preocupação, em que o homem entendesse que Ele tinha vida, tinha a resposta a solução de todo tipo de ansiedade que o homem pudesse o apresentar. Mas Jesus em seus ensinamentos, Ele sempre mostrava que para Ele operar essas grandes maravilhas era necessário algo, a fé, pois é notório que na maioria dos milagres operados por Jesus, Ele se despedia dizendo que " vai a tua fé te salvou".
* Vemos que essa mulher no texto lido, ela não demonstrava se havia fé ou não, mas interpretamos que não, pois ela estava desacreditada, angustiada, sem esperança, conformada com a morte de seu filho. E essa viúva era de Naim que tem como um de seus significados em que se varia é: tudo bem. Porque vivemos em um momento em que o mundo vive isso, que tudo pode, que não há problemas, que está tudo bem, e o homem tem se deixado levar por modismos, conceitos, estilos de vida em que o tem afastado de Deus e o levado para situações de morte como estava aquela mulher.
* E Jesus ia mas com uma multidão o seguindo, porque a multidão sempre impediu de que o homem chegasse, vesse a Jesus( bartimeu, a mulher do fluxo de sangue, zaqueu), e quando tentavam chegar a Jesus a multidão cospia a esse, e vemos que assim é com o homem hoje quando está para ser abençoado por Jesus, uma multidão de problemas, de impedimentos se levantam tentasdo afastar o homem do encontro com Jesus, mas nada pode impedir esse encontro, porque o encontro de Jesus com o homem é algo já marcado, decretado desde a eternidade,e nada poderá impedir o homem desse momento. E sempre quando Jesus está prestes a abençoar o homem se levanta essa multidão, mas Ele tinha um propósito de abençoar aquela mulher e nada irá pará-lo, porque Ele é um Jesus descrito como Deus forte, mais forte que todos os nossos problemas.
* E Jesus se aproximou da porta daquela cidade pois estavam levando o defunto para fora da cidade, e vemos que o homem de hoje tem vivido a mesma situação, deixando seus sonhos serem enterrados, sem perpesctiva, sem esperança, um homem sofrido diante dos seus problemas soluções, e havia com essa mulher uma multidão que a confortava a fazendo se conformar com aquela situação de morte, mesmo ouvindo de um Jesus que havia ressucitado a Lázaro mesmo depois de 4 dias enterrados, mesmo ouvindo de um Jesus que curava surdos, cegos, coxos, leprosos, e mesmo assim essa mulher se conformou, e hoje ouvimos falar desse mesmo Jesus que operou no passado, tem operado nos dias de hoje, e que operará no futuro mas nos deixamos levar pelos conselhos da multidão do mundo, que nos levam ao comodismo da fé, a esquecermos a dimensão do poder de Jesus, e muitas vezes caímos no mesmo erro dessa viúva, de enterramos nossos problemas que não vemos soluções, enterramos nossos sonhos, nossa esperança, de perder a expectativa que há algo melhor, mas Jesus é o melhor que podemos ter . E Jesus hoje está a porta do coração do homem, e assim como Ele vinha de sentido oposto a aquela viúva, Ele vem de encontro a nossa necessidade, aos nossos problemas, porque Ele quer e tem o poder de mudar a direção da vida do homem, se o homem caminha para a morte Ele apresenta o caminho que é a verdade e a vida, porque esse caminho é Ele mesmo.
* As vezes não percebemos, mas essa mulher tinha ali dois problemas, pois ela era viúva, e só tinha um filho, e esse filho acabara de morrer, e agora ela se vê em uma situação inusitada, que ela estaria só, sem compania, sem o filho e o marido, viviria a margem da sociedade daquela época, e quando vemos o homem de hoje vemos a mesma situação, de um ser humano frágil, simples, pequeno, que vive tanto assombrado pelo medo da solidão, o medo de estar só, de lado na sociedade, e o homem tem se visto  
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário