06 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 12 Uma linguagem só dela


 

Capítulo 12

Uma linguagem só Dela

Quantas vezes você ouviu sua mulher dizer que tinha lhe contado alguma coisa, e você sinceramente não se lembra de ter ouvido? Quantas vezes ela ficou aborrecida com alguma coisa, e você nem tem idéia por quê? Quando você lhe pergunta ela diz: "Ah, deixa pra lá!" e sai? Bem, eu agora vou revelar um grande segredo: as esposas têm uma linguagem só delas. Chama-se pistas. Adoramos falar por pistas e nos frustramos quando nossos maridos não entendem o significado que está por trás daquilo que estamos dizendo.
Você pode perguntar: "O que é essa linguagem de pistas?"
Uma pista é uma maneira que as mulheres encontram para dizer alguma coisa ao seu marido sem necessariamente chegar a dizê-lo. Por que ela o faz? Porque se chegar e disser, poderá arruinar o resultado que deseja. Por exemplo, se a sua mulher lhe disser: "Estou um pouco estressada sobre a quinta-feira. Tenho uma consulta no medico e não consigo encontrar ninguém que fique com a Suzie", você poderia sugerir alguns nomes de pessoas que ela poderia tentar ou até dizer-lhe que marcasse outra consulta. Mas a pista que ela lhe dá é. "Você poderia almoçar mais tarde e ficar com a Suzie enquanto vou ao medico quinta-feira?" O que ela quer saber é, em resumo, se você esta disposto a percorrer esta segunda milha por amor a ela.
Ela usa pistas, porque deseja que a idéia seja sua. Ela lhe da as pistas sobre alguma coisa que você poderia fazer que representaria muito para ela. Se você não entender a pista e não se oferecer para ajudá-la, em sua próxima discussão acalorada ela o lembrará daquela vez em que lhe pediu para ficar com a Suzie e você disse não. Você nem fará idéia do que ela estará falando. Assim se arruína a comunicação e vem outra discussão em que você fica coçando a cabeça imaginando por que as mulheres são tão complicadas.
Ao invés de ficar frustrado, por que não dedicar-se de verdade a tentar entender melhor a sua esposa? Aqui estão três segredos para entender a sua linguagem de pistas:

1.      SEJA PRÓ-ATIVO EM TENTAR DESCOBRIR SUAS NECESSIDADES E DESEJOS

Quer você se dê conta disso ou não, a sua esposa está constantemente falando por pistas. Por exemplo, "Eu queria que alguém esvaziasse a maquina de lavar louça", ou "Oh, seria ótimo nos arrumarmos e irmos a algum restaurante agradável de vez em quando", ou "O que eu mais detesto é ter que abastecer o carro". Seja um estudante da sua esposa e tome nota do que ela diz. Use essas notas para ajudá-lo a decifrar suas pistas. Se você estiver em duvida, pergunte a melhor amiga dela o que sua esposa pode estar querendo que você faça ultimamente; é muito possível que ela saiba.

2.      LEVE ADIANTE ESSE APRENDIZADO – UM DIA DE CADA VEZ – E ENCONTRE AVENTURA E DIVERSÃO

Eu estava conversando sobre as pistas com uma amiga e o seu marido, quando ele fez uma cara perdida. Ele disse que sentia que tentar entender uma mulher era como subir uma montanha onde não há patamares para descanso. Cada vez que pensava que estava finalmente começando a entender sua esposa, chegava ao topo da montanha apenas para descobrir que ainda faltava subir mais uma montanha. Coragem. Deus nos preparou para a aventura e para a emoção do desafio, então siga essa sua esposa com uma nova perspectiva – não como uma montanha impossível, mas como uma emoção. Pense como seria monótono não ter mais nada novo para descobrir sobre essa sua bonita esposa. O seu coração é maravilhosamente selvagem e está esperando que você o conquiste.

3.      NA DÚVIDA, PERGUNTE

Ninguém entende as necessidades e os desejos da sua esposa melhor do que ela, então por que não perguntar? Adote o hábito de perguntar a ela uma vez por semana: "Há algo que eu possa fazer para tornar a sua vida mais doce ou mais fácil esta semana"? Algumas vezes ela dirá que sim e outras que não, mas ficará muito contente por você a considerar a ponto de perguntar.
O Dr. Gary Smalley diz que o segredo de um casamento satisfatório é a "Persistência! Às vezes no meio de um conflito com Norma, eu realmente quero desistir. Mas isso é apenas como eu me sinto. Quase sempre estou cansado, esgotado, sob muita pressão – e conseqüentemente o futuro parece desanimador. É quando confio no conhecimento, e não nos sentimentos. Atuo sobre o que vai fortalecer o nosso relacionamento, e depois de poucos dias vejo os resultados. Na verdade, normalmente me sinto melhor no dia seguinte e sinto um desejo renovado de trabalhar pelo nosso casamento. Então nunca desisto. Continuo me comportando de acordo com o que aprendi na Bíblia sobre os segredos dos relacionamentos duradouros".

MELHORIA PARA O LAR – Ouça as pistas da sua esposa hoje. Escreva-as e tente decifrar o que o coração dela deseja.

PENSAMENTO PARA O DIA – Todo marido precisa saber que não importa o que digamos, todas as esposas realmente desejam algo mais deles. Não o seu tempo mais sim a sua atenção. Não o seu dinheiro, mas sim o seu tesouro... a sua mão, a sua ajuda e o seu coração.
Anônima
_

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário